Buscar

Psicopatologia quest 5 perguntas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA
QUESTIONÁRIO 1 – AV2
No DSM-5, a categoria Transtorno de Sintomas Somáticos e Transtornos Relacionados inclui uma série de transtornos que compartilham uma mesma característica. Qual característica é essa? 
R: A característica é que os transtornos de sintomas somáticos e outros transtornos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
(Não tenho certeza dessa resposta, por favor consultem o material de vocês pra ter certeza)
Considerando que tanto no Transtorno de Sintomas Somáticos quanto no Transtorno Conversivo o indivíduo apresenta sintomas somáticos, cite e explique um aspecto que pode ser utilizado para diferenciar esses dois transtornos. 	
R: No transtorno conversivo, o sintoma inicial é a perda de função (por exemplo, de um membro), enquanto no transtorno de sintomas somáticos o foco é no sofrimento que os sintomas específicos causam.
(Resposta copiada da pagina 314 do DSMV)
Qual a principal característica do Transtorno Conversivo? Cite dois sintomas que costumam ser encontrados nesse transtorno.
R: A principal característica do Transtorno Conversivo é que não existe compatibilidade entre as condições médicas encontradas por exames fisiológicos e neurológicos e os sintomas encontrados no paciente. Dois sintomas são: paralisia ou presença de movimento anormal.
(Informações: pag. 316 DSMV)
Qual a principal característica do Transtorno Factício? Qual a diferença entre o Transtorno Factício Autoimposto e o Transtorno Factício Imposto a Outro? 
R: O transtorno factício é a falsificação de sintomas ou sinais, associados à fraude identificada. A diferença entre ambos é que o autoimposto consiste em que sujeito direcione a falsificação da doença para si próprio (Ex: eu tenho uma doença incurável) e o imposto a outro consiste em que o paciente direcione a falsificação da doença a outra pessoa (Ex: Meu filho tem uma doença incurável).
(Informações: 325p DSMV)
Cite e explique qual critério pode ser utilizado para realizar o diagnóstico diferencial entre o Transtorno Factício e a Simulação? 
R: O critério que pode ser utilizado é o critério C, já que no transtorno factício a pessoa não falsifica a doença com a intenção de obter vantagem. Já na simulação a falsificação da doença é feita com a pretensão de se obter alguma vantagem (Ex: indenização, faltas ao trabalho, vantagens sociais, etc),
(Informações: 327p DSMV)

Outros materiais