Buscar

1 simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: ROSANGELA CAMARGO DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201202043003
	Disciplina: CCJ0067 - DIREITO.PREVIDENCI 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Marque a opção correta quanto a evolução história da Previdência Social no Brasil?
		
	
	
	
	
	Em 1931 o Presidente Luis Inácio Lula da Silva determinou a intervenção nas caixas previdenciárias até então existentes em face de problemas de gestão e efetivação da proteção. Foi determinado um novo modelo previdenciário para o Brasil. O Decreto n.º 20.465/31 veio a lume prevendo um amplo leque de proteção cobrindo os já existentes riscos de invalidez, velhice e morte, bem como obedecendo o outras prestações. No modelo criado em 1931, a gestão passa a ser estatal (autarquias previdenciárias) e a proteção por segmentos profissionais (por categorias profissionais).
	
	
	Em 1945 a Presidente Dilma criou uma lei que extinguiu a Previdência Social no Brasil.
	
	
	Em 2015 foi criado o Sistema Integrado Nacional de Previdência e Assistência Social ¿ SINPAS que não era integrado a Dataprev, INPS, Funabem, Inamps, Ceme, Iapas e LBA.
	
	
	A primeira reforma constitucional do sistema previdenciário brasileiro ocorreu em 1500.
	
	
	Em 1923 a Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo 4.682, de 24 de janeiro de 1923). É considerado o marco inicial da proteção previdenciária no Brasil. Com ela foram criadas as caixas de aposentadoria e pensão. Eram privadas, realizadas pela própria empresa e vinculadas a seus empregados. Previam proteção aos riscos de doença, invalidez, idade e morte.
	
	
		2.
		Considerando o conceito, a organização e os princípios da seguridade social no Brasil, assinale a opção correta:
		
	
	
	
	
	O princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais sempre norteou a seguridade social brasileira, e, desde a criação da previdência social no país, não há discriminação entre trabalhadores urbanos e rurais.
	
	
	Para que o usuário possa usufruir dos serviços públicos de saúde será necessária a contribuição mensal ao SUS.
	
	
	Apesar de ser regida pelo princípio da universalidade da cobertura e do atendimento, a seguridade social só é acessível a brasileiros que residem no país.
	
	
	A assistência social atende os hipossuficientes, por meio da concessão de benefícios, independentemente de contribuição.
	
	
	No Brasil, a seguridade social é caracterizada por uma administração democrática e descentralizada, mediante gestão quadripartite, com participação, nos órgãos colegiados, dos trabalhadores, empregadores, pensionistas e do governo.
	
	
		3.
		Tício, marido de Martha, faleceu em julho de 2004, desempregado. Havia trabalhado como empregado durante 20 anos para a empresa Carro dos Sonhos Ltda, tendo terminado seu contrato de trabalho com a referida empresa em julho de 1999. Em agosto de 2004 Martha formulou requerimento administrativo de pensão por morte em uma agência da previdência social e teve seu pedido indeferido. A correta justificativa para o indeferimento da pensão por morte nesse caso é:
		
	
	
	
	
	Ausência de inscrição de Martha como dependente designada por Tício, antes do seu falecimento.
	
	
	Perda da qualidade de segurado do instituidor da pensão.
	
	
	O fato de que Martha não comprovou a sua dependência econômica de Tício, requisito este indispensável para a qualificação de cônjuge como dependente.
	
	
	O fato de Martha não ser segurada do Regime Geral de Previdência Social.
	
	
	O fato de o período de carência fixado por lei para a concessão de pensão por morte não ter sido cumprido.
	
	
		4.
		João fora casado com Maria, com quem teve três filhos, João Junior, de 22 anos e universitário; Marília, com 18 anos e Renato com 16 anos, na data do óbito de João, ocorrido em dezembro de 2011. João se divorciara de Maria que renunciou ao direito a alimentos para si. Posteriormente, João veio a contrair novas núpcias com Norma, com quem manteve união estável até a data de seu óbito. Norma possui uma filha, Miriam, que mora com a mãe e foi por João sustentada. Nessa situação, são dependentes de João, segundo a legislação previdenciária:
		
	
	
	
	
	Maria, João Junior, Marília, Renato e Norma.
	
	
	João Junior, Maria, Marília, Renato e Norma.
	
	
	Marília, Renato, Miriam e Norma.
	
	
	João Junior, Marília e Renato.
	
	
	João Junior, Marília, Renato, Maria, Norma e Miriam.
	
	
		5.
		Ao se conceder o benefício assistencial da renda vitalícia ao idoso ou ao deficiente sem meios de subsistência estará sendo aplicado, especificamente, o princípio da:
		
	
	
	
	
	eqüidade na forma de participação no custeio.
	
	
	distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
	
	
	diversidade da base de financiamento.
	
	
	universalidade da cobertura.
	
	
	universalidade do atendimento.
	
	
		6.
		Acerca das assertivas abaixo assinale qual foi o marco previdenciário moderno brasileiro;
		
	
	
	
	
	Fundação da Irmandade da Ordem Terceira.
	
	
	Criação dos Institutos de aposentadorias e pensões a contar de 1930.
	
	
	Lei Eloy Chaves ( DL 4.682/23), com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões.
	
	
	Fundação da Santa Casa de Misericórdia.
	
	
	A Revolução Industrial.
	
	
		7.
		Considerando-se que princípio é a base que irá informar e inspirar as normas jurídicas, a Constituição Federal do Brasil elenca um rol de princípios ou objetivos que orientam a organização da seguridade social. A ampla distribuição de benefícios sociais ao maior número de necessitados está consagrada no princípio constitucional:
		
	
	
	
	
	da irredutibilidade do valor dos benefícios.
	
	
	da primazia da realidade social.
	
	
	da seletividade e distributividade na prestação dos serviços e benefícios.
	
	
	do caráter democrático e descentralizado da administração.
	
	
	da segurança jurídica e contributiva.
	
	
		8.
		Acerca da evolução histórica do direito previdenciário brasileiro, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	
	O Decreto Legislativo n.º 4.682/1923, também conhecido como Lei Eloy Chaves, é considerado um marco do direito previdenciário brasileiro, devido ao fato de, por meio dele, ter sido criado o Ministério da Previdência e Assistência Social
	
	
	Ocorreram inúmeras modificações na organização administrativa previdenciária brasileira ao longo de seu desenvolvimento, tais como a transformação do Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural em INPS e, em seguida, mediante a CF, a transformação deste em INSS.
	
	
	O ordenamento jurídico brasileiro coexistiu com inúmeros regimes previdenciários específicos até a edição do Decreto-lei n.º 72/1966, mediante o qual foram unificados os institutos de aposentadorias e centralizada a organização previdenciária no INPS.
	
	
	A Constituição Federal de 1934 é considerada retrocedente quanto à proteção ao trabalhador, haja vista terem sido dela excluídos os benefícios de proteção à maternidade e os provenientes de acidente de trabalho.
	
	
	Ao longo de décadas, o Estado brasileiro deixou de concedeu diversos direitos sociais a seus cidadãos, tendo sido instituídos benefícios previdenciários ao trabalhador apenas com a promulgação daCF.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes