Buscar

AV2 ÉTICA NA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201279037)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A sigla PNEs traduz-se por:
		
	
	Portadores de Núcleos Exclusivos
	
	Pacientes Necessários e Exclusivos
	
	Pacientes com Necessidades Exclusivas
	
	Pacientes com Necessidades Enfáticas
	 
	Portadores de Necessidades Especiais
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201149332)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo "Bioética", foi utilizado pela primeira vez em 1971, no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", do biólogo e oncologista americano Van R. Potter. Elaborado como um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) é normalmente compreendido como um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos. Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para:
		
	
	um caminho mais político;
	 
	um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho menos pautado pelo humanismo, estacionando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais econômico.
	
	um caminho mais pautado pelo tecnicismo, continuando com a fusão entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201279027)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Bruna atua em um hospital e faz parte de uma equipe de profissionais, com formações diversificadas que atuam de maneira interdependente, se inter-relacionando em um mesmo ambiente de trabalho, através de comunicação formal e informal. Bruna atua em uma equipe:
		
	
	Intrapessoal
	
	Interpessoal
	 
	Multiprofissional
	 
	Interdisciplinar
	
	Multiideacional
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201272163)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
		
	
	Comitê de Contas para avaliar os gastos com a Segunda Guerra Mundial.
	 
	Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
	
	Comitê de Justiça para organizar os papéis distribuídos na Guerra sobre a ética e a bioética
	
	Comissão de Direitos Humanos para avaliar os tratados escritos no pós guerra.
	
	Tribunal de Avaliação Psicológica para avaliar psicologicamente os tenentes de Guerra.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201146482)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O século XVIII é marcado pelo movimento intelectual denominado de Iluminismo, Exalta-se a capacidade que tem o homem de conhecer e agir por uma luz própria da razão. São criticadas posições éticas que conduzem à heteronomia, debatendo-se, antes, a liberdade da vontade em relação ao determinismo da natureza, ou do vínculo entre leis morais e naturais. A este respeito, podemos afirmar que para Immanuel Kant, a consciência é entendida como:
		
	
	cognoscente ou amoral suscitada em um homem restrito e amoral.
	 
	cognoscente ou moral suscitada em um homem passivo.
	
	cognoscente ou religiosa suscitada em um homem que acredita em Deus sobretudo.
	 
	cognoscente ou moral suscitada em um homem ativo, criador e legislador.
	
	cognoscente ou política suscitada em um homem político.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201175272)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os profissionais de saúde, acostumados a tomar decisões em suas rotinas, sabem que os aspectos éticos são fundamentais no processo decisório. A ética, no entanto, não se baseia em regras estanques, mas na busca pelo bem, pelo correto, pelo que é adequado em uma dada circunstância. Estes aspectos se tornam evidentes em situações de alocação de recursos escassos e não se pode decidir exclusivamente em função de fatos objetivos. Valores são componentes determinantes destas decisões.
A partir do fragmento acima, discuta o princípio da justiça aplicado à compreensão da distribuição de recursos na área da saúde.
		
	
Resposta: Os profissionais de saúde,estão acostumados a tomar decisões em suas rotinas,portanto todos os profissionais sabem que of ator ético é importante no processo decisório.Ou seja a ética está relacionado em fazer o bem ao próximo,fazer o correto,fazer justiça no qual é o mais adequado em determinada circunstância. Mais o que sabemos que a grande maioria dos profissinais faltam com ética e desrespeitam o que é correto,o que vem causando escassez e na distribuição de recursos na área de saúde.Ficando evidente a falta de estrutura em geral.E os valores são prejudicados.
	
Gabarito: Quando não se tem diferenças significativas entre os grupos, a alocação de recursos deverá ser feita seguindo o critério de divisão igualitária. Entretanto, quando os grupos são heterogêneos em termos de necessidade, a divisão deverá ser orientada pelo critério da justiça distributiva fundamentada no princípio da equidade. Por este princípio, que sustenta a igualdade na diferença, cada grupo será avaliado a partir de sua necessidade e a alocação dos recursos levará em conta também a particularidade de cada contexto.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201279057)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Lucas é gestor de uma unidade hospitalar e ele tem que lidar com muitas negociações e conflitos simultaneamente, que vão desde problemas de pessoal a problemas financeiros. Ele quer investir na humanização hospitalar, mas vem enfrentando dificuldades. Diante do exposto, é correto afirmar, que Lucas:
		
	 
	Precisa investir na humanização das próprias relações institucionais.
	
	Precisa investir somente nas relações com a equipe de saúde.
	 
	Precisa investir somente nas relações com os pacientes.
	
	Deve investir estritamente nas relações com seus fornecedores.
	
	Deve investir estritamente nas relações com seu pessoal administrativo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201279032)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A principal distinção entre equipes interdisciplinares e multidisciplinares está no fato de a equipe técnica compartilhar ou não objetivos e no modo como os seus componentes interagem ou não, de forma colaborativa, em suas atuações profissionais. Diante do exposto, é correto afirmar que:
		
	
	As equipes multidisciplinares compartilham objetivos e seus componentes interagem em suas atuações profissionais.
	 
	As equipes interdisciplinares compartilham objetivos e seus componentes interagem em suas atuações profissionais.
	
	As equipes interdisciplinares nunca reúnem periodicamente para trocar ideias e estudar os casos dos pacientes do setor em que atuam.
	
	As equipes interdisciplinares não compartilham objetivos e seus componentes não interagem em suas atuações profissionais.
	 
	As equipes multidisciplinares sempre se reúnem periodicamente para trocar ideias e estudar os casos dos pacientes do setor em que atuam.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201149343)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A globalização gerou a disseminação rápida das informações via email, internet, chats, celulares, TV a cabo e digital. A Globalização tem tido diversos efeitos sobre os sistemas de organização das sociedades, seja ao nível econômico, seja ao nível ideológico e cultural. Dentre estes efeitos, destaca-se o aprofundamento de uma ética industrial na qual o desenvolvimento econômico se sobrepõe ao desenvolvimento:
		
	
	escolar
	 
	social
	
	fisiológico
	
	econômico
	
	político
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201135977)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Aristóteles tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral. Ele considera que toda ação humana está orientada para a realizaçãode algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. Ofereça argumentos que conceituem a noção de ética para a filosofia.
		
	
Resposta: A palavra ética por ser uma palavra autônoma no domínio da filosofia moral, Ética é cada um fazer o que é certo e o que deve ser a justiça.Pois cada ação humana que ajuda ao próximo,faz o bem,tra a felicidade para aquele que está precisando no momento e automaticamente traz uma felicidade e satisfação interior,o que une o prazer.O que o Aristóteles quer dizer é que pequenos gestos fazem a diferença na humanidade.
	
Gabarito: O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, definiu-se com frequência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem. Para Aristóteles, o campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana. Ao longo da História da Filosofia, a ética, englobando o conceito de realidade moral, chega ao significado de "ciência que se ocupa dos objetos morais em todas as suas formas, a filosofia moral" (FERRATER MORA: 1965,595).

Outros materiais