Buscar

Avaliando o Aprendizado - Aula 10

Prévia do material em texto

AULA 10 – DIREITOS HUMANOS
(AVALIANDO O APRENDIZADO)
		1.
		O sistema interamericano de proteção dos direitos humanos tem como fundamento:
		
	
	
	
	
	Convenções Internacionais contra o genocídio, a tortura, a discriminação racial e a discriminação contra as mulheres
	
	
	Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos de 1966
	
	
	Carta Africana dos direitos do homem e dos povos de 1981
	
	
	Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966
	
	 
	a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969), conhecida como Pacto de San José.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O sistema normativo global de proteção dos direitos humanos de alcance específico, realça o processo da especificação do sujeito de direito, no qual o sujeito passa a ser visto em sua especificidade e concreticidade. É o momento em que passa a ser sujeito de Direito Internacional. Dentre os tratados abaixo, qual(is) fazem parte desse sistema especial de proteção?
		
	
	
	
	
	O Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos adotado em 16 de dezembro de 1966.
	
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.
	
	
	A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969.
	
	
	Os Pactos Internacionais de Direitos Civis e Políticos e de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, ambos de 1966.
	
	 
	As Convenções Internacionais contra o genocídio, a tortura, a discriminação racial, a discriminação contra as mulheres, a violação dos direitos das crianças.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada em Paris, em 10 de dezembro de 1948:
		
	
	
	
	
	é fundamentada na proteção aos seres humanos que compõem os povos apenas dos países signatários da Carta das Nações Unidas.
	
	
	aborda o relativismo e historicismo dos direitos humanos.
	
	 
	em o mérito de colocar, em caráter definitivo, o tema dos direitos humanos no rol dos grandes temas globais e de dar início ao desenvolvimento do chamado direito internacional dos direitos humanos
	
	
	é baseada no fundamentalismo cultural, religioso ou econômico.
	
	
	expressa a necessária distinção entre gêneros e classe social para se compreender o real sentido dos direitos humanos.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A questão referente ao nível hierárquico em que os tratados e convenções internacionais sobre Direitos Humanos são recepcionados pelo ordenamento jurídico interno, tem muita importância, pois é o que vai determinar qual norma deve prevalecer na hipótese de conflito entre tratado e lei ordinária ou entre tratado e a Constituição Federal. Com relação ao tema, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	
	O propósito da Constituição Federal não é outro que o de somente assegurar a aplicabilidade direta pelo Poder Judiciário nacional da norma internacional independente do seu conteúdo.
	
	 
	No Brasil os direitos e garantias expressos na Constituição Federal de 1988 não excluem outros decorrentes dos tratados internacionais em que o Brasil é Parte. Por meio desta ótica constitucional, os direitos consagrados em tratados de direitos humanos em que o Brasil seja Parte incorporam-se ipso jure ao elenco dos direitos constitucionalmente consagrados.
	
	
	os princípios sobre Direitos Humanos elencados em diversos Tratados internacionais sobre direitos humanos nos quais o Brasil é parte, como o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (ONU ¿ 1966), não estão em vigor entre nós, pelo fato de serem anteriores à Constituição de 1988, não se ajustando à interpretação dada ao §2º do seu art. 5º, da CF/88.
	
	
	No Brasil todo e qualquer tratado de direitos humanos terá status de norma infraconstitucional, posição consolidada na nossa prática judiciária.
	
	
	Todo e qualquer tratado e convenção internacional que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A Declaração Universal de Direitos Humanos
		
	
	
	
	
	foi declarada no curso da 1.ª Guerra Mundial pela Inglaterra, França e Estados Unidos da América
	
	
	foi uma iniciativa apenas dos Estados europeus após a 2ª. Guerra Mundial.
	
	
	foi adotada após a 1.ª Guerra Mundial pela Sociedade das Nações Unidas.
	
	
	foi adotada após a 2.ª Guerra Mundial pela Sociedade das Nações.
	
	 
	foi adotada após a 2.ª Guerra Mundial pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, de 1966 positivou efetivamente um catálogo de diretos civis e políticos muito mais extenso que o rol jusfundamental da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Fazem parte deste rol:
		
	
	
	
	 
	O direito à vida; pena de morte apenas nos casos mais graves e a previsão de que o condenado a esta pena possa requerer indulto ou comutação da pena.
	
	
	Possibilidade de aplicar a pena de morte para qualquer caso, segundo o direito interno de cada Estado.
	
	
	Proibição da escravidão, não se aplicando ao tráfico de escravos.
	
	
	A proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais.
	
	
	Proibição de penas ou tratamentos cruéis, à exceção da tortura que pode ser aplicada caso necessária para desvendar um crime.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Em relação ao sistema de proteção universal dos direitos humanos, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	O Direito Internacional dos Direitos Humanos busca tornar os direitos humanos um tema apenas regional.
	
	
	A antiga Liga das Nações, que antecedeu a ONU, aceitou os 14 pontos de Woodrow Wilson e sua concepção idealista de cooperação internacional.
	
	 
	Visa proteger o indivíduo contra seu próprio Estado e ganhou visibilidade a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação da ONU.
	
	
	Antes da Segunda Guerra Mundial a África já possuía um sistema de proteção de direitos humanos.
	
	
	Antes da Segunda Guerra Mundial já existia o Pacto dos direitos sociais, econômicos e trabalhistas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do ¿Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira¿ e pelo consequente processo de desapropriação do local de moradia das populações tradicionais. Os quilombolas procuram o Governo Federal, que se recusa em conferir os títulos de propriedade definitiva para a comunidade. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	Como o caso em tela versa sobre o direito do Estado sobre o seu território, é necessário que os Quilombos tenham representação legalmente reconhecida na Organização dos Estados Americanos, podendo, assim, apresentar a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos contra a União.
	
	 
	Como a questão versa, também, sobre a proteção da família, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira poderá protocolar, diretamente por seus indivíduos ou representada por uma entidade não-governamental que seja reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização dos Estados Americanos, a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-parteà Comissão Interamericana de Direitos Humanos;
	
	
	Como o caso versa sobre discriminação racial, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira deverá estar representada por uma entidade não-governamental que seja reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização dos Estados Americanos, e que inclua em suas finalidades institucionais o combate ao racismo, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-parte;
	
	
	Como a questão versa sobre propriedade privada, questão não abordada pelo Pacto de São José da Costa Rica, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos;
	
	
	Como o caso em tela versa sobre o direito do Estado sobre o seu território, a Soberania do Estado prevalece, e a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes