Buscar

simulado tanatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403964920)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente do sexo feminino, com 28 anos de idade, casada há 9 anos. Perdeu o filho mais velho, com 7 anos de idade, 6 semanas antes da primeira sessão, sendo a morte decorrente de acidente, "era um filho presente". Possui outra filha com 5 anos de idade. Apresentava bom relacionamento com o cônjuge antes do acidente, mas após o mesmo, relata brigas constantes e distanciamento emocional. Menciona que ele não sente a morte como ela e não consegue entender o que ela está passando¿. Refere distanciamento dos amigos e incapacidade de retornar ao trabalho, sem o qual a família não teria como manter-se. Fisicamente, a paciente relata fortes dores de estômago, náuseas, aperto na garganta¿, ¿dores no peito¿, dor de cabeça, sensação de cabeça vazia e enfraquecimento. Relata também perda de 8 quilos no último mês. Por insistência do marido, nas últimas 2 semanas que precederam o primeiro atendimento, consultou-se com três diferentes médicos, os quais não encontraram qualquer problema de base orgânica que justificasse o desconforto e as referidas dores; o último dos três médicos realizou o encaminhamento para atendimento psicoterápico. A paciente relata, ainda, choro frequente intercalado com o que chama de ¿acessos de raiva nos quais culpa seu marido, a si mesma e a outras pessoas por terem permitido que acontecesse. Não apresenta interesse por qualquer atividade que antes lhe agradava e passa cerca de 9 horas por dia no quarto do filho morto observando seus objetos e vendo fotos antigas. Apresenta, também, como queixa, a incapacidade de concentração em qualquer atividade, o esquecimento das ¿coisas que tinha para fazer¿ e pensamentos frequentes de morte, principalmente com a intenção de rever o filho perdido. Acrescenta que, nesse período em que não está indo trabalhar e tem tido dificuldades para sair de casa, amigos e vizinhos têm ajudado com algumas tarefas, como cuidar da filha mais nova e preparar refeições, apesar de ¿ela não conseguir comer¿. A filha mais nova não foi levada ao velório ou ao enterro e nenhum dos pais havia dito nada a ela sobre o assunto. Em qual frase ocorre o luto simbólico?
		
	
	Perdeu o filho mais velho, com 7 anos de idade
	 
	Ele não sente a morte como ela
	
	A paciente relata, ainda, choro frequente intercalado com o que chama de ¿acessos de raiva¿
	
	Não apresenta interesse por qualquer atividade que antes lhe agradava
	 
	"Era um filho presente"
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403151893)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No Brasil a prática da eutanásia é considerada homicídio. Marque a questão correta.
		
	 
	Está tramitando no Senado Federal, um projeto de lei 125/96, elaborado desde 1995, estabelecendo critérios para a legalização da "morte sem dor". O projeto prevê a possibilidade de que pessoas com sofrimento físico ou psíquico possam solicitar que sejam realizados procedimentos que visem a sua própria morte. A autorização para estes procedimentos será dada por uma junta médica, composta por cinco membros, sendo dois especialistas no problema do solicitante. Caso o paciente esteja impossibilitado de expressar a sua vontade, um familiar ou amigo poderá solicitar à Justiça tal autorização
	
	O projeto de lei é bastante preciso na abordagem de algumas questões fundamentais, tais como o estabelecimento de prazos para que o paciente reflita sobre sua decisão, sobre quem será o médico responsável pela realização do procedimento que irá causar a morte do paciente, entre outros itens.
	
	Eutanásia passiva: (negativa ou indireta). A morte ocorre dentro de uma situação de terminalidade, pela presença de possibilidades terapêuticas. É a omissão de condutas terapêuticas que prolongariam a vida, não se inicia uma ação médica para o prolongamento da vida, como não se utilizar ventilador mecânico, somente promover alívio da dor.
	
	Eutanásia ativa: (positiva e direta, morte piedosa, por misericórdia). Ação que prolonga a vida da pessoa por uso planejado de terapia por drogas que apresentem caráter letal ou desligando ventiladores mecânicos.
	 
	Nenhuma resposta acima está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403156506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O emprego ou abstenção de procedimentos que permitem apressar o óbito de um doente incurável, a fim de livrá-lo dos extremos sofrimentos que o assaltam é a definição de qual conceito?
		
	
	Distanásia
	
	Suicídio
	
	Obstinação terapêutica
	 
	Eutanásia
	
	Ortotanásia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403842469)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O emprego ou abstenção de procedimentos que permite apressar o óbito de um paciente sem possibilidades terapêuticas, a fim de livrá-lo dos extremos sofrimentos que o assolam é denominado de:
		
	
	Ortotánasia
	 
	Eutánasia
	
	distanasia
	
	eutanásia social
	
	Mistánasia
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403901707)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São modalidades de abreviação da vida, segundo Pessini (2001), com excessão de:
		
	 
	Distanásia;
	 
	Entotanásia;
	
	Mistanásia
	
	Eutanásia Passiva.
	
	Eutanásia Ativa;

Outros materiais