Buscar

Avaliando o Aprendizado - 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicopatologia I
(Avaliando o Aprendizado 02)
	 1a Questão (Ref.: 201504176359)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir de nossos estudos do diagnóstico pluridimensional, assinale as afirmações verdadeiras: 1) O diagnóstico pluridimensional avalia a existência de transtornos físicos e mentais, entre outras dimensões. 2) A avaliação de deficiências cognitivas é objeto de avaliações psicopedagógicas e não de diagnóstico psicopatológico. 3) Quanto mais graves forem os agentes estressores psicossociais, presentes durante o surgimento do transtorno mental, mais grave é considerado esse transtorno. 4) Um diagnóstico pluridimensional bem feito prepara o terreno para a indicação de um tratamento mais adequado às condições de cada paciente.
		
	
	1,e 2
	 
	1 e 4
	
	1, 2 e 3
	
	2 e 4
	
	1,2,3 e 4
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503846520)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Prejuízos de memória (desde um simples esquecimento leve até um prejuízo severo a ponto de não se recordar da própria identidade), problemas de comportamento (por exemplo, agitação, insônia, choro fácil, comportamentos inadequados, perda da inibição social normal, alterações de personalidade) e, perda das habilidades adquiridas durante a vida, tais como, organizar os compromissos, dirigir, vestir a roupa, cuidar da vida financeira, cozinhar, etc., são características de que tipo de doença mental?
		
	
	oligofrenias.
	 
	demências;
	
	psicoses;
	
	neuroses;
	
	transtornos de personalidade;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503685621)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O curso do pensamento, que é o modo como o pensamento flui, a sua velocidade e ritmo ao longo do tempo pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de roubo do pensamento. Que tipo de quadro de alteração do curso do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	
	Uma progressão lenta do pensamento de forma bastante difícil e com uma latência entre as perguntas e as respostas.
	
	O pensamento fluindo de forma muito acelerada, com uma idéia sucedendo a outra rapidamente.
	
	Que o paciente em meio a conversa ou ao relatar algo interrompa bruscamente seu pensamento sem qualquer motivo aparente.
	 
	Que o paciente relate que o seu pensamento foi retirado de sua cabeça por uma força estranha ou por um estranho.
	
	Que o paciente consiga articular adequadamente as idéias respondendo de forma apropriada as perguntas feitas durante a entrevista.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504176388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as alterações quantitativas da senso-percepção, uma é muito freqüente nos casos de depressão. Trata-se da alteração conhecida como:
		
	
	d) Hiperestesia olfativa
	
	a) Alucinação cenestésica
	
	e) Ilusão visual
	
	c) Anestesia proprioceptiva
	 
	b) Hipoestesia senso-perceptiva
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504176364)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um rapaz dá entrada na emergência do Hospital Lourenço Jorge, após um grave acidente de trânsito, com fratura exposta nas duas pernas, ferimentos diversos e desacordado. Depois de uma cirurgia de horas, vai para um boxe na UTI, já fora de perigo. Seus pais finalmente conseguem vê-lo, por alguns minutos. Depois vão procurar o médico e, muito ansiosa, a mãe lhe diz: - Doutor, nosso filho acordou falando coisas estranhas, sem sentido, sobre compras no supermercado, está muito agitado, não responde nossas perguntas. Será que já sabe que a namorada faleceu no acidente? Será que está se sentindo culpado? Pode estar enlouquecendo com um trauma dessa gravidade? O médico acalma a senhora, dizendo que o estado de loucura aparente de seu filho provavelmente é passageiro. E que ainda não é hora de conversar sobre a morte da namorada, primeiro é preciso esperar que recupere a lucidez. Assinale o termo apropriado para nomear a alteração apresentada pelo rapaz:
		
	
	d) Distração
	 
	b) Delirium ou Confusão Mental
	
	c) Desorientação Apática
	
	a) Dissociação
	
	E) Alucinação

Outros materiais