Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
TRABALHO SEMINARIO 7 PERIODO(2)

Pré-visualização | Página 1 de 1

PRINCIPAIS TÓPICOS DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
Edelma Joaquina Silva
Fernanda Lemes de Abreu Lopes
Tatiana de Assis Batista Cassiano
Viviane Brito Soares Guindanha
Yasmine Baptista Bittencourt
	 Diferentes aspectos do conhecimento
	O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, o conhecimento vem nas relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico (senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
	Em 1549, chegam ao Brasil os padres jesuítas, com eles tem-se o início da história da educação em nosso país; durante dois séculos - XVI e XVII - eles foram praticamente os nossos únicos educadores. Durante os 210 anos em que permaneceram no Brasil.
	BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
	Ao final de três séculos de colonização portuguesa com a expulsão da Companhia de Jesus dá início a um processo de laicização da instrução com o envio dos professores régios.
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
A partir do século XVIII era preciso uma autorização do Estado para lecionar. Essa autorização é adquirida através de um exame requerido pelas pessoas que tivessem acima de 30 anos, possuíssem um comportamento moral e conhecessem o que deveriam ensinar, delineando assim, um perfil de professor para lecionar. Já no ensino de primeiras letras,
Precisavam ter alguns conhecimentos básicos, como ler, escrever e contar . Assim, a primeira instituição de preparação de professores no Brasil foi instalada a partir de 1820, baseado num ensino mútuo através do método Lancaster
	BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
	
	Somente no século XIX, com a experiência da co-educação, num momento em que o número de mulheres superava o de homens, vamos ter um currículo unificado
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
	
	A partir de 1930, o país passa por profundas transformações político-econômicas e sociais. Com a crise internacional da economia, a sociedade que se pautava no modelo agrário-rural urbaniza-se e industrializa-se, ocorre a aceleração do capitalismo industrial e a introdução de novas formas de produção, gerando cada vez mais a necessidade de os operários terem um mínimo de instrução para operar as máquinas. 
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº4024, de 20/12/1961 - não trouxe soluções inovadores para o ensino normal, conservando as grandes linhas da organização anterior, seja em termos de duração dos estudos ou de divisão em ciclos. 
A partir de 1970, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, Lei nº 5692/91, o Curso de Magistério transformou-se em Habilitação Específica para o Magistério, em nível de segundo grau. Essa mudança extinguiu a formação de professores regentes, descaracterizando a estrutura anterior do curso
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
Ao estar previstos na Carta Magna o atendimento às crianças de 0 a 6 anos e seu reconhecimento como sujeitos de direitos, isto passou a requerer novas regulamentações, o que culminou na promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990 e na atual LDB, Lei nº 9394/96. 
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
Já no século XXI, observamos que na construção do saber a tecnologia passa a dominar os espaços locais e temporais
Devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social. A formação do professor abrange o profissional, pois a docência vai mais além do que somente dar aulas, constituiu fundamentalmente a sua atuação profissional na prática social. A formação dos educadores não se baseia apenas na racionalidade técnica , como apenas executores de decisões alheias, mas , cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar. 
Definição de Métodos de ensino
Os métodos são determinados pela relação objetivo- conteúdo, e referem-se aos meios para alcançar objetivos gerais e específicos do ensino , ou seja, ao “como” do processo de ensino, englobando as ações a serem realizadas pelo professor e pelos alunos para atingir os objetivos e conteúdos. Temos assim as características dos métodos de ensino: estão orientados para os objetivos, implicam uma sucessão planejada e sistematizada de ações, tanto do professor quanto dos alunos, requerem a utilização de meios ( recursos didáticos)
ESCOLA ANTIGA X ESCOLA ATUAL