Buscar

AV2 WEB AULA 09 CONTEUDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 – WEB AULA 09 
LEI 11.343/06
O art. 33 da lei 11.343/06 é uma norma penal em branco, pois necessita de complementação para estabelecer-se o que é “Droga”. Essa norma complementar geralmente é um decreto, expedido pela Anvisa.
Condutas permanentes
A grande maioria das condutas previstas nos artigos 28 e 33 são consideradas permanentes.
Exemplo: guardar, transportar, ter em depósito.
Quando são condutas permanentes a crime passa a ser permanente (a todo minuto a conduta é renovada).
Enunciado 711 do STF, o Direito intertemporal
Diz que: “a lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior a cessação da continuidade ou da permanência”. 
Sendo assim se observarmos a literalidade da súmula concluiremos que ela contrapõe o princípio da retroatividade e ultra atividade da lei penal mais benéfica, que excepcionalmente nos casos de crime continuado e crimes permanentes.
À divergência doutrinária com relação à aplicação desta súmula no que se refere aos artigos 28 w 33 da lei 11.343/06.
Se o crime permanece (continua) e se existir uma lei ou aplicação mais grave/severa, com maior punibilidade esta lei será aplicada independentemente e sem o princípio da ultra atividade da lei anterior.
Distinção entre Uso e Tráfico
Esta distinção esta enunciada no §2º do art.28 da lei 11.343/06.
O tráfico privilegiado
O tráfico privilegiado está previsto no §4º do artigo 33 da lei 11.343/06. Sua natureza jurídica é ad causa de diminuição de pena e o STF entendeu ser possível a aplicação do artigo 44 do código penal.
-------
A figura do informante. 
O artigo 37 tipifica a conduta daquela pessoa que colabora como o informante, com grupo, organização, ou associação que tenha a finalidade da pratica dos crimes do artigo 33 e 34.
Explicação: é o informante do criminoso, que de alguma forma presta informações uteis a u bando criminoso.
Se o informante for funcionário público e esse com a sua conduta também cometer um crime contra a administração púbica, responderá em concurso de crimes.
O artigo 36 traz a figura típica, caput e parágrafo primeiro da lei de maneira reiterada ou não, a pena para este crime é a reclusão de 3 a 10 anos e o pagamento de 700 a 1.200 dias multa.
Trata-se de figura incriminadora de maior gravame com relação a antiga redação do artigo 14 da lei 6368/76, no que diz respeito a multa. Sendo assim a lei 6368/76 irá contra agir. 
Com relação ao art. 288 CPB\’ e art. 8º da lei 8.072/90 aplica-se o princípio da especialidade devendo então ser observado o art. 35 da 11.343/06.
OBSERVAÇÃO: o art. 40 da referida lei 11.343/06 traz as causas de aumento de pena, distribuídas em 7 incisos e aplicadas aos crimes cometidos nos artigos 33 ao 37.
TRANSNACIONALIDADE DO TRAFICO DE DROGAS (tráfico internacional de drogas)
Será transnacional o delito que ultrapassar os limites da soberania nacional, com ou sem identificação de vínculo entre nacionais e estrangeiros. Neste caso a competência para processar e julgar os crimes será, segundo a Constituição da justiça federal.

Outros materiais