Buscar

AV1 2016 EDUCAÇÃO FISICA ETICA NA SAUDE

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509271353)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo ética deriva de éthos, que significa:
		
	
	Modo de fazer
	
	Moral
	
	Essência
	
	Atitude
	 
	Modo de ser
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509415293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509271220)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
		
	
	Princípio da decisão médica
	
	Princípio da tripla decisão
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio do fenômeno trivial
	
	Princípio da consciência de doença
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509803591)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o "todo é maior do que a soma de suas partes". Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física". A partir dos conceitos básicos de bioética qual princípio tal definição está relacionada:
		
	
	Princípio da justiça
	 
	Princípio da totalidade
	
	Princípio dos meios ordinários e extraordinários de tratamento
	
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da santidade da vida humana
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509862295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em pesquisas com seres humanos não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido, ou seja, do qual não temos ainda as possíveis dimensões de sua ocorrência. Por isso, se fazem necessários procedimentos de análise prévia e prevenção de riscos para que não haja prejuízos à vida humana. Essa avaliação de risco relaciona-se com o Princípio da:
		
	 
	Precaução
	
	Acessibilidade
	
	Equidade
	
	Justiça
	
	Totalidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509862298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito do procedimento de avaliação de riscos e benefícios nas pesquisas com seres humanos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os riscos se tornam aceitáveis quando a pesquisa oferecer elevada possibilidade de entendimento, prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito. II ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício esperado for de grande importância. III ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício for igual ou maior que o de outra alternativa já conhecida. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e III
	 
	I
	
	I, II e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509453741)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Decretada a morte encefálica de um indigente sem familiares e ninguém que se responsabilize por ele e diante da possibilidade de seus órgãos serem utilizados para transplantes, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta:
		
	
	Todos os órgãos serão enviados para a Lista Nacional de Transplantes.
	
	Somente córneas são aproveitadas nestes casos.
	 
	Como se trata de um indigente a legislação não permite a utilização de seus órgãos.
	
	Só órgãos que tenham histórico médico, neste hospital, podem ser aproveitados.
	
	Se ele não deixou nada por escrito e não há herdeiros os órgãos podem leiloados pela tesouraria do hospital.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509453739)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Necessitando de um transplante de fígado Sr. José colocou um anúncio no Jornal oferecendo R$ 10.000,00 para quem se oferecesse como doador. Esta prática é:
		
	
	Legal, desde que os valores estejam dentro de uma tabela estipulada pelo SUS.
	
	Ilegal visto que o Diário Oficial do estado deveria ser utilizado pois é o único veículo autorizado para este tipo de anúncio.
	
	Ilegal. Sem saber a origem do órgão o cidadão pode receber órgão de animais.
	 
	Ilegal porque existe uma legislação própria que versa sobre transplantes no Brasil. Venda de órgãos é considerado crime.
	
	Legal, desde que o caso seja de estrema urgência.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509798071)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria é mãe de Francisca. Ela engravidou de sua filha através da doação de gametas. Agora , dez anos após o nascimento da menina, Maria quer que o pai biológico a reconheça como filha. De acordo com a Resolução 1957/10:
		
	
	Maria deve entrar em contato com a clínica onde fez a técnica de reprodução assistida para solicitar que mesma seja intermediadora do processo.
	
	Isso é possível desde que Maria solicite um exame de DNA.
	 
	Isso não é possível porque a doação de gametas deve preservar o anonimato.
	
	Maria tem livre acesso aos registros do pai biológico de Francisca, podendo, até mesmo, solicitar pensão.
	
	A clínica de reprodução assistida não tem qualquer responsabilidade sobre sigilo ou documentos de doadores de gametas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509798069)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil existem resoluções do CFM que regulam determinados aspectos éticos relacionados à reprodução assistida. São alguns desses aspectos, EXCETO:
		
	
	maternidade substitutiva
	
	consentimento informado
	
	seleção do sexo da criança
	
	criopreservação de embriões
	 
	transplante de órgãos

Continue navegando