Buscar

Civil II caso concreto 3

Prévia do material em texto

Civil II
Resposta caso concreto 3
Resposta questão 01-
a)É um negócio jurídico bilateral, ou seja, um contrato. Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. 
 O contrato é a principal fonte de relações obrigacionais, que são pessoais e patrimoniais. Assim, no contrato firmado por Ana e Roberto há obrigação de dar coisa incerta, que serão indicadas pelo gênero e quantidade – dez sacas de café Catauí.
b) A coisa incerta, indicada pelo gênero e quantidade, antes da escolha, não pode ser declarada como perdida, pelo devedor. Conforme assevera o artigo 246 do Código Civil: antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito. Tal dispositivo é baseado em um princípio denominado “genus nunquam perit” (o gênero nunca perece), onde gênero, em regra, antes da especificação, é ilimitado. Tal princípio garante segurança jurídica ao adimplemento da relação obrigacional, por parte do devedor, uma vez que, antes da escolha – ou seja, da concentração do objeto em coisa certa – este não poderia deixar de cumpri-la pelo simples fato de, ao momento do vencimento, não possuir a coisa em seu domínio.
Por seu caráter indeterminado, a impossibilidade temporária não caracteriza impossibilidade total. As obrigações pecuniárias, por exemplo, são regidas por tal princípio, uma vez que dinheiro, como gênero ilimitado, não se extingue.
No caso de Ana Maria, obrigada a entregar as dez sacas de café continuará obrigada a tal, ainda que em seu poder não possua as referidas dez sacas, ou que parte do total se tenha perdido.
Resposta questão 02-
B ) até a ocorrência da tradição, a coisa pertence ao devedor, com seus melhoramentos, pelos quais poderá exigir aumento no preço.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes