Buscar

AV 1 2015 - MÉTODO DE ENSINO E TÉCNICA DE PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	
	 
	 Fechar
	Avaliação: NPG1008_AV1_201507333341 » MÉTODO DE ENSINO E TÉCNICAS DE PESQUISA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201507333341 - CRISTIANO RAFAEL BRÊTTAS
	Professor:
	CRISTIANE DE CARVALHO GUIMARAES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 4,2 de 6,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 12/03/2016 08:26:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201507947861)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	A entrevista é uma técnica de pesquisa que permite uma maior aproximação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. É nesse espaço que serão travadas relações de interação com a implicação do entrevistador e do entrevistado. Selecione o item que NÃO está relacionado com a Entrevista:
		
	
	Segue um roteiro prévio, mas, nesse caso, o pesquisador tem a liberdade de incluir nela outros itens que, porventura, apareçam ao longo do evento.
	 
	O entrevistador participa da situação e incorpora-se ao grupo como um elemento da comunidade estudada.
	
	É uma conversa intencional, geralmente entre duas pessoas, embora por vezes possa envolver mais pessoas, dirigida por uma das pessoas, com o objetivo de obter informações sobre a outra.
	
	Realizada a partir de perguntas formuladas e padronizadas antecipadamente. Aqui, não há espaço para a alteração dos tópicos elencados de forma prévia. A intenção dessa padronização é obter respostas que poderão ser analisadas e comparadas depois.
	
	Realizada livremente a partir da escolha de um tema. Trata-se de uma espécie de conversa com o entrevistado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507947853)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Quem empreende uma pesquisa busca informações relevantes para desenvolver seu trabalho e procura organizá-las de forma cuidadosa e metódica. Severino (2007, p. 34) diz que [...] a pesquisa é fundamental, uma vez que é através dela que podemos gerar o conhecimento, a ser necessariamente entendido como construção dos objetos de que se precisa apropriar humanamente. Existem várias formas de classificar as pesquisas. A partir do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa. Identifique a ideia de Pesquisa Qualitativa.
		
	
	Inicia com o estudo de certo número de casos individuais, quantifica fatores segundo um estudo típico, servindo-se, frequentemente, de dados estatísticos, e generaliza o que foi encontrado nos casos particulares.
	
	Essa abordagem é mais utilizada nas ciências duras ¿ as chamadas Ciências Exatas ¿ e pretende a generalização dos achados na investigação. Quando envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
	 
	Quando considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
	
	Preocupa-se, sobretudo, com a quantidade de dados observados, a partir dos quais são elaborados mapas estatísticos que servem de referência para posteriores análises.
	
	Normalmente são contatadas muitas pessoas. Os marketeiros usam a informação assim obtida para desenhar estratégias e planos de marketing.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507947851)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Ao tentar entender o que é ser humano, o pesquisador se dá conta de que há inúmeras possibilidades válidas de compreender e explicar essa construção, ou seja, o modo de ser e de agir do indivíduo. Dessa forma, o tipo de pesquisa do qual você lança mão é o que vai determinar a obtenção de resultados confiáveis que possam ser analisados e apreendidos. Partindo dessa ideia, encontramos vários tipos de pesquisa e deve selecionar o item relacionado com a Pesquisa Bibliográfica.
		
	
	Tem por base a procura de documentos de origem primária que podem ser encontrados em arquivos, fontes estatísticas e não escritas.
	
	Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost - facto.
	
	Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento.
	
	Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.
	 
	Tem como objetivo a investigação de um problema a partir de referências teóricas publicadas em livros, periódicos etc. Essa pesquisa pode ser realizada de forma independente ou como parte de outros tipos de investigação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507947854)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	A aluna Maria Antônia cursa a disciplina Metodologia da Pesquisa e está elaborando o seu Projeto de Pesquisa. A partir do aporte teórico que começou a estabelecer, explora e a organiza o material de sua pesquisa, a fim de ter em mãos o suporte necessário para empreender o estudo que pretende. Ela está ciente de que essa busca também pode ser feita por meio dos recursos da internet, mas tanto o material físico quanto o virtual precisam ser checados em termos de seriedade e confiabilidade. Identifique a etapa vivenciada pela aluna Maria Antônia.
		
	
	Problematização / Definição do problema
	 
	Referências
	 
	Referencial Teórico
	
	Justificativa
	
	Metodologia
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507947849)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Quando pensamos em pesquisa relacionamos isto a um laboratório, um cientista, livrarias e pilhas de livros. A ideia da busca, da investigação vai muito além. O sentido da procura e da investigação (de outras formas e ideias mais atualizadas) é importante para o aprimoramento do profissional. Por essa razão, essa prática deve estar sempre presente no processo de formação do profissional. Identifique o entendimento de pesquisa.
		
	
	Um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com quem fazer. Para existir é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos.
	 
	É um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento.
	
	É considerada como produto do planejamento, compreendido como um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto.
	
	Como o próprio nome indica, é lançar para frente, dando sempre a ideia de mudança, de movimento, representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.
	
	É um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507947859)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	A escolha dos instrumentos de coleta de dados é fundamental para o objeto de estudo e o tipo de pesquisa que desenvolvemos. Afinal, determinados temas de investigação implicam o uso de ferramentas específicas. Analise os itens abaixo e selecione o que está relacionado com o Questionário.
		
	
	Realizado livremente a partir da escolha de um tema. Trata-se de uma espécie de conversa com o entrevistado.
	
	Segue um roteiro prévio, mas,nesse caso, o pesquisador tem a liberdade de incluir nela outros itens que, porventura, apareçam ao longo do evento.
	 
	É interessante que, antes de desenvolver a pesquisa, valide esse instrumento de estudo, realizando um pré-teste desse instrumento com um grupo menor de pessoas.
	
	O observador permanece fora da realidade que se propôs a observar como objeto de estudo e não interfere na situação, assumindo o papel de espectador.
	 
	Deve ser criado a partir dos resultados de outros estudos ou de uma teoria, da qual podemos tirar nossos pressupostos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507947846)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Ao produzirmos conhecimento mobilizamos nossos sentidos e nossas capacidades intelectuais, processando, de alguma forma, as informações absorvidas. Essas sensações são transformadas por nosso intelecto em ideias, reconstruindo as realidades com as quais lidamos e construindo outras tantas. O conhecimento produzido pode ser organizado em diferentes níveis e cada um dos níveis possui as suas próprias características. Analise as características: Real (factual) / Contingente / Sistemático / Verificável / Falível / Aproximadamente Exato. Essas características correspondem a um dos níveis do conhecimento e escolha abaixo a opção que define esse nível de conhecimento.
		
	
	Ao contrário das áreas específicas das ciências, é muito abrangente e preocupa-se com as inúmeras questões da realidade humana, seguindo à procura de respostas mais profundas que nos fazem refletir, mesmo amparados pela razão.
	
	Pretende encontrar a verdade não pelo caminho da investigação, mas pela revelação, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana, ¿pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do absoluto¿.
	 
	É relativamente recente na história do mundo ocidental. Esse saber tem pouco mais de 400 anos e foi consolidado entre os séculos XVI e XVII, com Galileu Galilei (1564-1642). Contudo, conforme aponta Rampazzo (2013), isso não quer dizer que não havia conhecimento rigoroso e metódico antes desse período.
	
	Atualmente, esse tipo de saber tem sido alvo de interesse da ciência. Afinal, trata-se de um conhecimento historicamente construído antes da sistematização dos métodos, o que vem trazendo muitas pistas para investigações mais profundas e ordenadas.
	
	O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a razão de ser das coisas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508027563)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Ao produzirmos conhecimento mobilizamos nossos sentidos e nossas capacidades intelectuais, processando, de alguma forma, as informações absorvidas. Essas sensações são transformadas por nosso intelecto em ideias, reconstruindo as realidades com as quais lidamos e construindo outras tantas. Identifique o Conhecimento Filosófico.
		
	
	É aquele construído de ideias repetidas que podem ou não fazer parte do nosso cotidiano.
	
	É aquele construído no dia a dia, em nosso cotidiano.
	
	É relativamente recente na história do mundo ocidental. Esse saber tem pouco mais de 400 anos e foi consolidado entre os séculos XVI e XVII, com Galileu Galilei (1564-1642).
	
	Trata-se de um saber baseado na fé, mesmo partindo de reflexões racionais e sistemáticas.
	 
	É muito abrangente e preocupa-se com as inúmeras questões da realidade humana, seguindo à procura de respostas mais profundas que nos fazem refletir, mesmo amparados pela razão.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507947844)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Como afirma Rampazzo (2013, p. 18): [...] a complexidade do real, objeto do conhecimento, ditará, necessariamente, formas diferentes de apropriação por parte do sujeito cognoscente. Essas formas darão os diversos níveis de conhecimento [...]. De acordo com o autor, de forma didática, o conhecimento pode ser estruturado e organizado nos seguintes níveis:
		
	
	Popular ou Racional / Científico / Filosófico / Teológico
	
	Sistemático / Científico / Filosófico / Teológico
	
	Popular ou do senso comum / Científico / Assistemático / Teológico
	
	Popular ou do senso comum / Científico / Filosófico / Factual
	 
	Popular ou do senso comum / Científico / Filosófico / Teológico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507978773)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	Com relação à formulação do problema de pesquisa, assinale a afirmativa CORRETA.
		
	
	Deve ser formulado sob a forma de uma afirmação
	
	Tem caráter mais geral do que o tema
	 
	Pode admitir uma solução impossível
	
	É desnecessário no início da pesquisa
	 
	Expressa relações entre duas ou mais variáveis
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/03/2016 até 22/03/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais