Buscar

Estácio cpc

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401865629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pedro ingressou com uma ação de cobrança em face da empresa Monsenhor. Diante da dissolução irregular da empresa, o autor requereu a desconsideração da personalidade jurídica com o objetivo de viabilizar a condenação dos sócios ao pagamento da respectiva dívida. O Juiz indeferiu o requerimento de desconsideração da personalidade jurídica e, após a fase instrutória, condenou a empresa ré a pagar o montante devido. Pedro interpôs recurso de apelação contra a sentença condenatória visando reformar tão a decisão que indeferiu a desconsideração da personalidade jurídica. Diante do caso, assinale a opção correta:
		
	 
	Pedro agiu equivocadamente, pois, neste caso, operou-se a preclusão temporal considerando que não foi interposto agravo de instrumento no prazo legal, sendo incabível a impugnação da respectiva decisão interlocutória em sede de apelação.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que cabe ao recorrente optar entre interpor agravo de instrumento contra decisões interlocutórias no prazo legal ou impugnar todas as decisões interlocutórias no recurso de apelação em razão da ausência de preclusão das questões incidentes na Lei nº 13.105/2015.
	
	Pedro agiu equivocadamente, pois somente cabe impugnação de decisões interlocutórias, em preliminar de recurso de apelação, quando o recorrente pretender, também, a reforma do mérito julgado na sentença.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que não há mais preclusão das decisões interlocutórias proferidas ao longo do processo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401865845)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em determinado processo indenizatório movido por José em face de João o juiz julgou procedente em parte para condenar o réu a indenizar no valor de R$30.000,00. O autor se satisfez com a decisão e não recorreu para aumentar a indenização. O réu apresentou recurso de apelação no último dia do prazo. Neste caso o autor poderá:
		
	
	embargos de declaração
	
	agravo interno.
	 
	recurso adesivo.
	
	apelação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401882755)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	 
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
	 
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.
	 
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
	 
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401882768)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da apelação no Novo CPC, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
	
	A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá: I - os nomes e a qualificação das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; IV - o pedido de nova decisão; V - provas a serem usadas pelo recorrente.
	
	Os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, após juízo de admissibilidade.
	
	Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões no prazo de 5 (cinco) dias.
	
	O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias, salvo nos embargos de terceiro, quando o prazo será de 10 (dez) dias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401882760)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes