Buscar

Sísmica de Reflexão atvd estruturada 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sísmica de Reflexão
A sísmica de reflexão é um método indireto de exploração de subsuperfície da Terra. É a principal ferramenta geofísica utilizada na exploração de petróleo e gás por ser capaz de cobrir grandes áreas e ser mais econômico quando comparado a um método direto, como por exemplo, perfuração de poços. Ela permite a melhor descrição das características dos terrenos e das suas geometrias, assim como a possibilidade de explorar a notáveis profundidades utilizando origens energizantes de potência limitada. 
Através de um registro sísmico é possível avaliar parâmetros como espessura de camadas, mergulho, presença de falhas, ocorrências de acumulações rasas de gás biogênico e deslizamentos submarinos.
Análise:
Os principais refletores são escolhidos a partir da continuidade do impulso de onda ou não, ou seja, pela refração e reflexão. A amplitude sísmica fornece informações sobre as alterações nas propriedades da rocha da subsuperficie devido à impedância acústica, onde se extrai a amplitude e a velocidade da onda. Através da amplitude do sinal de retorno é possível classificar diferentes tipos de sedimentos correlacionando a intensidade do eco com a dureza da cobertura sedimentar do fundo do mar.

Outros materiais