Buscar

seminario histologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECIDO SANGUÍNEO
JOELMA SOUZA 
LUANA  CoSTA
Vitor santos 
WILLIAM REIS
INTRODUÇÃO
Sintetizado através da medula óssea
Possui consistência líquida, cerca de 5L a 6L 
 Constituído por :
  - Plasma
  - Glóbulos vermelhos 
     Hemácias ou eritrócitos 
  - Glóbulos brancos 
     Leucócitos 
  - Plaquetas
CÉLULAS SANGUÍNEA 
inicia-se na medula óssea vermelha que são encontradas em alguns ossos, com a produção de uma célula denominada de hemocitoblasto ou célula tronco hematopoiética, originando-o as células sanguíneas.
FUNÇÕES 
Transporte de hormônios até o seu local e atuação
Transporte de oxigênio e nutriente as células 
Captura do gás carbônico e excreções celulares
Defesa contra agentes estranhos
CURIOSIDADES
ANEMIA FALCIFORME
É uma doença genética e hereditária, predominante em negros, caracterizado por uma alteração nos glóbulos vermelho(hemácias), que perdem a forma arredondada e elástica adquirindo um aspecto de foice endurendo-a , dificultando a passagem do sangue pelos vasos.
As hemácias falciforme contém o tipo de hemoglobina S, que cristalizam com a falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo sanguíneo.
ANEMIA FALCIFORME
CAUSA
Causado pela mutação genética, o portador da doença possui o gene modificado, transmitido pelo pai e pela mãe. Se for transmitido apenas por um dos pais, o mesmo terá somente um traço falciforme, que poderá transmitir para seus descendentes mais a doença não manifestará.
SINTOMATOLOGIA
SINTOMATOLOGIA
DIAGNÓSTICO 
A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, entretanto a presença de hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho após o nascimento da criança. 
TRATAMENTO
Não há tratamento específico, é uma doença que ainda não se conhece a cura. Os portadores precisam de acompanhamento médico constante para manter a oxigenação adequada dos tecidos e a hidratação, prevenir infecção e controlar as crises de dor. 
REFERÊNCIAS
Histologia. Disponível em: < https://sites.google.com/site/histologiageraleaplicada/tecido-sanguineo >. Acesso em 18 de outubro de 2017.
Fandom Powered by Wikia . Disponível em: < http://pt-br.biologia-celular-uergs.wikia.com/wiki/C%C3%89LULAS_DO_TECIDO_SANGU%C3%8DNEO >. Acesso em 18 de outubro de 2017.
Passei Direto. Disponível em: < https://www.passeidireto.com/disciplina/histologia?type=6&materialid=3479649 > . Acesso em 18 de outubro 2017
Escola Kids. Disponível em: < http://escolakids.uol.com.br/como-o-sangue-e-produzido.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2017.
REFERÊNCIAS
Minha Vida. Disponível em < http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia-falciforme >. Acesso em 18 de outrubro de 2017
Drauzio Varela. Disponível em < https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/anemia-falciforme/ >. Acesso em 18 de outubro de 2017.
OBRIGADO !
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais