Buscar

psicologia da saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301949837)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As noções de saúde e doença englobam uma complexa interação entre aspectos:
		
	
	físicos, biológicos, funcionais e corporais.
	
	Anatômicos, fisiológicos, médicos e hospitalares.
	
	Psiquicos, emocionais, psicológicos e subjetivos.
	 
	físicos, psicológicos, sociais e ambientais.
	
	Culturais, sociais, diferenciais e morais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301949836)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A respeito da psicologia da saúde, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta. Fazem parte da área de abrangência da psicologia da saúde: I - Atuação no contexto hospitalar II ¿ Psicologia preventiva comunitária III ¿ Atendimento a doentes terminais IV ¿ Atuação no CAPS Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e III
	
	II, III e IV
	
	I e II
	 
	I, II e III
	 
	I, II, III e IV
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301983120)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A avó de Mariana está muito feliz porque agora ela tem direito de ir ao Posto médico e tem o Programa de Saúde da Família. Ela está contente porque todos têm os mesmos direitos de atendimento de saúde e sem distinção, garantidos pelo Governo. O texto corresponde ao seguinte princípio do SUS:
		
	 
	Universalidade
	
	Socialidade
	
	Comissionalidade
	
	Equidade
	
	Participação da Comunidade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302405775)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a lei 8080 quais são os fatores determinantes e condicionantes de saúde:
		
	 
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
	
	A alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais são fatores da iniciativa privada e dos Planos de Saúde da região sudeste do País.
	
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a capacidade da pessoa não adoecer ao longo da vida.
	
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; exceto os níveis de saúde da população que não tem nenhuma relação com a organização social e econômica do País.
	
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, o uso de medicações e de exames laboratoriais.A alimentação, moradia, o saneamento básico,o meio ambiente, o trabalho e a educação não são fatores que integram as condiçoes de saúde de um País.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301949852)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A declaração de Alma-Ata determina: ¿Atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde¿. O texto refere-se a:
		
	
	Atenção Terciária em Saúde (ATS)
	
	Atenção Secundária em Saúde (ASS)
	 
	Atenção Primária em Saúde (APS)
	
	Atenção Quaternária em Saúde (AQS)
	
	Atenção Binária em Saúde (ABS)
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302078543)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os agentes comunitários de saúde têm como responsabilidade oferecer às famílias orientações e acompanhamento de saúde, fazendo uma conexão entre os profissionais de saúde e a comunidade. Os agentes comunitários de saúde fazem parte do seguinte programa:
		
	 
	Estratégia de Saúde da Família
	
	Erradicação do Trabalho Infantil
	
	Hospitais Gerais Municipais
	
	Bolsa Família
	
	Unidades de Pronto Atendimento ¿ UPAs
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302837326)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O trabalho no contexto das políticas públicas sobre DST e HIV/AIDS exige do profissional de psicologia uma formação que considere os estigmas e preconceitos associados com o contágio e transmissão de algumas destas condições. Considerando o exposto, é incorreto afirmar que:
		
	
	As concepções moralistas podem afastar os usuários das salas de testagem e acompanhamento. Os profissionais que vão trabalhar na área precisam considerar o desenvolvimento de trabalhos que diminuam a moralização e o preconceito, principalmente com relação a etapa de testagem.
	 
	Dado o grau de estigma associado com diversas DST¿s e HIV/AIDS, o psicólogo deve sempre considerar a abordagem dos usuários através de atendimento individual. Caso contrário este ameaça o sigilo da condição, comentando falta ética importante
	
	Um dos principais eixos de atuação do psicólogo é a vinculação do usuário com o serviço. Promove-se assim melhor chance de acompanhamento dos casos, cuidado em relação à adesão a medicação e referenciamento para outros serviços da rede
	
	O psicólogo deve ajudar na desconstrução de preconceitos relacionados com DST/AIDS. Isso envolve o trabalho com a própria equipe, familiares e usuários do serviço.
	
	Apesar dos aspectos sociais e biológicos relacionados com estas condições, o profissional de psicologia precisa reconhecer a dimensão individual e subjetiva do usuário. Contribui-se assim para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento da doença quando se tem uma idéia da dinâmica do sofrimento subjetivo do usuário.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301949864)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma equipe interdisciplinar em um Centro de Testagem de DST/AIDS tem desenvolvido um trabalho de excelência que tem as seguintes diretrizes: ações educativas, valorização do autocuidado, qualidade de vida, participação da comunidade, dentre outras. O psicólogo inserido nesta equipe deve:
		
	
	Optar pelas ações que mais lhe agradam, pois ações educativas não fazem parte de sua formação.
	
	Agir individualmente, sem considerar o trabalho em equipe.
	
	Apenas ministrar palestras sobre DSTs/AIDS.
	
	Atuar segundo as ordens do médico e do enfermeiro da unidade em que atua.
	 
	Ser um facilitador e colaborador para o desenvolvimento das ações.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301983136)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas um equilíbrio entre os diversos setores da vida que implicam na qualidade da saúde e na capacidade do indivíduo de ser resiliente, ou seja, de se adaptar e/ou superar as situações de crises da vida. Isso significa que:
		
	 
	É importante aprender a lidar com as dificuldades e a reconhecer as próprias emoções.
	
	O ser humano não tem a capacidade de ser resiliente.
	
	A qualidade de vida não implica em um equilíbrio dos diversos setores da vida.
	
	A saúde implica em ausência de doença conforma as normativas da OMS.
	
	O ser humano é incapaz de reconhecer as próprias emoções dese superar desafios.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301993497)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Até o meado do século XVIII os hospitais eram interpretados como depósitos de insanos nas suas mais diferentes patologias. Todos aqueles que tinham um comportamento considerado desviante da norma eram inseridos nos hospitais como forma de serem excluídos da sociedade e não contaminarem os ¿saudáveis¿. Isso significa que:
		
	
	O hospital era um espaço apenas para os ricos e abastados.
	 
	O hospital era considerado um lugar de exclusão social.
	
	O hospital era um espaço para a elite e pessoas com muito estudo.
	
	O hospital era considerado um lugar de inclusão social.
	
	O hospital era um espaço vazio e desocupado.

Outros materiais