Buscar

HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA THUANY

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PARA A AVALIAÇÃO PRESENCIAL DA DISCIPLINA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA
(RESPOSTAS)
1- Os portugueses enxergavam os índios como homens e mulheres inocentes e que não se importavam de mostrar suas vergonhas e também os viam como homens da natureza (devido a nudez e como se comportavam), que desconheciam a religião e qualquer civilidade. No meu ponto de vista, os portugueses tinham uma visão eurocêntrica, comparando cultura Europeia com a cultura indígena. Mesmo sem conhecerem a cultura do povo indígena, eles julgavam sua cultura sem superior à dos indígenas.
2- A diferença de padrão de beleza dos Tupinambás para os europeus e americanos é que os Tupinambás não se importam com a beleza, o único costume que eles têm é quando criança furarem o beiço e colocarem no buraco um osso pontudo. Já os europeus e americanos se preocupam com a beleza, sendo que ao nascerem, os europeus se preocupam em afinar o nariz e os americanos achatam o nariz.
3- A estratégia do plano de aldeamento era catequizar os indígenas com a cultura do Cristianismo e também garantir a mão-de-obra dos colonos, assim no aldeamento os jesuítas tinham o domínio sobre os índios. Para levar os índios a esses aldeamentos os jesuítas tentavam convencer os indígenas que eles estando próximos aos colonos estariam em segurança, mas mesmo assim muitos índios não aceitavam, assim a maior parte dos descimentos acabavam sendo feitos na base da brutalidade e da violência.
4- O objetivo da SPILTN era prestar assistência aos índios do Brasil e garantir seus territórios e protege-los da exploração. E naquele momento o significado de prestar a referida assistência aos índios era que ao garantir o território que os índios estavam (conforme os governos locais acordavam), faziam com que não deixassem que os civilizados (que a maior parte eram fazendeiros) invadissem as terras indígenas e também os indígenas não invadisses as terras dos civilizados.
5- O Livro de Registro dos Saberes é importante pra a cultura indígena, porque através dele é possível conter conhecimentos do seu povo, toda atividade que desenvolvem dentro da sua cultura, para assim que outras pessoas possam conhecer e respeitar a cultura indígena e também para ela nunca ser esquecida. Dois exemplos de conhecimento que o povo indígena criou é a peneira e cestos e ambos são feitos com palhas com diferentes trançados e são comuns nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Outros materiais