Buscar

AV 1 - DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: NPG1009_AV1_201507333341 » DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201507333341 - CRISTIANO RAFAEL BRÊTTAS
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,2 de 6,0         Nota do Trab.: 1        Nota de Partic.: 2        Data: 24/09/2015 08:24:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201507937762)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	De acordo com Libâneo a diferença fundamental entre a pedagogia tecnicista/comportamental e a pedagogia neotecnicista com a pedagogia baseada nos conteúdos culturais é que:
		
	
	As duas primeiras valorizam apenas a memorização, a avaliação dos resultados e a segunda, tem como finalidade ideológica favorecer e resgatar o projeto histórico social da elite.
	 
	As duas primeiras valorizam o papel da educação enquanto preparação do educando para o mundo do trabalho e a segunda defende que a emancipação do ser humano está diretamente relacionada à sua participação consciente como sujeito na sociedade, na cultura e na história.
	
	As duas primeiras valorizam mais o processo de ensino através da aquisição de informações de forma recorrente do que a aquisição crítica dos conteúdos de natureza cultural.
	
	Na pedagogia ¿de conteúdos culturais¿, valorizam-se os conteúdos compreendidos como universais acumulados historicamente pela humanidade e que são, constantemente, criticados a reelaborados, em função das diferentes realidades sociais.
	
	As duas primeiras se preocupam em promover processos que visam aumentar a produtividade e eficiência do aluno e a segunda tem finalidades sociopolíticas para emancipação das classes trabalhadoras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507937716)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	Partindo do trecho abaixo recolhido do seu material didático aponte a resposta que NÃO é a melhor estratégia pedagógica para solucionar o problema existente no ensino superior com relação à autoria do aluno: ¿Sobretudo para o professor universitário, a disseminação do acesso à internet traz ainda o desafio do plágio nos trabalhos acadêmicos. Não que ele já não existisse anteriormente, mas é recorrente na fala dos professores do Ensino Superior, a constatação de um aumento considerável dessa estratégia estudantil, o que obriga professores a desenvolverem, também eles, estratégias de enfrentamento do problema¿.
		
	
	Oferecer sugestões que enriqueçam os trabalhos apresentados e defender junto ao aluno que ele é capaz através de leituras de acrescentar qualidade aos seus próprios textos.
	
	Conscientizar o aluno que o plágio de trabalhos alheios é contra a ética profissional e não pode ser aceito como algo natural e decorrente dos tempos modernos.
	
	Criar um clima de debate, diálogo e de discussões em sala de aula incentivando e motivando os alunos a assumirem as suas ideias, refletindo sobre o que os autores dizem sobre os temas estudados, mas assumindo os seus próprios argumentos, mesmo que sejam frágeis e incompletos.
	 
	Analisar o trabalho do aluno apontando todos os trechos copiados e pedindo que o refaça e proibindo o uso da internet em trabalhos da sua disciplina.
	 
	Estimular o aluno a escrever e realizar o diálogo entre autores que tratam de um tema, apresentando as suas críticas e sugestões.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507978735)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Especialmente no contexto de uma perspectiva crítica e intercultural não podemos pensar no processo de ensino dissociado do processo de aprendizagem, cabendo ao professor se questionar sobre o que fazer, porque fazer, como fazer e pra quem fazer. Isso significa dizer que NÃO podemos dicotomizar: MARQUE A INCORRETA
		
	
	teoria e prática
	
	conteúdo e forma
	 
	saber popular e cotidiano
	
	ensino e pesquisa
	
	universidade e sociedade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507978737)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	O professor é considerado a autoridade moral e intelectual para o estudante. O conhecimento, os conteúdos das disciplinas e os valores sociais não são questionados. O conhecimento é a verdade que é imposta de fora para dentro e deve ser apropriado pelo sujeito, a quem cabe a sua assimilação, memorização e repetição. A organização do poder no interior das instituições de ensino é marcada por relações hierárquicas, rígidas e autoritárias. Trata-se do modelo:
		
	
	sócio-cultural
	
	liertador
	
	humanista
	 
	tradicional
	
	cognitivista
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507978740)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	Tratar da diversidade cultural brasileira, reconhecendo-a e valorizando-a, bem como tratar da superação das discriminações aqui existentes significa atuar sobre uns dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária, ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais democrática. É um imperativo de trabalho educativo voltado para a cidadania crítica, uma vez que tanto a desvalorização cultural - traço bem característico da nossa história de país colonizado - quanto á discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, cabe ao professor para tentar dar conta desse objetivo adotar como fundamento da prática: MARQUE A FALSA:
		
	 
	o currículo pensado e vivido
	
	a criticidade dos fatos
	
	a dialogicidade
	
	o multiculturalismo
	 
	a hegemonia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507978727)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Tardif, Lessard e Lahaye (1991) afirmam que "os professores ocupam uma posição estratégica no interior das relações complexas que unem as sociedades contemporâneas aos saberes que elas produzem e mobilizam com diversos fins". Longe de ser uma ocupação secundária ou periférica, o trabalho docente constitui uma das chaves para a compreensão das transformações sociais. É de extrema responsabilidade, pois envolve a formação de outras pessoas, exigindo do profissional da educação reflexão, conscientização sobre o que está fazendo e porquê. Isso significa dizer que a prática pedagógica deve ser:
		
	
	informal
	
	aleatória
	
	ativista
	 
	fundamentada
	
	espontânea
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507632751)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior, o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor:
		
	 
	Entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização e autonomia intelectual.
	
	Compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
	
	Aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
	
	A assimilação das experiências e aquisições das gerações adultas é condição de sobrevivência das gerações mais novas, e, até mesmo, da sociedade.
	 
	Dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507632997)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	A diversidade, a pluralidade cultural, a heterogeneidade que marca uma sala de aula talvez represente para nós, professores, um grande problema se não formos capazes de enfrentar essa mesma diversidade, se não formos capazes de lhe conferir sentido. Quando o professor desenvolve esse saber necessário de lidar com a diversidade, significa que ele:
		
	
	comparar os alunos uns com os outros
	 
	  se posiciona diante do outro não com tantas certezas
	
	define previamente o conceito de bom e mau aluno
	
	respalda a prática na pedagogia tradicional
	
	propõe um modelo de aluno ideal
	
	
	 9aQuestão (Ref.: 201507632965)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	 Assinale qual alternativa NÃO corresponde à Educação Tradicional:
		
	
	 Fragmentação do conhecimento
	 
	 Contextualização do processo de ensino aprendizagem
	
	 Conhecimento transmitido como verdade absoluta
	
	 Aprendizagem mecânica
	
	 Hierarquia dos saberes
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507633001)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Cada vez mais, movimentos e organizações têm questionado o universo escolar. Tem sido discutido o quanto é preciso reinventar a escola tornando-a mais que um espaço de disseminação do conhecimento socialmente produzido, um lócus diferenciado de diálogo, intercâmbio de diferentes experiências educativas. Espaço dinâmico de articulação entre os vários agentes educativos que se encontram numa determinada comunidade. Espaço para o exercício do debate, da análise crítica, para o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens. Logo, o professor respaldado nessa linha de pensamento deve ser aquele que adota uma prática respaldada no modelo pedagógico:
 Marque a INCORRETA
		
	
	 Crítico
	
	Progressista
	
	  Libertador
	 
	  Tradicional
	
	  Dialógico
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 22/09/2015 até 01/10/2015.

Outros materiais