Buscar

Manual de Seguran a PONTE ROLANTE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Reunião Mensal COOPEROESTE.
São Gabriel do Oeste - MS
*
*
*
Segurança no Trabalho.
“Estabelece nos limites de sua competência, normas sobre a aplicação dos preceitos, coordena, orienta, controla e supervisiona a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho.”
*
*
*
Segurança no Trabalho.
MAPA DE RISCO E A LEGISLAÇÃO 
 De acordo com a Portaria nº 25, de 29/12/94 o Mapa de Risco Anexo IV da Norma Regulamentadora NR 5 
OBJETIVO
a) Reunir todas as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.
b) Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção
*
*
*
Segurança do Trabalho.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCO
Conhecer o Processo de Trabalho no Local Analisado 
Os Trabalhadores: número; sexo; idade; treinamentos por profissionais da segurança e saúde ; 
Os instrumentos e materiais utilizados
Ambiente
As atividades exercidas;
*
*
*
Segurança no Trabalho.
Identificar as Medidas Preventivas Existentes e sua eficácia:
Medidas de Proteção Coletiva;
Medidas de Organização do Trabalho;
Medidas de Proteção Individual;
Medidas de Higiene e conforto: banheiros, lavatórios, vestiários, armários, 
Bebedouros, áreas de lazer.
*
*
*
Segurança no Trabalho.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
Os equipamentos de proteção coletiva são aparelhos usados no saneamento do meio-ambiente, para que se neutralize, a ação dos agentes ambientais.
O ambiente de trabalho deverá garantira saúde e segurança do trabalho através de proteções coletivas.
*
*
*
Segurança no Trabalho.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Os dispositivos de proteção individual são equipamentos de uso pessoal, que protegem a integridade física e a saúde dos trabalhadores contra riscos existentes no local de trabalho.
São importantes por que atenuam a ação do agente agressivo contra o trabalhador, porém os riscos continuam a existir. 
*
*
*
P.P.R.A.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
OBJETIVOS: 
Controlar os riscos ambientais existentes no local de trabalho com a adoção de medidas de controle;
Monitorar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais existentes no local de trabalho;
Preservar o meio ambiente.
*
*
*
P.P.R.A.
METAS
 Eliminar ou neutralizar a níveis compatíveis com os limites de tolerância da NR 15 – Atividades e Operações Insalubres (Portaria No 3.214 do Ministério do Trabalho) ou com os limites de tolerância da ACGIH (American Conference of Governamental Industrial Hygienists).
OBRIGATORIEDADE LEGAL
 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais está baseado na Portaria Nº 25, de 29 de dezembro de 1994, a qual dá nova redação à Norma Regulamentadora NR 9, instituída pela Portaria Nº 3.214, de 8 de junho de 1978, Capítulo V do Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
*
*
*
P.P.R.A.
RESPONSABILIDADES 
Conforme a NR 9, são responsabilidades:
Do empregador: estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituição. 
Dos trabalhadores: colaborar e participar na implantação e execução do PPRA, seguindo as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do programa, informando ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar risco à saúde dos trabalhadores.
*
*
*
P.C.M.S.O.
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR Nº 7.
*
*
*
P.C.M.S.O.
		
OBJETIVO
O PCMSO tem por objetivo realizar avaliações clínicas que permitam diagnosticar os agravos à saúde relacionados ao trabalho. 
O PPRA articula-se com o PCMSO de maneira a identificar os riscos que possam originar estes agravos diagnosticados e sugerir medidas para o seu controle ou eliminação.
*
*
*
P.C.M.S.O.
EXAMES MÉDICOS
1) EXAME MÉDICO ADMISSIONAL – O é realizado antes que o trabalhador assuma sua função junto à empresa, subitem 7.4.3.1 da NR -07. Compreendem a avaliação clínica, abrangendo a anamnese ocupacional e exame físico e mental e os exames complementares realizados de acordo com o Levantamento de Riscos Ambientais. Tais exames constituem um processo de avaliação das condições gerais e específicas da saúde do candidato, visando o seu melhor ajustamento às funções para a qual está se candidatando. 
*
*
*
P.C.M.S.O.
2) EXAME MÉDICO PERIÓDICO – Visa estabelecer o diagnóstico precoce das doenças relacionadas ou não com o ambiente e condições de trabalho, conforme o subitem 7.4.3.2. Permitindo assim uma ação terapêutica precoce das patologias evidenciadas.
	O exame médico periódico abrange:
Análise da história clínica e ocupacional;
Análise da história profissional atual;
Exames clínicos;
Exames complementares dirigidos para elucidação de possível comprometimento da saúde, dada a exposição aos riscos ambientais;
Exames complementares para esclarecimento de diagnósticos;
Encaminhamento para especialistas em casos de dificuldades de diagnóstico.
A periodicidade do exame médico é estabelecida de acordo com a exposição aos riscos ambientais obedecendo à norma descrita na NR – 07, tendo como base a data do exame médico admissional. Nas Centrais, os exames periódicos são realizados semestralmente.
*
*
*
P.C.M.S.O.
3) EXAME DEMISSIONAL 
É realizado no período que compreende os quinze dias que antecedem o desligamento definitivo do trabalhador, conforme o subitem 7.4.3.5 da NR – 07.
 
Tem por objetivo avaliar as condições de saúde do trabalhador face aos riscos a que estava exposto durante o tempo que prestou serviço à empresa. Nos casos, de demissão por justa causa, esta somente interrompe os direitos contratuais do trabalhador, mas não interfere nas condições de saúde e segurança. Portanto, caso o trabalhador tenha contraído ou agravado uma doença ocupacional durante o exercício de sua atividade, são tomadas medidas administrativas para o encaminhamento do mesmo à Previdência Social.
*
*
*
Treinamentos.
Participação dos funcionários em palestras motivacionais e dinâmicas de grupo
Treinamentos e aperfeiçoamentos (primeiros socorros, medicina do trabalho, proteção contra incêndios, operacionalização correta de equipamentos, utilização correta dos E.P.I.s).
*
*
*
Ficha de Controle de E.P.I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais