Buscar

Caso concreto semana 01

Prévia do material em texto

Da leitura do m material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03- 39, responda: 
É correto afirmar ar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com 
Frequência? Explique s sua resposta. 
Entende-se que sim, pois, conforme análise do autor a partir é possível conceber a hipótese de uma pessoa viver uma vida inteira sem necessidade de conhecer o direito das sucessões, ou a maior parte do direito de família (casamento, regimes de bens), ou até mesmo as partes mais significativas do direito das coisas. Mas não é possível viver à margem daquelas atividades do dia-a-dia regidas pelo Direito das Obrigações. 
Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios. 
O princípio da eticidade impõe a boa-fé objetiva e a propriedade às relações jurídicas. O princípio da socialidade de a observação a boa-fé. Portanto, princípios plenamente aplicáveis às relações obrigacionais, ainda mais quando se considera a obrigação como um processo.
Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e est ado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação. 
O dever jurídico se c contrapõe a o direito subjetivo, tratando -se, portanto, de um comando emanado do direito objetivo, impondo -se a todos, como o dever de não danificar o patrimônio alheio. Obrigação é um a relação jurídica de caráter patrimonial e transi tória entre credor e devedor que possui por objeto o cumprimento de uma prestação como aquela que decorre de um contrato de compra e venda. O ô nus se caracteriza pela necessidade de se observar um determinado comportamento para obtenção de uma vantagem em proveito próprio, como levar registro no Cartório de Títulos e Documentos um contrato para g erar efeitos em face de terceiros. O estado de sujeição se caracteriza quando a pessoa é obrigada a se sujeitar a um a determinada situação como é o caso dos impedimentos matrimoniais. Trata -se de poder jurídico do titular do direito, não havendo correspondência a qualquer outro dever. 
A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, 
Portanto, trata-se de dever derivado, com o caso das indenizações. 
Caso Concreto 2 
Identifique as fontes d as seguintes obrigações: 
1-Obrigação alimentar decorrente de parentesco. Obrigação Legal 
2-Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. Ato Ilícito 
3-Pagar uma recompensa. Ato Unilateral/ Declaração Unilateral de Vontade 
4-Pagar o café com prado na cantina durante o intervalo. Obrigação de dar coisa certa mediante contrato 
5-Pagar uma nota promissória. Obrigação de dar coisa certa contrato 
 
Questão Objetiva 
Assinale a alternativa correta: 
a) A obrigação se refere a um dever de realizar uma prestação, portanto, é dever jurídico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda. 
b) A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de um a obrigação, tratando-se, portanto, de dever jurídico originário, com o é o caso do dever de indenizar. 
c) A servidão é um a espécie de obrigação? propt er rem ? Uma vez que limita a fruição e a disposição da propriedade. 
d) A obrigação de pagar o condomínio é considerada um ônus real. 
e) O vínculo jurídico é considerado o elemento abstrato ou imaterial das obrigações um a vez que é o liame que une o sujeito ativo ao sujeito passivo, conferindo ao primeiro o direito de exigir do segundo um a determinada prestação. 
Letra E é a correta. Letra A - a obrigação é um dever jurídico originário. Letra B - a 
Responsabilidade é um dever jurídico derivado. Letra C - a servidão é considerada uma 
Obrigação com ônus real. Letra D - a obrigação é pagar o condomínio é “propter r em”.

Continue navegando