Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO 02

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0466_EX_A2_201707049513_V1 
	Matrícula: 201707049513
	Aluno(a): ÁTILA LEAL DA SILVA
	Data: 03/08/2017 21:27:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707288086)
	 Fórum de Dúvidas (18)       Saiba  (5)
	
	No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5)
		
	
	Renascimento
	
	Iluminismo
	
	Liberalismo
	 
	Racionalismo
	
	Humanismo
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707627557)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 18)       Saiba  (5)
	
	A interpretação de Comte era um conjunto consensual, fundamental para a sociedade, que estava se desagregando frente ao movimento conflituoso de desaparecimento e nascimento de uma nova ordem social. Esse era o cerne da crise que precisava ser superada através da constituição de uma nova unidade de pensamento capaz de recompor a ordem, acelerando sua marcha natural no sentido da modernização industrial e científica. A linha seguida por Comte foi de buscar a criação de uma nova ciência para restaurar a ordem social. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Sobre a Sociologia é correto dizer, EXCETO:
		
	
	O pensador Auguste Comte foi seu criador
	 
	É uma ciência que estuda o indivíduo em sua singularidade
	
	É uma ciência que estuda os fenômenos sociais
	
	É considerada uma ciência nova
	 
	Ficou conhecida como Física Social
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707082109)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 18)       Saiba  (5)
	
	O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
		
	 
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho.
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707878260)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 18)       Saiba  (5)
	
	Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
		
	
	Sistematização
	
	Educação exclusivamente formal
	 
	Socialização
	
	Positivismo
	
	Fatos Sociais
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707879356)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 18)       Saiba  (5)
	
	Indique nas opções abaixo aquela que caracteriza corretamente a preocupação dos pensadores positivistas:
		
	
	Igualdade , rebeldia e anomia social.
	
	Anomia , Igualdade e Progresso.
	
	Anomia, desordem e Progresso.
	 
	Ordem, Estabilidade e coesão social.
	
	Ordem, Progresso e desordem social.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201707813780)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 18)       Saiba  (5)
	
	 
Comte propôs uma reforma completa da sociedade, começando pela "reforma intelectual plena do homem". Ao modificar a forma de pensar do homem, por consequência, as instituições se transformariam.  O sociólogo, estudando os fenômenos sociais com o mesmo espírito que animava os astrônomos, os físicos, os químicos e os biólogos, deveria fornecer os resultados de suas pesquisas aos homens de Estado, para que esses evitassem ou atenuassem as crises sociais.  Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia, também conhecida como Física Social. Sobre Conte é correto dizer que:
I. sua filosofia nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.
II. trouxe para as ciências sociais o modelo das ciências exatas.  O conhecimento para ele deveria ser feito de leis provadas com base nos fatos.
III. em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, usou a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos.
IV. Para firmar a Sociologia como ciência, utilizou as ciências naturais como modelo, pois essas já tinham credibilidade no meio científico.
 
		
	
	Somente I está correta
	
	Somente II está correta
	 
	Todas estão corretas.
	
	Somente IV está correta
	
	Somente III está correta
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201707287150)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 18)       Saiba  (5)
	
	(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
		
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerânciae pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201707679430)
	 Fórum de Dúvidas (18)       Saiba  (5)
	
	Hoje em dia ninguém tem dúvida sobre a validade do método científico para se compreender a realidade. Mas, é nos séculos XVI e XVII que a perspectiva medieval de ciência, ancorada na teologia, vai ceder lugar ao emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Copérnico, Galileu, Bacon, Descartes e Newton são os grandes cientistas dessa época, conhecida como a Idade da Revolução Científica. Descartes tomou a dúvida como ponto fundamental de seu método, e duvidando de tudo, chegou a uma famosa afirmação: "Penso, logo existo".
Assinale a alternativa que corresponde ao método usado por Descartes:
		
	
	estudo de caso
	
	síntese metódica
	
	etnografia
	
	estudo de levantamento
	 
	dúvida metódica

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes