Buscar

brincadeiras tradicionais aula.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
Associada ao folclore;
Faz parte da mentalidade popular;
Expressa-se pela oralidade;
Possui características de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação, mudança e universalidade;
Criação: geralmente seus criadores são anônimos.
*
*
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
Origem também de romances, poesias, mitos e rituais religiosos.
Ex de brincadeiras: empinar papagaios, bolinha de gude, pedrinhas, amarelinhas;
Há a preservação da sua estrutura inicial, mas também pode sofre alterações.
 Possui a função de perpetuar a cultura infantil; desenvolver formas de convivência social; permitir o prazer de brincar
*
*
JOGOS INFANTINS DO FLAMENCO 
PIETER BRUEGEL CRIADO EM 
1560 COM 84 ATIVIDADES LÚDICAS
*
*
TIPOS CLÁSSICOS DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
Amarelinha
Pique –pega
Esconde-esconde
Bola de gude
Pedrinhas
Bola a parede
Jogo dos espíritos
Pisa
Verdade ou consequência
Yô Yô
Elástico
Como se chama
Jogo do anel
Jogo da Agulha
Gato mia
Barra do Lenço
*
*
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS POR ESTADOS BRASILEIROS
REGIÃO SUL: Tabuleiro de damas e truco
RS: esconde- esconde; lenço atrás; bocha e bolão.
SC: sela; bocha e bolão.
PR: Amareliha; esconde-esconde; lenço atrás, queimada; sela bocha e bolão.
CENTRO-SUL: tabuleiro de damas; dados e copo de couro.
SP: Amarelinha; esconde-esconde; lenço atrás; finca boca de forno;queimada; sela bocha e malha;
MS: Bocha; malha; truco;corrida de cavalos com apostas
*
*
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS POR ESTADOS BRASILEIROS
RJ: amarelinha; chicotinho queimado; malha; esconde- esconde e queimada.
ES: malha e peteca.
MG: bocha; malha e peteca.
GO: peteca e vaquejada.
DF: Amarelinha; boca de forno; lenço a trás; pique bandeira; mãe-da-rua e queimada.
MT:Amarelinha; boca – de forno- queimada e sela.
AC: boca de forno e chicotinho queimado.
AM: Amarelinha; boca – de forno- queimada e lenço atrás.
AP: Queimada e boca – de forno.
PA: boca de forno e corrida de argolinhas.
*
*
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS POR ESTADOS BRASILEIROS
MA: boca de forno- capoeira- boca de forno- corrida de argolinhas.
PI: boca de forno e corrida de argolinhas.
CE: boca de forno e amarelinhas.
RN: boca de forno e queimada.
PB: boca de forno; jogo de pau e esconde e esconde.
PE: boca de forno.
AL: boca de forno; lenço atrás e finca.
SE: boca de forno; amarelinha; capoeira.
BA: boca de forno; chicotinho queimado e capoeira.
*
*
JOGOS DE TABULEIRO
*
*
Uma breve história dos jogos de tabuleiro 
Sua origem parece estar ligada às primeiras cidades de que se tem notícia, há alguns milhares de anos, nas regiões do antigo Egito e da Mesopotâmia (hoje Iraque). Foram encontrados em escavações arqueológicas objetos e desenhos que parecem ser ou fazer referência a jogos de tabuleiro. Há traços de que mais tarde os jogos tenham aparecido em vários lugares do mundo antigo, tais como Índia, China, Japão, Pérsia, África do Norte e Grécia. Depois, os jogos de tabuleiro chegaram até Roma, outros países da Europa e os países árabes. 
 
*
*
Gamão
. 
Provavelmente essa família de jogos teve origem no início das civilzações egípcia e suméria. 
Tabuleiros parecidos com os de hoje foram encontrados em escavações arqueológicas
*
*
Xadrez:
Aparentemente surgiu na Índia. As primeiras referências datam do século VII. 
*
*
Damas:
Surgiu na Europa medieval, sem que se possa precisar local e data. Recebeu elementos do Alquerque e do Xadrez. 
*
*
Ludo (Pachisi):
O jogo surgiu na Índia, possivelmente na mesma época do Xadrez. Era chamado de Pachisi. Foi patenteado como Ludo por um inglês no final do século passado, na forma como o conhecemos hoje. 
*
*
Dominós:
A origem dos dominós parece ser chinesa. Há referências de dominós na Europa a partir do século XVIII, mas deve ter aparecido no continente antes disso. Os dominós são populares num grande número de países. 
  
*
*
ESCONDE - ESCONDE
Esconde-esconde (Brasil) ou escondidas (Portugal) é uma brincadeira na qual enquanto uma pessoa fica com os olhos tapados contando até certo número combinado com os participantes, os demais se escondem.
*
*
Lenço atrás
Lenço atrás, possui variantes quanto a posição dos participantes da roda, assim como o seu estado, vendados ou não, assim como as cantigas. Também é conhecida pelos seguintes nomes: 
Corre-cotia 
Corre-coxia 
Galinha-choca 
Ovo podre 
Ovo-choco 
*
*
Cabra cega
Essa brincadeira possui variações como: gato-cego, gato-mia, cobra-cega, pata-cega. 
Para essa brincadeira são necessárias, no mínimo, 3 pessoas. Um dos participantes deve ser a cabra-cega e ter os olhos vendados com um lenço. É importante definir o espaço onde acontecerá a brincadeira, pois se a área for muito grande, a pessoa que tem a venda nos olhos não vai conseguir achar ninguém. 
*
*
Cabra cega
História
Mesmo sendo hoje uma brincadeira de criança, a Cabra-Cega já era popular entre os romanos no século III a.C. onde era chamada de musca aena. Na Idade Média foi praticada como um passatempo palaciano. Devido à sua popularidade em Portugal e na Espanha, também veio a ser difundida na América.   
*
*
Amarelinha
Origem
A amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil. Percorrer uma trajetória de quadrados riscados no chão de pulo em pulo tinha o nome “pular macaca” quando chegou aqui, com os portugueses, há mais de 500 anos. Hoje, em tempos de jogos eletrônicos, internet e televisão, surpreendentemente a brincadeira simples sobrevive firme e forte nos hábitos de milhões de crianças
*
*
Amarelinha
Sabe como se chama amarelinha em cada região do país? Academia (RN e PB), avião (AL e RJ), boneca (PI), cademia (PE), cancão (MA), macacão (SE), macaco (BA), pula-pula (PB), amarelinha (SP e RJ), maré (RJ e RS), quadrinhos (PB), queimei (SC), sapata (RS), casco (RJ), amarelas (RJ e MG), casa de boneca (CE), céu e inferno (PB e PR), macaca (AC, PA, AP, CE, RS e PI). 
*
*
Sela / Pião
Existem várias maneiras de entretenimento com o pião (pequeno objeto afunilado em formato de pêra, feito de madeira, que tem encravado em sua ponta um prego, ou “ferrão”), e geralmente os tipos de jogos e suas regras mudam de região para região do país. Basicamente os jogos consistem em arremessá-lo ao chão puxando-se uma corda, ou “fieira”, enrolada a seu corpo com o intuito de coloca-lo em rotação e mantendo-o em pé com a ponta metálica para baixo, ou “dormindo”, e fazendo com que o mesmo realize certo tipo de procedimento, de acordo com as regras previamente acordadas entre o grupo de jogadores. 
*
*
Sela / Pião
Objetivo
Através de arremessos do objeto em direção ao solo, sobre uma área delimitada, objetiva-se, através de destreza e habilidade adquirida com a prática, interferir ou anular a ação do adversário. 
*
*
Sela / Pião
Desenha-se no chão um grande círculo, a “cela”, e em seu centro uma rodinha onde são colocados os piões que não conseguem rodar ou que não tenham corrida suficiente para sair do círculo. Quando isso acontece o dono do pião perde sua vez de jogar e seu pião vai para a rodinha central. O primeiro a jogar e o primeiro a ter seu pião como alvo são escolhidos por par ou ímpar ou outro sorteio qualquer. Tendo pião dentro da rodinha a intenção dos jogadores é jogar seus piões lá para fazer com que o “ ferrão “ bata  nos ou no pião que esta lá, quebrando (2), lascando ou mesmo só para retira-lo de lá. Quando um pião é retirado de lá o dono tem novamente o direito de voltar a jogar seu pião na roda (1). Uma outra variação dessa modalidade, consiste em jogar o pião dentro da “cela”, sobre os que lá estão e, com habilidade, puxá-lo para fora. Se o pião ficar, está perdido; se com a batida no chão, qualquer outro pião for retirado lá de dentro, o pião resgatado é ganho (3). 
*
*
Sela / Pião
História
A origem remota do jogo do pião,
segundo d’Allemagne (s.d., p.35), está entre os gregos e romanos. Callimaque Pittacus, que morreu em 579 a.C, já falava de um pião que fazia virar com um chicote. Os romanos conheciam também este jogo, uma vez que Horácio falou dos trochus. Parece que entre os romanos o pião já era o jogo favorito das crianças. Ao invés de trabalhar Pérsio só queria rodar seu pião de madeira. Virgílio, no Livro III, da Eneida, designou o pião quando disse: “Volitans sub verbere turbo.” O folclorista Luiz da Câmara Cascudo descreve a pequena peça como “Pinhão”, brinquedo de madeira piriforme, com ponta de ferro, por onde gira pelo impulso do cordão enrolado na outra extremidade puxado com violência e destreza. (...) O strombos dos gregos e o turbo dos romanos são o mesmo jogo de pião das crianças de hoje, e datam pelo menos da pré-história da civilização (...) pois alguns piões de argila primitivos figuram na coleção de “Schliemann”. (Heinrich Schliemann foi um arqueólogo alemão - 1822/1890 - que adquiriu fama pelas explorações arqueológicas na Grécia, especialmente em Micenas.) 
*
*
QUEIMADA
O jogo Queimada, também é conhecido em outras regiões do Brasil com o nome de Bola Queimada, Cemitério, Mata-soldado, Carimbada, Baleado... e nos Estados Unidos como Dodgeball, pode ser praticado por crianças, adolescentes ou adultos com uma ou várias bolas de vôlei ou borracha em uma quadra retangular dividida em duas áreas e times iguais com o objetivo de queimar o adversário com a bola 
*
*
Bocha
O jogo de bocha é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, que consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou remover as bolas dos seus oponentes. O comprimento da cancha-padrão é 20,5 metros 
*
*
Bocha
A origem da bocha (conforme alguns historiadores) remonta a um jogo praticado no Egito e na antiga Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos - pedras redondas.
*
*
Bolão
JOGO DE BOLÃO é uma modalidade esportiva de origem essencialmente germânica, o qual em seu vernáculo original é denominado Kegeln (a pronúncia correta deste termo é "quêguêln"), este jogo é composto basicamente de uma pista de madeira maciça, bolas de plástico e nove pinos (de plástico ou madeira).
 
*
*
Malha
Jogava-se malha na França, na Itália, em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se no jogo de malha, em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644.
Em Portugal, esse esporte e o arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito.
O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi levado para o Brasil por imigrantes portugueses. Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país.
Há documentos que provam ser a malha um esporte praticado em São Paulo, na rua 25 de Março, desde 1890. Os trabalhadores, terminado o seu dia de trabalho e participavam do jogo de malha como divertimento. Usavam peças rudimentares como pedras, ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Os pinos não tinham o padrão certo, tudo servia. Era considerado um esporte ou divertimento de pessoas humildes.
*
*
Malha
Cada equipa será constituída por dois elementos (parceiros). Para jogar, os parceiros colocam-se cada um junto ao seu meco, de modo a ficarem lado a lado dois adversários. Os dois primeiros jogadores (adversários) a iniciarem cada partida, terão cada um duas malhas que lançarão alternadamente procurando derrubar o meco da outra cabeceira e deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais