Buscar

Gestão de produção

Prévia do material em texto

Gestão de produção
1- Gestão da produção (e operações) é o estudo de técnicas e conceitos aplicáveis à tomada de decisões nas funções de produção (empresas industriais) e operações (empresas de serviços).
2 - Processos são atividades fundamentais que as organizações usam para realizar tarefas e atingir suas metas.
3 – Gestão da produção É o termo usado pelas atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção que administram a produção e a entrega de produtos e serviços. É uma das funções centrais de qualquer negócio.
4 – produção - ato ou efeito de criar, gerar, elaborar, realizar [...] aquilo que é produzido pelo homem, e, especialmente, por seu trabalho associado ao capital e à técnica.
5 – A perda do poder de competitividade das empresas nacionais se deve em grande parte à obsolescência das práticas gerenciais e tecnológicas aplicadas aos seus sistemas produtivos, em especial no processo de transformação e consequente agregação de valor, tendo sua origem atribuída a cinco pontos básicos, que são: Deficiência nas medidas de desempenho; Negligência com considerações tecnológicas; Especialização excessiva das funções de produção sem a devida integração; Perda de foco dos negócios; Resistência e demora em assumir novas posturas produtivas.
6 - Tabela 3 – Elementos relacionados à saída de bens- Tangibilidade (bens tangíveis; serviços intangíveis) Estocabilidade (bens estocáveis; serviços não estocáveis) Transportabilidade (bens transportáveis; serviços não transportáveis) Simultaneidade (bens produzidos antes do consumo; serviços produzidos simultaneamente ao consumo) Contato com o consumidor (bens baixo nível de contato na produção; serviços alto nível de contato na produção do serviço) Qualidade (bens julgarão qualidade com base nos próprios bens; serviços julgarão qualidade pela percepção).
7 - Gianesi (1994) destaca três papéis dos serviços na indústria: Diferencial competitivo; Suporte às atividades de manufatura; Geradores de lucro.
8 - Funções dos sistemas de produção - de maneira geral, essas funções podem ser agrupadas em três áreas básicas: Finanças; Produção; Marketing.
9 - A função de produção consiste em todas as atividades que estão diretamente relacionadas com a produção de bens ou serviços. A essência da função de produção consiste em adicionar valor aos bens ou serviços durante o processo de transformação.
10 - A função de marketing é vender e promover os bens materiais e serviços produzidos, tomando decisões sobre estratégias de publicidade e estimativas de preços destes.
11 - A função de finanças está encarregada de administrar os recursos financeiros da empresa e alocá-los onde forem necessários.
12 - O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos nas tomadas de decisão das empresas.
13 - Há três estratégias genéricas de margem/volume que podem ser empregadas pelas empresas na competição pelo mercado: Na liderança de custos, na diferenciação, na focalização.
14 - O equacionamento dessas estratégias de competição deve ser feito à luz do posicionamento dos concorrentes diretos e indiretos que atuam no mercado, conhecidos como as cinco forças competitivas de Porter: 1. a rivalidade entre as empresas concorrentes; 2. o poder de barganha dos clientes; 3. o poder de barganha dos fornecedores; 4. a ameaça de novos entrantes potenciais; 5. a ameaça de produtos substitutos.
15 - Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão de futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro.
16 - O planejamento estratégico da produção consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período de longo prazo, segundo as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos.
17 – Cadeia de suprimento - corresponde ao conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores os desejarem.
18 - A gestão da cadeia de suprimentos é o planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de satisfazer as necessidades do cliente.
19 - Os componentes estratégicos da cadeia de suprimentos são: Integração, Velocidade, Flexibilidade, Qualidade do serviço, Custo.
20 - Os componentes operacionais da cadeia de suprimentos são definidos como: compras/obtenção, programação da produção, processamento de pedidos, gerenciamento de estoque, transportes e armazenagem.
21 - Demanda é a quantidade de um bem material (ou de consumo) ou serviço que os consumidores pretendem adquirir por um preço em um determinado mercado.
22 - A gestão da demanda é um método unificado de controle e rastreamento de necessidades de compras.
23 - As empresas trabalham com estoques de diferentes tipos que necessitam ser administrados. Visam:
 Garantir a independência entre etapas produtivas; Permitir uma produção constante; Possibilitar o uso de lotes econômicos; Reduzir os lead times produtivos; Como fator de segurança; Para obter vantagens de preço.
24 - Uma gestão de qualidade da cadeia de suprimentos é responsável pela redução de custos, eficiência de processos e geração de valor à empresa.
25 - Controle pelo MRP – Cálculo das Necessidades de Material O MRP é um sistema de controle de inventário e produção que apoia a otimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.
26 - Trade-off - ato de escolher uma coisa em detrimento de outra e muitas vezes é traduzida como perde e ganha -significa sacrificar alguma coisa para obter um bem maior.
25 - As técnicas de previsão podem ser subdivididas em dois grupos: as técnicas qualitativas e as quantitativas. As técnicas qualitativas privilegiam principalmente dados subjetivos, os quais são difíceis de representar numericamente. Já as técnicas quantitativas envolvem a análise numérica dos dados passados, isentando-se de opiniões pessoais ou palpites.
26 - O cartão Kanban de produção é empregado para autorizar a fabricação ou montagem de determinado lote de itens, tendo sua área de atuação restrita ao centro de trabalho que executa a atividade produtiva nos itens.
27 - Já o cartão de requisição, funciona como uma requisição de materiais, autorizando o fluxo de itens entre o centro de trabalho produtor e o centro consumidor de bens.
28 - Inventário é o estoque de produtos que uma empresa fabrica para venda e os componentes ou matérias-primas que compõem o produto. Assim, um inventário compreende o buffer de matérias-primas, peças em processamento (work-inprocess), e produtos acabados. 
29 - Uma cadeia de suprimentos é a rede conectada de indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidas na fabricação e venda de um bem material ou serviço. Uma cadeia de abastecimento começa com a entrega de matéria-prima de um fornecedor para um fabricante e termina com a entrega do produto acabado ou serviço ao consumidor final.
30 - São pontos que vão impactar no sucesso da cadeia de suprimentos: número reduzido de fornecedores; aumento da competitividade; ciclos de vida dos produtos cada vez menores; tecnologia; e risco compartilhado.
31 - Toda cadeia de suprimentos possui, em sua definição, 4 principais motores: Inventário; Transporte; Instalações; Informação.
32 - O lead time é o tempo decorrido entre o início do processo e a sua conclusão.
33 - Métodos de controle de ressuprimento de estoques: por ponto de pedido, por revisões periódicas e pelo MRP.
34 – 7 Perdas a serem evitadas na produção enxuta – perda por superprodução; por fabricação de produtos defeituosos; desperdício dematerial em espera no processo; de transporte; de processamento; em movimentação nas operações; de estoque.
35 - A partir dos materiais disponíveis para estudo e do contexto anterior, cite ao menos quatro pré- requisitos para implantação do sistema Kanban. Estabilidade de projeto de produtos. Estabilidade no programa mestre de produção. Índices de qualidade altos. Fluxos produtivos bem definidos. Lotes pequenos. Equipamentos em perfeito estado de conservação.
36 - Cartões Kanban Gestão visual O que produzir Em que momento Em que quantidade Onde colocar o produzido A sequência de fabricação Operação anterior e posterior.
37 – Tipos de cartão kanban – em processo, de requisição, de fornecedor.
38 - Restrição é qualquer coisa que limita um sistema em conseguir maior desempenho em relação a sua meta.
39 - Tradicionalmente, são usadas três medidas para se avaliar a “saúde” das empresas: o lucro líquido (medida absoluta), o retorno sobre o investimento (medida relativa) e o fluxo de caixa (condição necessária muito importante à sobrevivência da companhia).
40 - Assim, a Teoria das Restrições definiu três novos elementos que não apenas auxiliam nas tomadas de decisões da diretoria da empresa, como também nas decisões operacionais locais. São eles: Ganho (Throughput) Índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas. Inventário (Inventory) Todo o dinheiro que o sistema investe na compra de coisas que pretende vender. Despesa Operacional (Operating Expenses) Todo o dinheiro que o sistema gasta transformando Inventário em Ganho.
42 - A teoria dos jogos é um importante recurso para a análise de cenários onde há dois ou mais participantes com necessidades e objetivos muitas vezes contrários ou conflitantes entre si.
43 – Simulação – Técnica que envolve a construção de um modelo de situação real para posterior experimentação.
44 - Inteligência computacional é uma área da computação e da matemática que consiste em um conjunto de metodologias computacionais baseadas em sistemas encontrados na natureza onde o principal objetivo é a resolução de problemas reais complexos.

Continue navegando