Buscar

AV2 2016 EDUCAÇÃO FISICA ETICA NA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509222344)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lúcio é gerente de uma multinacional muito importante, ele ganha muito bem e só pensa em crescer na empresa até chegar a diretor, sem importar o que é necessário fazer para chegar a esse posto de trabalho. Ele só pensa em aperfeiçoar seu trabalho e não pensa em casar, ter filhos ou participar de grupos e atividades que o façam perder o foco. Correlacione a sentença com a noção das conseqüências sociais do ato moral.
		
	
Resposta: Pra vida profissional dele isso pode até ser bom, mas pra vida social não. Mesmo no trabalho ele tem que ter uma relação com seus colegas, porque tendo uma relação agradável com eles isso vai ajudar ele a crescer dentro da empresa. É importante também ter uma vida social, porque você viver só pro trabalho não dá. Participar de grupos e atividades é muito importante, porque você aprende coisas novas e aprende a conviver com outras pessoas. Isso no trabalho dele vai ser muito importante.
	
Gabarito: O ato moral é provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade. As referências históricas criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). As conseqüências sociais do ato de Lúcio é que a sociedade atual tem adiado o casamento em prol do estudo e trabalho; além do prejuízo de muitos para o progresso de poucos. A questão certo/errado é posta em questão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510019816)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿R¿, sexo masculino e com 18 anos procurou instituição de saúde para fazer sorologia anti-HIV. Não foi buscar o resultado, que é positivo. Um agente de saúde, de posse do mesmo, decidiu ir à casa de ¿R¿ e, ao não encontrá-lo deixou o resultado em envelope com uma mulher que se identificou como mãe do rapaz. De acordo com o que estudou, como você avalia a atitude do agente de saúde? Justifique a sua resposta.
		
	
Resposta: A atitude do agente de saúde está errada. Mesmo que ele tenha feito isso com boa intenção, ele não deveria ter deixado o envelope com a mulher que disse ser a mãe do rapaz, porque ele não tem certeza se ela é mesmo a mãe dele. Se tratando de algo tão importante ele deveria ter entregue somente em mãos.
	
Gabarito: Errada. O paciente tem resguardado o direito ao sigilo de seu resultado. O agente poderia aguardar mais ou buscar novo meio de contato.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509271166)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
		
	 
	um -modo de estar- no mundo
	
	a colaboração para o entendimento
	
	um jeito de fantasiar
	
	a casa em que se vive
	
	uma acreditaçaõ política
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509271228)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Resolução 196/196 do Conselho nacional de Saúde foi criada com o intuito de:
		
	
	Oferecer diretrizes de gestão hospitalar
	
	Avaliar riscos de pesquisas com animais
	
	Investigar e punir distorções em ciência
	 
	Normatizar pesquisas com seres humanos
	
	Moralizar os efeitos colaterais de medicamentos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509798067)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A reprodução assistida é um tema que suscita muitas discussões em sociedade. A esse respeito leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: I - A partir da década de 90 as sociedades médicas começaram a inserir diretrizes éticas no que se refere às tecnologias de reprodução assistida. II - No Brasil, em 1992, o Conselho Federal de Medicina deu parecer negativo à todas as práticas relacionadas à reprodução assistida. III - A partir do primeiro bebê de proveta, na Inglaterra, as práticas de reprodução assistida se intensificaram em todo o mundo. IV - A fertilização in vitro é uma técnica que só existe na discussão teórica, pois na prática nunca foi realizada. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	III e IV
	
	I, II e IV
	
	I e II
	
	II, III e IV
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509365363)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Holanda, um médico optou por um tipo de eutanásia em que injeta-se um coquetel letal de medicamentos no indivíduo que leva ao óbito em poucos segundos. Esse tipo de eutanásia denomina-se:
		
	
	Distanásia ativa
	
	Eutanásia passiva
	
	Eutanásia de duplo efeito
	 
	Eutanásia ativa
	
	Distanásia passiva
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509235780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Letícia vive em uma cidade que está com epidemia de dengue. Ela foi ao médico e este imediatamente notificou o caso às autoridades sanitárias. Ele fez isso porque a comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos pela doença às autoridades sanitárias não caracteriza uma quebra de privacidade, pois seu objetivo exclusivo é:
		
	
	manter a amizade com o secretário de saúde
	
	a fofoca
	 
	o controle epidemiológico
	
	o descontrole epidemiológico
	
	expor a paciente
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509235784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fernanda é assistente social de um hospital, mas percebe que os médicos não gostam de trabalhar em equipe. Fernanda acredita que para que o trabalho em equipe funcione de modo ético e eficaz, três fatores devem ser abordados:
		
	
	competição, isolamento e identidade.
	 
	capacitação profissional, interface do trabalho dos profissionais e autonomia dos profissionais.
	
	identidade, heteronomia e capacitação profissional
	
	anomia dos profissionais, especialidade e amor pela profissão.
	
	individualidade, especialidade e comprometimento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509461647)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A principal questão ética envolvida no trato com idosos, diz respeito ao falso pressuposto de que, por estar velho, o individuo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade. A família, visando o bem estar do idoso, procura intermediar as relações da pessoa com o médico ou com as instituições. Esta intermediação só pode ser aceita quando:
		
	
	O posicionamento do idoso não estiver em conformidade com o parecer clínico.
	
	A decisão do idoso demonstra estar em discordância do que a família admite como sendo o melhor para ele.
	
	A família tiver posse de algum documento legal que a autorize a representar o idoso em situações jurídicas.
	
	O idoso não possuir condições financeiras para sustentar suas decisões.
	 
	Há a comprovação da incapacidade mental do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509750974)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A OMS (Organização Mundial de Saúde) em seu Relatório Mundial sobre Violência e Saúde, um extenso documento publicado em Outubro de 2002, define violência como:
		
	 
	O uso intencional de força física ou poder, real ou em forma de ameaça, contra si próprio, contra o outro, ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha probabilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
	
	Ações contra um grupo ou comunidade que venham a evidenciar preconceito ou ações contra indivíduos que possam produzir lesão ou prejuízo monetário.
	
	A ação que praticada contra outros produza danos econômicos, morais, físicos ou psicológicos, desde que esta não tenha sido autorizada ou estimulada pelo outro.
	
	O uso intencional ou não de força física sobre terceiros que possa vir a produzir algum tipo de dano físico ou ações direcionadas para obter benefício próprio em detrimento do prejuízo ou dano de alguém.
	
	Qualquer tipo de ação, física ou ideológica, que resultena extinção da condição de saúde de pessoas ou comunidades.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes