Buscar

Avaliando o Aprendizado - Direito Administrativo I

Prévia do material em texto

1 - Correlação entre meios e fins é expressão que costuma ser diretamente associada ao seguinte princípio: 
R: proporcionalidade
2 - Quanto aos princípios da Administração, marque a opção correta:
R: Uma transação que, realizada, economize anos de litígio, liberando a máquina administrativa deste encargo e talvez até evite um valor maior em sede de condenação judicial está em perfeita sintonia com o interesse público.
3 - Sobre órgão público, marque a alternativa correta:
R: De acordo com o ordenamento Pátrio, o órgão público pode ser criado através de lei. Contudo, se o órgão é parte integrante do Poder Executivo, quem deverá criá-lo é o chefe do executivo, encaminhando projeto de lei para aprovação.
4 - O princípio da motivação permite afirmar que:
R: os Atos Ordinários, por não possuir cunho decisório, não precisam de motivação obrigatoriamente.
5 - João, objetivando adquirir determinado imóvel no bairro X, fica sabendo, por meio de amigos, que, nessa região, será construída uma nova linha do metrô e, consequentemente, diversos imóveis serão desapropriados. Tendo em vista referido fato, pede informações à Companhia do Metrô, que se recusa a fornecê-las. Com tal atitude, restou preterido o princípio da Administração Pública denominado:
R: publicidade
6 - Acerca dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:
R: A motivação integra a forma do ato administrativo.
7 - A súmula do Supremo Tribunal Federal "A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial", relaciona-se ao princípio da:
R: autotutela
8 - Joaquim da Silva, agente de policia da Policia Civil do Distrito Federal, conduzia veículo oficial quando provocou acidente do qual resultaram, além de danos materiais, lesões corporais graves para as vítimas. O processo penal instaurado resultou na condenação de Joaquim da Silva pelo crime de lesões corporais graves. Em face da situação descrita, assinale a opção correta acerca da responsabilidade civil da Administração Pública, de acordo com as regras constantes na Constituição Federal e na Lei no 8.112/90.
R: a condenação penal do agente implicará o dever de a administração indenizar o prejuízo sofrido pela vitima. Em seguida, a administração deverá intentar ação regressiva contra o agente;
9 - No exercício do poder sancionar da administração pública.
R: devem ser observados os princípios da ampla defesa prévia e da proporcionalidade na dosimetria da sanção.
10 - Um Estado da Federação decidiu contratar serviços especializados de consultoria na área de recursos humanos, a fim de avaliar os serviços estaduais e, com isso, subsidiar a adoção de diretrizes de uma política de qualidade e produtividade dos serviços prestados, O edital do certame fixou, dentre outras, as condições de qualificação dos licitantes. Posteriormente à publicação do edital, a Administração decidiu, por comunicado interno aos licitantes que apresentaram documentos de habilitação e propostas, estabelecer novas exigências para habilitação, abrindo prazo complementação de documentos. Alegou que as exigências originalmente estabelecidas não eram suficientes para assegurar a qualificação técnica exigida para que os licitantes se habilitassem a disputar o certame. Com base nesse relato, assinale a assertiva correta:
R: A exigência é lícita, pois foi devidamente motivada, encontrando--se abrigada pelo poder discricionário da Administração, sendo irrelevante a questão formal;
11 - Por decorrência do poder hierárquico da Administração Pública, surge o instituto da delegação de competências. Assinale, entre as atividades abaixo, aquela que não pode ser delegada.
R: Decisão de recursos administrativos
12 - Os atos de império são os que se caracterizam pelo poder de coerção decorrente do poder de império, não intervindo a vontade dos administrados para sua prática. É CORRETO afirmar que o ato de império está caracterizado:
I. Interpretando os atos abaixo (falso)
II. Licença para construção (falso)
III. Decreto expropriatório (falso)
IV. Alienação de bens (verdadeiro)
V. Embargo de obra (falso)
13 - Acerca dos princípios administrativos, julgue os itens que seguem: I- Havendo antinomia entre a razoabilidade e a lei, aplica-se o sistema positivo, ou seja, prevalecerá, sempre, a lei. II- No que tange a atuação do administrador, poderá tomar iniciativa para prática de atos, mesmo sem que haja atribuição legal, para melhor atender o interesse público. III- O Administrador ao exercer determinada atividades, estará manifestando a vontade da própria Administração, não podendo responder, direta ou indiretamente, pelos seus atos em virtude do princípio da impessoalidade. Marque a alternativa correta:
R: todos os itens são falsos.
14 - Em matéria de organização Administração Pública, é correto afirmar que:
R: descentralização administrativa consiste na transferência da titularidade e da execução de serviços públicos a entidades dotadas de personalidade jurídica própria, distintas da Administração Pública direta, constituindo a denominada Administração indireta.
15 - O Estado possui o poder de limitar ou restringir o uso da propriedade, de direitos e das atividades dos particulares em benefício do bem comum Tal faculdade reflete a utilização do poder:
R: de polícia, cujo exemplo é a atuação em prol da preservação da saúde;
16 - O diretor-geral de determinado órgão público federal exarou despacho concessivo de aposentadoria a um servidor em cuja contagem do tempo de serviço fora utilizada certidão de tempo de contribuição do INSS, falsificada pelo próprio beneficiário. Descoberta a fraude alguns meses mais tarde, a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado é o da
R: autotutela
17 - Abuso de poder significa
R: A violação ideológica da lei

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes