Buscar

EDO0543 CONSUL.INTERN.DE RH04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A visão gerencial tem sido aguçada e percebeu que precisa olhar mais para os aspectos mutáveis, conflitantes e intangíveis no ambiente das organizações. Sob o enfoque estratégico para o alcance de resultados satisfatórios, estamos dizendo que esta percepção leva ao entendimento que:
		
	
	
	
	
	Todas as empresas impõem metas organizacionais sempre pensando nos aspectos mutáveis da organização sobre pessoas.
	
	 
	A moderna gestão de pessoas precisa assumir políticas que promovam o envolvimento de cada um e de todos nesse esforço que pede a otimização das competências e a Consultoria Interna de RH é justamente a força impulsionadora desse processo.
	
	
	Para o alcance de resultados não necessariamente precisamos ver as pessoas, mas os dados, fatos, números que compõem a organização.
	
	
	A moderna gestão de pessoas precisa assumir políticas de ¿engessamento¿ e a Consultoria Interna de RH é justamente a força impulsionadora desse processo.
	
	
	Para o sucesso dos resultados é preciso entender somente o clima organizacional.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Os consultores empresariais devem estar voltados para o processo de inovação, pois as empresas estão, cada vez mais, procurando novas soluções para problemas mais complexos. Nesse sentido, assinale quais os fatores básicos necessários para o processo de inovação:
		
	
	
	
	
	senso de oportunidade, comprometimento, flexibilidade, visão curta.
	
	 
	comprometimento, senso de oportunidade, flexibilidade.
	
	
	comprometimento, flexibilidade, visão curta.
	
	 
	senso de oportunidade, qualificação das pessoas, falta de flexibilidade.
	
	
	avaliação objetiva demais, comprometimento, flexibilidade, visão curta.
	
	
	
		3.
		Encontram-se dentre os objetivos da Gestão de Pessoas,exceto:
		
	
	
	
	 
	Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados.
	
	
	Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
	
	
	Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho.
	
	 
	Desenvolver a ênfase na especialização
	
	
	Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Realçam a nova compreensão do valor dos recursos humanos como o mais poderoso diferencial competitivo do arsenal da empresa moderna. Hoje e tido como bem mais valioso o capital humano que o capital patrimonial. Assinale a única alternativa que fundamenta esta afirmativa do enunciado:
		
	
	
	
	
	Na medida em que é muito mais valioso o ativo físico, bens materiais da empresa do que seu corpo funcional, dito capital intelectual.
	
	
	Na medida em que é mais importante é igualmente importante o homem e a máquina, já que é possível a máquina desenvolver aptidões próprias.
	
	 
	Na medida em que é possível ter uma empresa altamente lucrativa sem ter que investir no corpo funcional, diminuindo inclusive as posições de trabalho de forma indiscriminada.
	
	 
	Na medida em que o conhecimento, devidamente elaborado, tende a se ampliar gerando inovações, que redundam em maior eficácia para a empresa.
	
	
	Na medida em que é mais importante o investimento em ações na bolsa de valores do que investir no aprimoramento da equipe funcional.
	
	
	
		5.
		A professora Elizenda Orlickas, muito tem contribuído sobre o tema Consultoria Interna de RH, sempre demonstrando a importância da consultoria para a realização da estratégia da organização empresarial. Ela nos faz refletir sobre o fundamental papel das pessoas, nos processos operacionais e administrativos. Para Orlickas, as pessoas devem ser:
		
	
	
	
	
	Promovidas, mensuradas, informadas e setorizadas.
	
	
	Afastadas, instruídas, orientadas e indicadas.
	
	
	Responsabilizadas, quantificadas, uniformizadas e envolvidas.
	
	 
	Atualizadas, organizadas, estimuladas e integradas.
	
	 
	Atraídas, qualificadas, desenvolvidas e gerenciadas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Segundo Orlickas (2010), o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Desburocratização e Racionalização se caracteriza por:
		
	
	
	
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	 
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	 
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar menor agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	
	
		7.
		Para Peter Block (1991) ¿Consultor é a pessoa em posição de ter alguma influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização, mas que não tem poder direto para produzir mudanças e programas de implementação¿. Este ponto de vista ainda é tido como predominante na área de Consultoria. Pensando nesta definição de Block (1991) no contexto de Recursos Humanos, pode-se dizer que o consultor de RH:
		
	
	
	
	
	exerce mais influência que o nível gerencial.
	
	 
	exerce influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização;
	
	
	é influenciado pelo ambiente de RH;
	
	
	não exerce influência sobre um indivíduo, um grupo ou organização;
	
	 
	produz mudanças e implementa programas;
	
	
	
		8.
		Observamos no conteúdo estudado sobre a visão estratégica da nova área de RH e suas implicações para a implantação da Consultoria Interna de RH. Fica evidente que neste início de século, a economia de mercado segue evoluindo, e as empresas são desafiadas a expandir para assegurar a continuidade nesse contexto.
Com base na exposição realizada, assinale a opção que NÃO atende ao enunciado.
		
	
	
	
	 
	A moderna gestão de pessoas precisa assumir políticas que promovam esse envolvimento de cada um e de todos nesse esforço que pede a otimização das competências. A adoção da consultoria interna de RH na moderna gestão de pessoas é justamente a força impulsionadora desse processo.
	
	
	Trabalhar no intuito de garantir resultados satisfatórios ante os desafios da mudança referida anteriormente reside justamente na qualificação, na conscientização e no comprometimento dos colaboradores com os objetivos e as metas empresariais.
	
	
	Especial atenção deve ser dada à competência dos dirigentes, em geral, e particularmente do responsável pela condução das atividades da função de RH. Os conhecimentos desses dirigentes, cada qual em sua área de especialização, deverão ser sempre atualizados.
	
	
	Aguçar a visão gerencial, tornando-a mais sensível e perspicaz quanto aos aspectos mutáveis e conflitantes do ambiente, é um aspecto prioritário a se considerar em uma organização empresarial. Nesse empenho,torna-se evidente a prevalência da gestão de pessoas, entendidas como a nova riqueza da organização, agora sob o enfoque estratégico.
	
	 
	Inserir normas e políticas de trabalho no cotidiano das organizações, o que orienta os colaboradores a realizar a atividade correta, não sendo a aptidão individual o diferencial necessário e esperado pelas pessoas que trabalham na organização.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Outros materiais