Buscar

TRABALHO GESTAO DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
GESTÃO DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
*
CLIMA ORGANIZACIONAL
Atualmente torna-se cada vez mais necessário à área de Recursos Humanos mensurar suas ações através de procedimentos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações.
*
CLIMA ORGANIZACIONAL
O QUE É ?
Percepção coletiva que as pessoas têm da empresa através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção.
*
CLIMA ORGANIZACIONAL
OBJETIVO
Transformar a área num RH estratégico cuja atuação está alinhada aos planos de negócios.
*
CLIMA ORGANIZACIONAL
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Mapear o ambiente interno;
Atacar focos de problemas;
Melhorar ambiente de trabalho;
Colaboradores com baixo índice de motivação, utilização somente 8% de sua capacidade de produção. Colaboradores motivados este índice pode chegar a 60%.
*
CLIMA ORGANIZACIONAL
QUESTÕES A SEREM CONTEMPLADAS:
O trabalho em si;
Integração Setorial e Interpessoal;
Salário;
Estilo Gerencial;
Comunicação;
Desenvolvimento Profissional;
Processo Decisório;
Benefícios;
Condições Físicas de Trabalho;
Trabalho em Equipe;
Orientação para Resultados;
*
CLIMA ORGANIZACIONAL
BENEFÍCIOS:
O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;
Aumentar a produtividade;
Diminuir índice de rotatividade;
Criar um ambiente de trabalho seguro;
Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
*
CULTURA ORGANIZACIONAL
*
O que é cultura Organizacional
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. 
*
*
Artefatos: São considerados o primeiro nível de uma cultura organizacional, pois são os mais superficiais e perceptíveis. Podemos dizer que os artefatos são as coisas concretas que cada um consegue ver dentro de uma organização, eles são os produtos, serviços e padrões que nos indicam visual e auditivamente como é a cultura organizacional da empresa. Os símbolos, heróis, rituais, histórias e cerimônias são exemplos de artefatos. 
Valores compartilhados: Os valores compartilhados são considerados o segundo nível da cultura de uma empresa. São os valores importantes para as pessoas que fazem parte da organização e que se tornam relevantes ao ponto de definir a razão pela qual os colaboradores fazem o que fazem (a atividade em si). É importante ressaltar que em diversas culturas organizacionais, os valores podem vir definidos desde os fundadores do negócio.
Pressupostos: São considerados o terceiro nível de uma cultura organizacional. Eles são as pressuposições, sentimentos e crenças inconscientes das quais os colaboradores da empresa acreditam. A cultura de uma empresa consegue "prescrever" o modo como as atividades são realizadas, principalmente, por meio de pressuposições não escritas ou formalizadas. Os artefatos, valores compartilhados e pressupostos constituem os principais níveis (elementos) de uma cultura organizacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes