Buscar

FILOSOFIA, ETICA E CIDADANIA THUANY

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PARA A AVALIAÇÃO PRESENCIAL DA DISCIPLINA FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA
(RESPOSTAS)
1- Para ele virtude, quer dizer os hábitos e práticas que temos no nosso dia a dia sendo elas para o bem ou para o mal, sendo perfeita ou imperfeita. A relação de virtude com ética e felicidade que Aristóteles nos passa é que devemos desenvolver nossas virtudes para que o ser humano possa ser ético, procurando e encontrando aquilo que realmente necessita para que possa alcançar seu objetivo que é ser feliz.
2- A ética é a forma que o ser humano se comporta, que ele age e moral é as regras que temos que seguir na sociedade. Exemplo de ética é alguém que está andando e deixa cair a carteira no chão, você pega e vai atrás da pessoa para devolve-la. Isso é uma conduta ética que você teve e achou correto devolver a carteira ao dono. Agora um exemplo de moral é que em nossa sociedade ter apenas 1 esposa (ou marido) é um valor moral estabelecido dentro de nossa sociedade e é aceito por todos.
3- Para o pai ele não via outra opção a não ser roubar a lata de leite, então para ele achou ético sua atitude, mais na sociedade que ele está inserido isso foi um ato imoral, pois roubar é crime e a sociedade não aceita, assim ele não teve um ato moral que é a regra estabelecida pela sociedade e deve ser seguida. Nesse caso ele teve uma ética deontológica, pois não se importou com as consequências de sua ação, apenas que tinha que alimentar seu filho com a lata de leite.
4- A ética teleológica é aquela que só podemos dizer o que é correto, através da consequência de uma ação, assim valorizando toda consequência que da ação produz e não a intenção. Já a ética de deontológica é aquela que valoriza a ação, independente da consequência que ela produz, valorização assim a intenção que a ação teve.
5- Nos dias de hoje ainda lutamos muitos pelos nossos direitos, pois ainda há preconceitos e divisão de classes, mas como cidadãos não temos apenas que lutar pelos nossos direitos, temos que executar nossos deveres para com a nação, além de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a pátria, de preservar a natureza, de fazer cumprir as leis e muito mais. Então realmente as pessoas tem que lutar pelos seus direitos, temos que lutar pelos nossos ideais, ter caráter, moral, tudo que faz de nós seres humanos, pessoas civilizadas e o Estado tem que respeitar o indivíduo, para que essa nação seja respeitada por outras nações, mostra que o estado tem que entender que é do direito privado que se faz o direito público, os dois sempre juntos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes