Buscar

A importância da música para Educação Infantil Brasileira

Prévia do material em texto

A importância da música para Educação Infantil
Partindo do pressuposto que a criança traz para a escola um conhecimento prévio e que o profissional da Educação Infantil deve explorar e estimular esses conhecimentos durante o seu desenvolvimento, tomamos a música como forma indispensável para o ensino-aprendizagem na educação infantil.
Desde muito cedo, antes mesmo de nascer, a criança já está em contato com a musicalidade, na voz de seus pais, nas canções que sua mãe canta para ela enquanto ainda está no ventre e após seu nascimento esse processo continua durante muitas fases do desenvolvimento dela.
De acordo com as aulas ministradas pelo professor Marcos Antônio, percebemos que a criança aprende através da brincadeira, do lúdico, das descobertas e experiências concretas, e a música proporciona todas essas aprendizagens no espaço escolar.
O profissional, por sua vez, necessita de formação musical para essa tarefa, porém, se não tiver, ainda assim deve ter um olhar de construção juntamente com os alunos através de atividades com músicas selecionadas de acordo com a faixa etária e o objetivo que ele pretende alcançar com aquelas crianças.
Através da música, a criança trabalha o seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, e é muito importante no processo de inclusão pois pode trabalhar também a socialização, a cooperação e a conscientização das crianças durantes as atividades musicais desde muito pequenas.
Apesar de sua importância, muitas escolas e professores trabalhou a música de forma errada, apenas para apresentar conteúdos ou apresentações em projetos e festas na instituições de ensino. Muitos profissionais desconhecem a lei que rege o ensino da música e qual a finalidade da mesma, por isso e de extrema importância a formação continuada e reuniões pedagógicas para que os pedagogos focam uma ponte entre esses profissionais e os conhecimentos de novas práticas de ensino-aprendizagem e novas práticas reflexivas em relação a educação.
 Por fim, concordamos que o profissional é mediador no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança e que por esse motivo necessita ser um pesquisador em constante busca de saberes e ressignificações. 
Resumo 
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da música no desenvolvimento da criança no processo educativo e seu espaço no contexto escolar e social. A partir da LDB 9394/96 também será apresentado um breve histórico da música como conteúdo obrigatório na educação básica, das dificuldades do professor em planejar aulas dessa disciplina. O tema proposto será abordado com base em leituras de trabalhos acadêmicos, observações realizadas durante as aulas de CPME de Artes e Educação Infantil elaboradas e ministradas pelo Professor Marcos Antônio da Silva da Universidade Estácio de Sá e de pesquisas através de textos em sites educativos. Partindo destes referenciais teóricos realizaremos um texto crítico e uma proposta de projeto de intervenção sociopolítico, objetivando a valorização da pedagogia e da educação infantil como prática inclusiva e sua importância para a construção das estruturas de conhecimento e para a promoção humana.
Introdução
Através do presente trabalho, o grupo realizará um estudo sobre a importância da música na educação infantil. A música é uma linguagem universal que está presente desde a antiguidade e faz parte da vida da criança desde o ventre da mãe até os dias atuais. A música faz parte da sociedade em que a criança está inserida e ela necessita de um olhar adulto para dar sentido a tantos gêneros musicais. Essa mesma música provoca sentimentos diversos nos adultos e por isso a criança também tem essas emoções proporcionadas através das canções. A musicalidade desenvolve na criança a interação, a criatividade, o desenvolvimento de suas capacidades motoras, afetivas e cognitivas, além de inseri-las cada vez mais na sociedade em que vive. 
Ao professor de educação infantil, cabe através de seus conhecimentos transformar essa música em processos de aprendizagem para seus alunos inserindo aulas dinâmicas, com jogos, brincadeiras, parlendas, confecção de instrumentos musicais, formação de bandinhas, entre outras que possam despertar e estimular o interesse de seus alunos pela música.
Enfim a escola pode apresentar diversos projetos para integrar a música a sua estrutura pedagógica e o professor não precisa ser formado em música, basta ser criativo e ter vontade de aprender com seus alunos nas trocas de conhecimentos, não obrigatoriamente com intensão de formas músicos, e sim de socializar a turma através de algo que é mútuo e prazeroso para ela.
O trabalho apresentará ainda um texto crítico relacionando o tema música com a atividade proposta anteriormente pelo professor Marcos Antônio; apresentará uma apreciação crítica sobre as práticas estruturadas sócio historicamente, constituídas e constituidoras dos indicadores do desenvolvimento da criança em contexto; e, por fim, um texto elaborando uma proposta de projeto temático, de intervenção sociopolítica, objetivando a valorização da pedagogia da educação infantil como prática de inclusão social e a importância para a construção das estruturas de conhecimento para a promoção humana. 
Desenvolvimento 
O ensino da música na educação infantil.
A música é uma linguagem fundamental que está presente na vida do homem desde a antiguidade sendo traduzidas através de sons que são capazes de expressar diferentes sentimentos e reações nas pessoas. Está presente em diferentes culturas, representadas em danças comemorações e rituais e manifestos variados. Geralmente a música é apresentada a criança ainda no ventre da mãe através de canto para acalmar, ao nascer elas reconhecem em seu cotidianos cantigas de ninar, comer que fazem parte de sua rotina.
Os pais e familiares ouvem e leva, as crianças a terem contato com diversos gêneros musicais antes mesmo de chegar a escola e na mesma deve se sistematizar esse conhecimento adquirido previamente pela criança no seu contexto sociocultural.
Segundo a LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional faz-se obrigatório o ensino de arte na educação básica.
No art.26§2°. “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.” (Brasil,1996)
A música faz parte da arte e com a aprovação da lei 11.769 em 18 de Agosto de 2008, dispõe a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas de educação básica. (Brasil,1996)
Essa obrigatoriedade do ensino da música foi resultado de um processo de luta histórica de músicos e educadores que buscavam o reconhecimento da importância da música no processo de formação integral dos estudantes.
Por tanto o trabalho com a música tem muito a oferecer para o desenvolvimento da criança em suas diferentes fases do conhecimento.
Os professores nesses casos, não precisam necessariamente serem mestres em música, basta ter a sensibilidade e interesse em estimular e apresentar a música a seus alunos, criando neles o hábito de participar desse conhecimento fora das datas comemorativas escolares (instituídas como importante).
A música mexe não só com a audição da criança, mas com todo o corpo, corpo físico, corpo que sente, expressa, corpo que fala e necessita de movimentos para se manter vivo.
Através da música o professor leva a criança a interagir, pular, brinca, descobrir, aumentar e diminuir o seu ritmo, desenvolvendo assim a sua atividade motora. ]
A música também é uma forma de trabalhara inclusão de alunos com necessidades especiais. Através da música a criança trabalha a cooperação, a percepção, a socialização o processo de aceitação do outro com suas bagagens culturais de raça e se entender também como sujeito de direitos. 
	 Dimensão
	 Objetivos
	 Ações
	 Envolvidos
	Estratégia
	
	
	
	Processos
	
	
	
	Competências
	
	
	
	Papéis
	
	
	
Letra da música:
“Pindorama, Pindorama
É oBrasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal
Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel
Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal
Bem ali Cabral viu
Dia 22 de abril
Não só viu, descobriu
Toda a terra do Brasil
Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui
Pindorama, Pindorama
Já falavam tupi-tupi
Só depois, vêm vocês
Que falavam tupi-português
Só depois com vocês
Nossa vida mudou de uma vez
Pero Vaz, Pero Vaz
Disse em uma carta ao rei
Que num altar, sob a cruz
Rezou missa o nosso frei
Mas depois seu Cabral
Foi saindo devagar
Do país tropical
Para as Índias encontrar
Para as índias, para as índias
Mas as índias já estavam aqui
Avisamos: "olha as índias!"
Mas Cabral não entende tupi
Se mudou para o mar
Ver as índias em outro lugar
Deu chabu, deu azar
Muitas naus não puderam voltar
Mas, enfim, desconfio
Não foi nada ocasional
Que Cabral, num desvio
Viu a terra e disse: "Uau!"
Não foi nau, foi navio
Foi um plano imperial
Pra aportar seu navio
Num país monumental
Ao Álvares Cabral
Ao El Rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda quem me ouviu
Vou dizer, descobri
O Brasil tá inteirinho na voz
Quem quiser vai ouvir
Pindorama tá dentro de nós
Ao Álvares Cabral
Ao El Rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda quem me ouviu
Vou dizer, vem ouvir
É um país muito sutil
Quem quiser descobrir
Só depois do ano 2000”

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes