Buscar

apol nota 100 Educação Permanente (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Educação Permanente 
Considere a seguinte citação: 
“É preciso entender a relação entre educação/trabalho tendo em vista a tendência do crescimento urbano-industrial no Brasil e como se dá em outros países de desenvolvimento capitalista mais avançado [...]. Assim, surge a necessidade de se construir um projeto pedagógico capaz de dar conta da linguagem do trabalho industrial das sociedades contemporâneas. Ou seja, deve-se recolocar a questão do mundo do trabalho sob a perspectiva epistemológica, no sentido de que a escola seja um espaço do pensar – saber sobre o trabalho – e não apenas um saber ‘qualificado’ (Lei 5.692/71) ou saber para o trabalho (Lei 7.044/82). Refletir essas questões significa buscar entender como a organização escolar e a organização curricular respondem à dicotomia do mundo do trabalho, posta no interior das práticas pedagógicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n13/n13a06.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as análises da educação no Brasil no âmbito do projeto societário da burguesia, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
	
	A
	Utiliza diferentes mecanismos para reproduzir a escola dual visando uma formação para o mundo do trabalho.
	
	B
	Defende uma escola pública, unitária, gratuita, laica e politécnica.
	
	C
	Prioriza a universalização da educação básica de efetiva qualidade, visando formar o cidadão crítico e reflexivo para o mercado de trabalho.
	
	D
	Não se interessa pela universalização da escola básica, oferece uma educação profissional e tecnológica restrita.
	
	E
	Trata-se de um projeto que considera a necessidade da universalização do ensino médio de qualidade, pautado na concepção da educação 
Questão 2/5 - Educação Permanente 
 Leia o fragmento de texto a seguir:
“A educação como prática de liberdade postula, necessariamente, uma pedagogia do oprimido. Não pedagogia para ele, mas dele. A prática da liberdade só encontrará adequada expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007. p. 7.
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adulto, em relação à concepção de ensinar no contexto da EJA em um modelo andragógico, analise as assertivas que seguem e coloque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Ensinar já não é mais transmitir o conhecimento em sala de aula e sim enriquecer e valorizar os conhecimentos que os estudantes possuem, adequando as metodologias de modo a favorecer a construção coletiva do conhecimento de forma contextualizada.
II.( ) Na alfabetização de adultos utiliza-se a mesma literatura apresentada na primeira infância, por serem livros de fácil entendimento.  
III.( ) O computador é um rico aliado à alfabetização de adultos uma vez que apresenta novas formas de comunicação pautadas no uso das tecnologias.
IV.(  ) O celular pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem e pode acrescentar saberes que os alunos necessitam utilizar em seu cotidiano, como enviar mensagens, e-mails, fotos etc.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	 V – F – V – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – V – V – F  
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – F – F – V
Educação Permanente
Questão 3/5 - Educação Permanente 
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com Canário (1999), seria através da Andragogia, considerada por Knowles como a ‘nova arte da formação’, que se tornaria possível acabar com a forma de educar os adultos como se fossem crianças, deixando de lado o modelo pedagógico, consolidado na forma escolar tradicional. O modelo andragógico surge então associado a uma contradição do modelo pedagógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de Andragogia:
	
	A
	Ciência que se ocupa da aprendizagem de crianças e adultos contemplando estudos sobre as melhores metodologias de se efetivar o ensino para esses sujeitos.
	
	B
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação das crianças no processo de ensino e aprendizagem, unindo os princípios vindos da Pedagogia e valorizando o conteudismo.
	
	C
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação de adultos no processo ensino e aprendizagem, rompendo com padrões vindos da Pedagogia e valorizando a experiência.
	
	D
	Ciência que parte do princípio que o processo de ensino e aprendizagem é único, seja direcionado para adultos ou crianças, focando no conteúdo e na disciplina.
	
	E
	Um modelo de educação que se restringe a compreender como o adulto aprende, desconsiderando sua experiência enquanto sujeito histórico
Questão 4/5 - Educação Permanente 
“No Brasil, o neoliberalismo começa sua penetração no Governo Fernando Collor de Mello através de duas áreas bastante delimitadas: no Estado e na economia [...] A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 aprovada no Congresso Nacional se constituiu em importante tentativa de conciliação das finalidades da educação brasileira. Não obstante à grande mobilização política da sociedade em torno da criação de uma escola pública democrática de qualidade e de acesso amplo e irrestrito ao conhecimento, seu resultado ainda parece incerto e indefinido. Existe uma distância entre a lei e a realidade, que, ao que tudo indica, ainda não foi superada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/21/art16_21.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017. 
Levando em consideração o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica sobre o projeto de nação, no contexto da década de 1990 sob a égide do neoliberalismo e globalização, e sua repercussão no campo da educação, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
	
	A
	Vigorou um governo que adotou a ideologia neoliberal como regime político-econômico, promulgando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação.
	
	B
	Privilegiou-se a pedagogia das competências face as necessidades do mundo de trabalho, que preconizava a empregabilidade e o cidadão crítico e emancipado.
	
	C
	As políticas educacionais da década de 1990 sob o ideário neoliberal promoveu a efetiva universalização da educação básica.
	
	D
	A concepção de educação “omnilateral do ser humano historicamente situado” ganhou espaço  na política de formação profissional.
	
	E
	Os cursos profissionalizantes prezavam por uma base científica, técnica e de cultura humana mais geral preparando-os para o exercício autônomo da cidadania.
Questão 5/5 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Knowles (2005) afirma, ainda, que o comportamento do aprendiz varia de acordo com a aprendizagem e que situações da vida afetam também o estilo andragógico de aprendizagem. Experiências passadas e atuais também ajudam a formatar a aprendizagem, sendo que adultos aprendem mais no contexto da vida real, sendo motivados em aprender para solucionar problemas. Durante anos se refinou o modelo andragógico emergente, o que, em nossa opinião, fortificaram-no. Aprender é um fenômeno complexo que desafia
qualquer modelo”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
Tendo em vista o recorte de texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre as características do aluno da EJA, assinale a alternativa que contempla corretamente essas características:
	
	A
	Possui muita bagagem diversificada e sabe como utilizá-la em sala de aula por possuir conceitos formados, portanto, são sujeitos sempre ativos na posse de competências e habilidades para sua vida em sociedade.
	
	B
	São sujeitos com experiência e que possuem sua própria cultura, por isso, são agentes ativos de sua aprendizagem, não necessitando do material concreto para ampliar sua compreensão acerca de um determinado conteúdo.
	
	C
	Geralmente, o aluno da EJA é autônomo e possui autoestima fortalecida, com ampla capacidade de trabalhar em grupos e se relacionar com seus colegas, adaptando-se a qualquer tipo de aula.
	
	D
	O rendimento e a permanência do aluno da EJA geralmente independem da forma como ocorre o direcionamento das disciplinas e as atividades em sala de aula, pois são autônomos e sempre animados para o estudo sem lugar para o fracasso.  
	
	E
	Necessitam de acompanhamento e direcionamento dos saberes adquiridos por meio de suas diversas experiências ao longo da vida, sobretudo, enriquecendo-os com os conteúdos curriculares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes