Buscar

Pesquisa operacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pesquisa operacional
1 - o que é Pesquisa Operacional? É um ramo da matemática e está diretamente relacionada à resolução de problemas práticos de otimização, onde é necessário escolher a melhor opção entre diversas existentes.
2 - A Programação Linear é uma parte da Pesquisa Operacional destinada à resolução de problemas de maximização ou de minimização onde a função objetivo e as restrições do problema são lineares.
3 - Na formulação de um problema de Programação Linear é preciso definir principalmente as variáveis do problema, a função objetivo e as restrições. A formulação correta do problema contribui muito para a obtenção da respectiva solução ótima, caso exista.
4 - A pesquisa operacional é uma ciência cujo principal objetivo é a otimização de problemas de caráter prático oriundos das mais diversas áreas do conhecimento.
5 - Uma das principais características da PO é a busca pelo maior lucro possível ou pelo menor custo possível.
6 - O que é uma solução ótima? Podemos dizer que é aquela que melhor serve aos objetivos das pessoas e das organizações.
7 - Um problema de transporte consiste basicamente em determinar as quantidades a serem transportadas de uma ou mais origens para um ou mais destinos de modo que o custo total referente a esse problema seja o menor possível.
8 - O que são as variáveis do problema - incógnitas (elementos) cujos valores são desconhecidos e que queremos saber (encontrar).	
9 - Em nenhuma hipótese, o acréscimo de uma restrição melhora o valor numérico da função objetiva.
10 - Na resolução de um problema de PL, as variáveis definidas como zero são chamadas de variáveis não básicas. 
11 - No método Simplex, a linha da variável de saída é chamada de linha pivô.
12 - Qual o nome da técnica que transforma uma variável não básica em variável básica? Pivoteamento.
13 - O processo de pivoteamento pode ser utilizado posteriormente para o desenvolvimento de qual método? Simplex
14 - Tecnicamente uma solução pode ser considerada viável quando Atende plenamente as condições impostas pelas restrições do problema. 
15 - Um problema pode ser considerado determinístico quando: O comportamento das variáveis é claramente definido. 
16 – Teoria das filas – tem como finalidade trabalhar com situações de congestionamento de sistemas, tempo de espera em filas, entre outros.
17 – Teoria dos grafos – é direcionado para os fluxos máximos, o caminho mais curto, a roteirização de caminhos para veículos, o planejamento e a programação de projetos.
18 - Simulação – atua com modelos representativos, analisando o comportamento de variáveis e abrangendo situações que favorecem a lei do acaso.
19 - Teoria dos jogos – Baseia-se em análise de um cenário e tomada de decisão.
20 – O que são os problemas enfrentados por uma organização – são situações que a organização precisa resolver para dar seguimento aos seus propósitos ou para atingir seus objetivos.
21 – Função objetiva – têm como função maximizar os lucros ou minimizar os custos.
22 – Forma padrão de uma PL – é caracterizada pela padronização com o objetivo de facilitar o entendimento.
23 – Variáveis básicas – são as que compõem a solução ótima do problema.
24 – Variáveis não básicas – são aquelas cujo valore é igual a zero.
25 – Variáveis de folga ou excesso – são aquelas que acrescentamos ao problema, para resolvê-lo pelo método proposto, transformando as desigualdades do tipo menor ou igual em igualdades.
26 – Variáveis artificiais – artificio matemático com a finalidade de obter uma solução básica inicial.
27 – Problema de transporte – consiste basicamente em determinar as quantidades transportadas de uma ou mais origens para um ou mais destinos de modo que o custo total de transporte referente a esse problema seja o menor possível.
28 – Grafo – conjunto de pontos (vértices ou nós) que podem ser ligados ou conectados por meio de linhas (arestas ou arcos).
29 – Sistemas desiquilibrados – quando a quantidade total ofertada é diferente da quantidade total demandada.
30 – Destino fictício – é uma forma de representar matematicamente que haverá sobra em uma ou mais origens.
31 – origem fictícia – haverá demanda maior. Falta em um ou mais destinos.
32 – Problemas de transporte – método do custo mínimo, de vogel e do canto noroeste.
33 – Métodos heurísticos – é um método aproximado, baseado no problema original, que apresenta uma solução satisfatória em um tempo aceitável, mas nem sempre é a solução ótima do problema.
34 – Quais fatores identificam se um sistema está em equilíbrio ou desiquilíbrio – são as quantidades de oferta e demanda, quando a quantidade total ofertada é igual da quantidade total demandada está equilibrado.
35 – por que devemos utilizar modelos matemáticos para solucionar problemas de logística – possibilita encontrar soluções ótimas para problemas que envolvem quantias a serem transportadas para outros destinos, além de otimizar as rotas.
36 – Considerando a teoria dos jogos qual o significado da estratégia dominante para cada um dos participantes – consiste na melhor opção possível para o participante, independente das decisões dos demais participantes.
37 – O que é equilíbrio do jogo – é uma situação na qual todos os participantes adotam a estratégia dominante.
38 – A melhor solução individual sempre representa a melhor solução para todos os envolvidos – nem sempre.
39 – O que é dilema – consiste em uma decisão difícil, na qual é preciso fazer uma escolha entre duas opções muitas vezes distintas ou contraditórias entre si.
40 – O que são parâmetros do problema – são os valores fixos do problema. Normalmente são os valores financeiros dos dados ou das variáveis que se apresentam no problema.
41 – Algoritmo criado por George Dantzig e destinado a resolução de problemas de programação linear – método simplex.
42 - A teoria dos jogos é um importante recurso para a análise de cenários onde há dois ou mais participantes com necessidades e objetivos muitas vezes contrários ou conflitantes entre si.
43 – Simulação – Técnica que envolve a construção de um modelo de situação real para posterior experimentação.
44 - Inteligência computacional é uma área da computação e da matemática que consiste em um conjunto de metodologias computacionais baseadas em sistemas encontrados na natureza onde o principal objetivo é a resolução de problemas reais complexos.
45 - 
 
:

Outros materiais