Buscar

IVESTIGAÇÃO DE CAMPO ESTUDO PARA AV3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em que consiste a biorremediação? A Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - rem ediar - contaminações no ambiente. 
Segundo Byrnes(1994), na organização de um programa de amostragem para um a área específica devem ser definidos alguns critérios. Quais são? Objetivos da amostragem de solo, necessidade e utilização dos dados e programa de amostragem.
Existe uma variedade muito grande de métodos geofísicos utilizados nos estudos ambientais porém, quais são os principais e mais adequados métodos, que comumente são aplicados à investigação da contaminação do e da água subterrânea? Georradar, eletroressistivos, eletromagnéticos e magnetometria 
Como é efetuado ou no que consiste o ensaio de palheta ou Vane Test? O ensaio consiste em cravar a palheta( em formato de cruz) inserida até a posição desejada para a execução do teste. Visa eliminar qualquer atrito da haste da palheta de teste com o solo e elimina interferências nas medidas de resistência. 
Comente a importância da biorremediação para casos de contaminação por hidrocarbonetos: A biodegradação do petróleo por microrganismos nativos representa um mecanismo onde os contaminantes são degradados. 
Conceitue área contaminada : Local onde há presença de seres patogênicos ou concentração de substancias nocivas a saúde humana ou impacte o meio ambiente. 
O inclinômetro permite determinar quais fenômenos em sua sequencia de leitura no tempo? Observar deslocamentos horizontais. As leituras feitas em sequencias temporais permitem avaliar a progressão de possíveis movimentos do talude, e até mesmo localizar a profundidade de eventual superfície de ruptura. 
Qual a vantagem do método de bombeamento e tratamento? A vantagem desse método é por ser muito eficiente para a remoção de grande volumes de contaminantes. Pode interromper migração de plumas e criar cones de depressão para auxiliar remoção de fases livres leves não aquosas.
Para a seleção de um método geofísico a ser empregado, o ideal é ter o conhecimento da geologia local, das características físico-quimicas das aguas subterrâneas e do contaminante, do tipo de descarte efetuado e involucro utilizado e da proximidade de edificações e instalações. Dentre os aspectos mencionados, dois deles são preponderantes e decisivos na escolha do método geofísico a ser empregado. Quais são? O tipo de contaminação e o ambiente geológico onde está disposto o contaminante. 
O que correspondem os marcos superficiais de deslocamento maciços? Pontos de referencia fixos para controle dos deslocamentos horizontais e verticais do maciço. 
A biorremediação compreende duas técnicas, são elas? Bioestimulção e bioaumentação 
Qual é uma das principais vantagens da aplicação de técnicas geofísicas em relação aos métodos tradicionais e sua relevância em relação a contaminação subterrânea? É a rapidez na avaliação de grandes áreas com custo relativamente menor. Além disso, os levantamentos geofísicos propiciam a execução de perfis contínuos, possibilitando a identificação com maior precisão das variações laterais decorrentes das mudanças litológicas ou originadas pela presença da contaminação subterrânea. 
A estimativa de custos para uma remediação será efetuada tomando se por base valores experimentais, medidas remediadoras comparáveis, pedidos de orçamentos sem compromisso e literatura técnica, após a avaliação técnica dos cenários de remediação. A estimativa de custos constitui a base do calculo de custo/beneficio. Para poder efetuar uma comparação, os custos devem ser divididos em alguns itens. Quais são? Serviços preliminares, atividades principais, serviços de acompanhamento da obra e processos e serviços futuros. As verbas para imprevistos devem ser contabilizadas separadamente e não incluídas entre as despesas adicionais além do mais, cada item deve ser acompanhado de um comentário sobre a destinação da verba de modo a permitir a compreensão de todos os serviços envolvidos. 
Sabe-se que os inclinometros são instrumentos utilizados para medir ângulos de inclinação e elevação e existem vários tipos. Qual seria o mais simples conhecido? Um simples pêndulo. 
Para que serve um inclinometro? É um instrumento que serve para medir deslocamentos horizontais dentro do terreno.
Em relação à geofísica aplicada a detecção da contaminação do solo e das aguas subterrâneas, o que são métodos geofísicos? São técnicas indiretas de investigação das estruturas de superfície através da aquisição e interpretação de dados por instrumentos e que são caracterizados como métodos não invasivos ou não destrutivos. 
Em que consiste o ensaio CPTU? Na cravação vertical a pressão de um cone no solo a uma velocidade constante de 2 cm/seg. 
Por que o Standard Penetration Test (SPT) é a mais popular, rotineira e econômica ferramenta de investigação praticamente em todo mundo? Simplicidade do equipamento, baixo cust o e obtenção de um valor numérico de ensaio que pode ser relacionado através de propostas não sofisticadas, mas diretas, com regras empíricas de projeto. 
O monitoramento geotécnico é normalmente realizado por meio de vistorias sistêmicas e periódicas e com o uso de uma serie de instrumentação constituída de no mínimo: Por marcos superficiais de deslocamentos verticais e horizontais, medidores de nível d’água e piezômetros. 
Comente duas vantagens da biorremediação: A biodegradação de substancias perigosas, baixo custo comparado a outras técnicas, atinge concentrações ambientalmente aceitáveis para o solo. 
O registro da concentração de vapores orgânicos no solo é dado em qual unidade? É dado em ppm.
Pra que serve a FITORREMEDIAÇÃO? Fitorremediação é o uso de plantas para remover, imobilizar ou tornar inofensivos ao ecossistema, contaminantes organicos e inorganicos presentes no solo e na água. 
Como a investigação de campo pode auxiliar o engenheiro civil em um projeto? Na elaboração de estudos e levantamentos de informações à respeito do solo onde será implantado o empreendimento. 
As placas de recalque possuem a função e o monitoramento semelhantes aos marcos. Quando: elas são instaladas em relação aos terrenos. Em conjunto com a subida do aterro. 
Existem alguns fatores determinantes na medida SPT e também existem diferentes técnicas de perfuração, equipamentos e procedimentos de ensaios em vários países provocados por fatores locais bem como o grau de desenvolvimento nestes países. Quais as principais diferenças que podem ser encontradas? Uma desvantagem é não possuir um procedimento predefinido internacionalmente. As principais diferenças estão no procedimento com a profundidade que a haste pen etra para colher um a amostra de s olo, mudando-se assim o número de golpe. 
O ensaio de palheta, ou V ANE TEST, é tradicionalmente empregado na determinação de que tipo de resistência? Ao cisalhamento de argilas moles não saturadas, submetidas à carregamento drenado. 
O ensaio pressiométrico tipo MÉNARD permite avaliar através de correlações, os seguintes parâmetros: Módulo de elasticidade do solo (E). 
O ensaio STP – STANDARD PE NETRATION TEST – é uma das m ais populares e econômicas ferramentas para investigação em praticamente todo o mundo e permite algumas indicações. Quais delas? Uma indicação de solos granulares. 
As áreas contaminadasapresentam um quadro m uito variável também no que se refere as concentrações e distribuição dos contaminantes na matriz do solo. Pode-se considerar a possibilidade de ocorrência de contaminantes nas seguintes fases: Dissolvida, quando o contaminante se encontra em meio aquoso.
Oferecer subsidio para concepção e detalhamento de um projeto de remediação, que seja tecnicamente adequado, legalmente cabível, para cada situação de contaminante, visando prevenir danos presentes ou futuros ao m eio ambiente, à saúde humana e segurança publica é a? Finalidade da investigação para a remediação. 
O plano de remediação a ser definido para uma área deve contemplar o que? Objetivo e escopo da remediação. 
A constatação, pelo órgão ambiental competente, de que uma determinada área contaminada representa um risco para saúde humana e segurança publica, a par tir dos resultados de um estudo de investigação detalhada e avaliação de risco, constitui o ponto de partida para o que? Para a definição da concepção da remediação, com vista ao uso pretendido para área. 
Os ensaios de cone (CPT) e Peizocones(CPT-U - com medição de poros de pressões-u) vêm se caracterizando internacionalmente como uma das mais poderosas ferramentas de prospecção geotécnica. Quais as vantagens dos ensaios CPT e CPT-U? Extremamente rápido, excelente repetitividade, excelente estratigrafia.
Descreva sobre as propriedades físicas das rochas medidas nos métodos: 
a. Gravimétrico: Densidade da Rocha. b. Magnetométrico: mede a sucessitividade magnética da Rocha. c. Sísmica de refração: Mede a velocidade de propagação e ondas mecânicas. d.Eletrorresistividade: Mede a resistividade e condutividade ou inverso. e. Potencial espontâneo e polarização induzida: medem a condutividade. f. Condutividade: é a medida da facilidade com que a corrente elétrica flui através dos materiais (solo ou rocha). g. Radar de penetração no solo: consiste na emissão contínua de ondas eletromagnéticas e recepção dos sinais. h.Sísmica de reflexão: mede a velocidade de propagação das ondas elásticas. i. Tomografia sísmica: variação da velocidade de propagação das ondas elásticas.

Outros materiais