Buscar

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

- Pessoa física: é a pessoa natural, o indivíduo, do nascimento até a morte. 
- Pessoa jurídica: é uma entidade abstrata, não natural, com existência e responsabilidade jurídicas. Como exemplo, podemos citar as associações, empresas, companhias, etc. 
- Receita: é a entrada de recursos financeiros. Para as pessoas físicas, podem ser salários, aluguéis a receber, serviços prestados, etc. 
- Investimentos: são recursos que possibilitam retornos, tais como poupanças, fundos de renda fixa, etc. 
- Financiamentos: são recursos obtidos em instituições financeiras (banco, por exemplo) com destino definido como compra de veículos, imóveis, etc. 
- Consórcios: são grupos que se reunem, sob a administração de terceiros, visando à aquisição de bens. 
- Competência cognitiva é aquela relacionada à capacidade de aprender. Essa capacidade implica: 1) criação de estratégias a partir da organização das informações disponíveis na situação; 2) reorganização de esquemas disponíveis em nosso estoque de conhecimentos; 3) trata-se da capacidade de reconfigurar a mente para adquirir novos conhecimentos com rapidez e eficiência.
- Competência comunicativa é definida a capacidade que o indivíduo possui e que o possibilita emitir e interpretar mensagens e negociar seus significados, interpessoalmente em contextos específicos. Ou seja, a capacidade de comunicar-se com clareza, precisão, empatia.
- Competência didático-pedagógica é aquela relacionada à educação e ao ensino. O sujeito é como um ser ativo na construção do seu conhecimento e, nesse sentido, um erro corrigido pelo próprio aprendiz pode ser mais relevante para a construção do conhecimento do que um acerto.
- Competência intelectual é aquela relacionada à capacidade de raciocinar ou de aprender. Está, portanto, relacionada à aplicação de aptidões mentais. No mundo profissional, por exemplo, é muito comum ingressar em uma empresa e ter de aprender a usar sistemas específicos daquela empresa.
- Competência pragmática tem relação com a competência comunicativa. O conhecimento pragmático e discursivo não é sempre usado de maneira automática, irrefletidamente; alguns atos conversacionais são planejados, outros não; há espontaneidade e também há planejamento. Ou seja, não se trata apenas de troca de mensagens e entendimento do conteúdo, mas a postura, a articulação do que o outro quer ouvir, o entendimento cultural do falante, a atitude etc.  
- Competência relacional é a capacidade de conviver em grupo.
- Competência técnica é o domínio de determinados conhecimentos técnicos relacionado a uma área de conhecimento ou profissão. Esta competência está relacionada ao QI, ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho etc.).
- Compromentimento: Postura de ir além, de pensar em metas e resultados antes de se pensar em benefícios, horário de trabalho. Fazer mais do que a obrigação, vontade de crescer.
- Coerência: Postura de equilíbrio entre as crenças individuais, estratégias e comportamentos pessoais frente às crenças de uma empresa/ organização. 
- Flexibilidade: Postura que se espera do profissional, de se adaptar rapidamente às mudanças impostas por novas funções, novas estruturas organizacionais, mobilidade, etc. 
- Resiliência: Postura de aprender com as adversidades para poder adaptar-se à nova realidade. Consegue lidar bem com pressão e novos problemas profissionais. 
- Terceiro setor: é um tipo de atividade que se diferencia do Estado (primeiro setor) e da iniciativa privada com fins de lucro (segundo setor), pois é, ao mesmo  tempo, de origem privada, mas sem fins de lucro.
- Responsabilidade Social Empresarial (RSE): refere-se a responsabilidade geral das empresas por uma gestão sustentável em termos econômicos, ecológicos e sociais.
- Vale mencionar algumas vantagens relacionadas a atuar no terceiro setor: a) essas entidades atuam em uma ampla gama de atendimento e serviços, demandando profissionais de carreiras variadas; b) os salários costumam ser mais altos que a média do mercado; c) o trabalho voluntário é uma boa forma de contribuição social e, ao mesmo tempo, turbina o currículo de um profissional.
- Empreendedorismo social é um termo que indica um negócio lucrativo que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções para problemas sociais. Inclusão social, geração de renda e qualidade de vida são os objetivos principais dos negócios sociais.
- Administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.
- Faz parte da Administração Direta, os órgãos ligados diretamente ao Estado, que executam funções típicas de Estado. São os Ministérios, as Polícias, os Hospitais públicos, as Escolas públicas, os órgãos de Controle (como o TCU e a CGU) etc. Nem sempre essas funções são exclusivas. Por exemplo, temos hospitais e escolas particulares. Mas mesmo assim é obrigação do Estado oferecer esses serviços gratuitamente. Por isso, que consideramos uma função típica.
- A Administração Indireta, é formada pelas entidades que representam o braço empresarial do Estado. Essas entidades concorrem de igual para igual com o mercado privado. Não são funções típicas, são só setores em que, por questões estratégicas, o Estado resolveu investir. São exemplos no Brasil, a Petrobrás, o BNDES, o Banco do Brasil etc. E se divide em quatro formas de organização: Autarquias; Fundações Públicas; Empresas Públicas; Sociedades de Economia Mista 
- Criatividade é a capacidade de criar, de pensar diferente diante de uma realidade qualquer. A inovação é consequência da criatividade, aliada a outros fatores.
- Em termos gerais, ética é o código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões. Portanto, a ética está relacionada à opção ou desejo de se manter com os outros relações e/ou condutas justas e aceitáveis que consiste em uma reflexão crítica que permita a escolha da melhor forma de agir.
- Para que haja conduta ética, é necessário existir o agente consciente. E as características desse agente são: "Avalia alternativas visando agir em conformidade com valores morais"; "Tem responsabilidades sobre as consequências de sua ações"; "Conhece a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado, a atitude e o vício." 
- Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. 
- Responsabilidade x Moral: para considerar-mos um ato como moral é preciso que o agente possa responder pelo que fez e também pelos resultados ou consequências de sua ação ou inação.
- As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
- Uma Universidade é uma instituição baseada em 3 pilares indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. O status de Universidade permite gozar de autonomia para executar suas finalidades, como criar novos cursos, por exemplo. As universidades devem possuir ao menos 4 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo um deles doutorado.
- Os centros universitários, assim como as universidades, possuem cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e autonomia para criar cursos na sede da instituição. Geralmente são menores que uma Universidade e não possuem exigência de ter programas stricto sensu, por exemplo. 
- As faculdades atuam normalmente em áreas específicas do saber, especializando-se em cursos de gestão, por exemplo,ou de saúde, educação etc. Uma Faculdade não possui autonomia para criar programas de ensino.

Outros materiais