Buscar

Vinhos da Itália

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Itália
Fernanda Curcio Sagaz
Maria Paula de Azambuja de Ávila
Vanessa Corrêa Mariano
*
*
*
*
*
*
Itália
“Terra do Vinho”. 
O vinho é cultivado em todo o país, ocupando cerca de 835mil ha – 3ª maior área produtora do mundo, ficando atrás apenas da França e Espanha.
*
*
Itália
2º lugar na produção mundial de vinhos.
Produz todos os tipos de vinho, entre eles os fortificados e espumantes.
O país possui uma infinidade de microclimas e de locais que possibilitam essa diversidade.
*
*
Denominações DOC (Denominazione di Origine Controllata) e DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), IGT (indicazione geográfica tipica).
Destaque: Barbera, Malvasia, Montepulciano, Nebbiolo, Sangiovese, Trebbiano.
Itália
*
*
Piemonte significa “aos pés da montanha”. A Região montanhosa está localizada no Nordeste Italiano e é cortada por diversos rios os quais proporcionam a formação de vales. A drenagem e a exposição ao sol proporcionam o cultivo das uvas. 
Piemonte apresenta duas grandes uvas: Nebbiolo e Barbera. Além dessas, produz a uva Dolcetto menos conhecida.
Piemonte
*
*
Climas e Safras
No outono, é comum uma névoa espessa recobrir os vales. O inverno é úmido, frio e chega a nevar. Na primavera, momento crucial para a vinha pode ocorrer chuvas e granizo e, no verão, fazer muito calor. Uma safra medíocre pode ser o resultado de um verão intenso ou de chuvas durante as vindimas.
Piemonte
Fatores de Qualidade
*
*
Solos
Nas colinas de Langhe, domínio do Barbaresco e do Barolo, e também em outras zonas sudeste, predominam solos alcalinos, sendo, basicamente, calcários com proporções de areias de argila. 
Piemonte
Fatores de Qualidade
*
*
Localizações e Exposições
Os vinhedos do Barolo e do Barbaresco são normalmente plantados em encostar voltadas para o sul, a uma altitude de 250 a 450 m.
Os vinhedos situados em maior altitude e em locais mais frescos são, muitas vezes, plantados com Barbera, cepa que suporta melhor que Nebbiolo essas variações climáticas.
Piemonte
Fatores de Qualidade
*
*
Da uva Nebbiolo provém o Barolo e o Babaresco. 
O Barolo, de cor grená intensa, possui textura densa e aveludada. Seus sabores preenchem a boca e uma sólida acidez complementa um frutado de excepcional concentração. Esse vinho envelhece, ao menos, 3 anos, sendo 2 em madeira antes de sua comercialização. 
Piemonte
Uva Nebbiolo
*
*
O Barbaresco apresenta um perfume excitante lembrando violeta. Frutado intenso acompanhado de acidez e taninos acentuados. Alguns vinhos demoram até 10 anos na garrafa, mas a maioria está pronta depois de quatro ou cinco anos.
Piemonte
Uva Nebbiolo
*
*
Uma das principais características dos vinhos derivados da uva Barbera é a capacidade de harmonizações gastronômicas, em função do corpo médio e boa acidez. A barbera é a cepa tinta mais plantada na Itália e tem seu apogeu depois de dois a quatro anos. Produz um tinto seco e vivo, cujos aromas lembram amora, framboesa e alcaçus.
Piemonte
Uva Barbera
*
*
 Sangiovese (morellino), Canaiolo, Prugnolo Gentile, Brunello (Montalcino), Pollera Nera, a Morelino di Scansano e as francesas Cabernet Sauvignon e Merlot.
Malvasia do Chianti, Malvasia di Candia, Trebbiano, Vermentino di Luni, Ansônica e as gaulesas Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Toscana
Cepas
*
*
Vinhedos se utilizam de uma mistura de argila com solo mais rochoso denominado galestro, em clima temperado. 
Brunello (clone da sangiovese), os vinhos não podem ser comercializados antes de 5 anos, sendo 2 em madeira depois da colheita (seis no caso do riserva).
De sabor intenso e bastante corpo, podem envelhecer em garrafa por bastante tempo.
Toscana
Brunello do Montalcino - DOCG
*
*
Conhecida pelos vinhos tintos que produz.
A maioria dos vinhedos estão localizados em solo argiloso/arenoso. 
Principal variedade é a Prugnolo (um clone local da Sangiovese), que constitui pelo menos 70% do corte, acrescido de canaiolo nero e mammolo.
Apresenta notas de especiarias e sândalo.
Toscana
Vino Nobile de Montepulciano - DOCG
*
*
Situado a Oeste de Florença, é um pequeno vinhedo conhecido pela seriedade no controle DOCG, antes mesmo de ganhar esta atribuição.
O corte da sangiovese pode comportar até 10% de cabernet (cabertnet sauvignon e/ou cabernet franc).
Toscana
Carmignano - DOCG
*
*
Produzem 2 cepas francesas. A categoria Sassiacaia é uma DOC recente, ao sul de Livorno, e exige um corte com no mínimo 80% cabernet sauvignon. A outra, constituída pela tenuta di pomino da família frescobaldi, ocupa colinas altas a leste de Florença. A DOC, de 1983, autoriza até 25% de cabernet e 20% merlot no vinho tinto, e até 80% de pinot blanc e/ou chardonnay no vinho branco. 
Bolgheri e Pomino			
Toscana
*
*
Seis províncias toscanas comportam vinhedos que tem hoje direito à vasta denominação Chiati DOCG, que designa um tinto com 75% a 100% de sangiovese, cortada ou não com um pouco de canaiolo e, as vezes, com uma quantidade ínfima das brancas trebiano e malvasia del chianti.
Toscana
Chianti 			
*
*
Oito zonas tem o direito de agregar seu nome à denominação Chianti.
A mais extensa, Classico, e a menor, Rufina foram as que mais contribuíram para melhorar a imagem do Chianti.
Muitos Chianti devem ser consumidos jovens.
Toscana
Chianti 			
*
*
O Chianti Classico possui notas de framboesa e cereja negra, porém é muito seco e tem forte acidez, por isso é difícil bebê-lo jovem.
O Chianti Rufina tem acidez ainda mais acentuada, porém é mais frutado.
Toscana
Chianti 			
*
*
São duas regiões vinícolas vizinhas. 
Denominação de uma vasta região do Norte, mais conhecida pelos seus brancos leves, frutados e agradáveis. Na verdade, são duas zonas distintas, Trentino e Alto Adige.
Os varietais brancos são os mais lembrados, mas os tintos predominam.
Trentino e Alto Adige
*
*
O Trentino é a parte inferior, mais ao sul do vale do rio Adige, ao redor da cidade de Trento.
É a DOC de uma ampla série de vinhos varietais, na qual, além das variedades internacionais, encontram surpreendentes uvas nativas.
Trentino
*
*
Entre os tintos, têm-se as uvas Teroldego, que é a especialidade de Trentino. Elas originam um tinto escuro, defumado, condimentado e mineral, e a Shiava, que dá um tinto leve, condimentado.
Existem ótimos brancos de Pinot Bianco e Traminer e alguns bons Chardonnay, de alta atitude e fermentados em barris.
Nessa região ainda se produzem ótimos espumantes, entre os quais o destaque é o Giulio Ferrari, feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir.
Trentino
*
*
É uma região montanhosa muito fria, na fronteira com a Áustria, conhecida como SudTirol, onde a língua alemã é comum, encontrando-se, por isso, muitos vinhos com nome alemão. 
Os rótulos do Alto Adige são repletos, pois trazem, em geral, designações em alemão e italiano. É uma região cujos vinhedos se beneficiam dos grandes contrastes entre verões quentes e invernos muito frios. O solo é ideal, bem drenado, entremeado de calcário, e foi criado por geleiras e por depósitos aluviais de cascalho, areia e argila.
Alto Adige
*
*
Os tintos são a grande maioria dos vinhos produzidos, principalmente os da uva Shiava, chamada Vernatsch, perto de Bolzano, a principal cidade. As DOCs Caldaro (em alemão Kalterersee) e Santa Maddalena (em alemão, St. Magdalener) oferecem tintos leves, para serem bebidos jovens. 
Alto Adige
*
*
Os tintos são a grande maioria dos vinhos produzidos, principalmente os da uva Shiava, chamada Vernatsch, perto de Bolzano, a principal cidade. As DOCs Caldaro (em alemão Kalterersee) e Santa Maddalena (em alemão, St. Magdalener) oferecem tintos leves, para serem bebidos jovens. 
Alto Adige
*
*
Suas brancas são Chardonnay, Pinot Blanco, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc e Traminer. A Riesling Renano de lá é considerada a melhor da Itália,
originando vinhos secos, refrescantes e com pouco condimento. 
 A uva Moscato também pode originar bons vinhos secos e, principalmente, excelentes vinhos doces e leves, como o Goldmuskateller e o Rosenmuskateller.
Alto Adige
*
*
Referências
Larrousse do Vinho/ consultoria Guta Chaves; apresentação Mário Telles Júnior. – 2 ed. rev. atualizada e ampliada. – São Paulo: Larousse do Brasil, 2007.
GALVÃO, Saul. Guia de vinhos tintos e brancos (e rosados). Disponível em : <http://books.google.com.br/books?id=SuCCY85OX-0C&pg=PA134&dq=Trentino&hl=pt-PT&sa=X&ei=A_1_UYeKK8eC0QGln4GwAg&ved=0CDQQ6AEwATgK#v=onepage&q=Trentino&f=false>. Acesso em 10 maio 2013.
GUIA do Vinho: Piemonte I Tintos. Disponível em: <http://www.guiadovinho.com.br/leiamais.php?id=81>. Acesso em: 13 maio 2013.
FALANDO de Vinhos: Uvas e Vinhos: Barbera. Disponível em: <http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/09/26/uvas-vinhos-barbera/>. Acesso em: 13 maio 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais