Buscar

Resumo para prova de Direito empresarial

Prévia do material em texto

Resumo empresarial. Feito por Luiz Felipe Lucas.
Conceitos 
Empresário: Art 966 CC. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Três pressupostos: atividade econômica; organizada; habitual.
Observação: 
Art970 CC. A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes.
Diferentemente de um empresário comum, o empresário rural não é obrigado a se registrar. Ele é considerado regular mesmo sem se registrar. Mas pode se registrar se assim for do seu interesse. Mas não é obrigado. 
A inscrição do empresário deve ser feita no Registro Público de empresas mercantis da respectiva sede, na junta comercial. O seu registro é constitutivo e opcional.
(Art 968CC) Na inscrição deve conter nome, nacionalidade, domicílio, estado civil, regime de bens(se casado), a firma com a respectiva assinatura autógrafa, o capital, o objeto e a sede da empresa. 
Empresa: atividade econômica que será desempenhada por uma pessoa física ou jurídica.
Estabelecimento empresarial: o conjunto de bens corpóreos e incorpóreos (nome empresarial...) que o empresário reúne para exploração e desenvolvimento de sua atividade econômica.
Usucapião: Desapropriação de um imóvel em favor de uma pessoa que esteja dando um fim prático a ele.
Junta Comercial: A junta comercial é uma instituição jurídica que registra todos os atos relacionados à sociedade empresarial, ou seja, sua constituição, os aumentos ou reduções de capital, seus administradores e representantes, fusões e transformações, concordatas e falências, entre outras funções.
A Junta Comercial também legaliza os livros de comércio, que são obrigatórios para todas as sociedades empresariais.
4 pressupostos para o estabelecimento de uma atividade empresarial (Elementos de empresa): tecnologia, insumo(ou marketing), capital e mão-de obra.
Preposto: Uma pessoa escolhida para gerir aquela atividade e representar a empresa. O preposto existe pelo fato de uma empresa tendo tantas filiais é impossível para o gerente administrar tudo. O preposto não pode ser responsabilizado pelo que é dito no tribunal, por algum delito. Como ele está representando, a pena cai sobre a empresa. O preposto somente pode ser responsabilizado em dois casos:
Se ele representar ao mesmo tempo, duas empresas concorrentes gerando uma concorrência desleal.
Se ele praticar atos além do que era permitido. Não foi acordado entre a empresa e o preposto. 
Carta de preposição: Autorização escrita para o desempenho da preposição. Sem ela o preposto não pode fazer-se substituir no desempenho da preposição.
Atividade empresarial: Que tem elemento de empresa. 
Observação: Uma atividade civil pode tornar-se empresarial se tiver elemento de empresa. 
Capacidade de direito: Nasce com a pessoa. Ex: Direito à vida do nasciturno.
Capacidade de fato: Seria a Legitimidade.
Empregado: Tem carteira de trabalho registrada. Trabalhador é um conceito mais amplo.
Ato declaratório: Declara algo pré-existente. A natureza do registro de empresa é apenas declaratório.
Ato constitutivo: Declara a instituição.
Tipos de empresa
Microempreendedor individual: Regime de empresa em que o número de sócios é de apenas um, o titular(pessoa física), com faturamento anual de até 36 mil reais. O titular responde integralmente; não há separação entre patrimônio pessoal e de empresa. O capital social é livre.
Empresário individual: Regime de empresa em que número de sócios é apenas um com faturamento anual livre. A responsabilidade empresarial cai sobre o capital do empresário e o capital social é livre.
Sociedade Anônima: Regime de empresa no qual o número de sócios é de pelo menos dois e sem número máximo, com faturamento anual livre. A responsabilidade empresarial é proporcional à participação acionária de cada sócio. Capital social é livre.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Regime de empresa no qual o número de sócios é de um titular, que pode ter sociedade com outra empresa, desde que não seja da mesma modalidade. O faturamento anual é livre. A responsabilidade empresarial remete-se somente ao patrimônio da empresa; não envolve o patrimônio pessoal do empresário. O capital social não deve ser inferior a 100 vezes o maior salário mínimo vigente. 
Empresa Limitada Normal: Regime de empresa no qual o número de sócios é de no mínimo dois e sem número máximo, com faturamento anual livre. A responsabilidade empresarial é limitada ao capital social da empresa e o capital social é livre. 
Sociedade Simples: Atividade Econômica sem intuito de lucro. Exemplos: Instituições religiosas, sindicatos, cooperativas, fundações, organizações não governamentais. 
Direito empresarial e o ordenamento 
Ferrer Correia: Destinado a estabelecer a disciplina jurídica privada das empresas
Fontes:
Primárias: lei, jurisprudência, doutrina.
Secundárias: princípios gerais do direito, analogia, usos e costumes.
Autonomia:
Didática: princípios, disciplinas próprias.
Formal: divisão dos tribunais. No caso das comarcas do interior vai para a civil. 
Juridica: Art 2 inciso 21 Atribui à União o poder de legislar.
Características:
Onerosidade: função social da empresa, lucro.
Dinamismo: Difícil no Brasil. O processo de registro é demorado. Mito a ser alcançado.
Instrumentalidade: Forma. Formatos específicos que a burocracia exige.
Massificação: Popular, deixar mais comum. Exemplo são as MEI.
Internacionalismo: O código civil brasileiro é uma cópia do italiano.
Requisitos para o exercício da atividade empresarial
Art 967 É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
O registro do empresário é obrigatório. Por isso existe uma diferença entre empresário de fato e empresário de direito.
Empresário de fato: Sem registro. Exerce atividade, mas não é reconhecido juridicamente.
Empresário de direito: Registrado.
Um empresário pode estar na ilegalidade ou na irregularidade.
Ilegalidade: Nunca procurou se registrar.
Irregularidade: Se registrou, mas está inadimplente com algumas obrigações desse registro (Imposto de Renda, emissão de notas fiscais...). Uma empresa que esteja na irregularidade pode ficar com restrição: sem fazer grandes movimentações no banco.
Do registro de sociedade de advogados
Lei 8906-art 15 Sociedade de advogados será constituída no regime de sociedade simples. Registrada na seccional da OAB na sua sede. Será recolhido ISS.
Capacidade:
O empresário deve ser maior de 18 anos para exercer atividade empresarial e estar em gozo de plenas capacidades físicas e psíquicas (capacidade civil). 
A incapacidade para menores pode ser cessada conforme o art 5 do CC pela concessão dos pais, casamento, exercício de emprego público efetivo, pela colação de grau em curso de ensino superior; pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.
Outro caso em que o menor poderá assumir está previsto no art 974 do CC no qual postula que “Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.”
Os bens do menor adquiridos antes de assumir a empresa ficarão impenhoráveis. Será nomeado um tutor para o menor que poderá ser quem irá gerir a empresa.
Legitimidade:
Para se estabelecer uma empresa é importante salientar que o art 977 prevê uma certa limitação para cônjuges. 
Art 977. Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória. 
Esses dois regimes impedem que os cônjuges contratem sociedade (comunhão universal e separação obrigatória). 
Proibidosde exercer atividade empresária:
São proibidos de exercer atividade empresária além dos incapazes previsto no art 5 do CC ( pessoas que não estão em pleno gozo da capacidade civil), servidores públicos federais, estaduais e municipais, senadores, deputados, presidentes, cônsules, nos seus distritos, (exceto os não remunerados), militares ativos das três armas, leiloeiros, médicos relacionados ao ramo farmacêutico, magistrados e falidos não reabilitados.
Obrigações gerais do empresário 
Registro na junta comercial
Escrituração contábil regular
Demonstrações contábeis periódicas
Art 1184 CC. No Diário serão lançadas, com individuação, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.
Escrituração:
Natureza gerencial
Função documental(obedece a certos critérios uniformes e a certos parâmetros) e fiscal (maior e melhor controle do seu negócio).
Livros:
Diário: receita e despesa (dia a dia). Pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica.
Razão: é lançada por natureza (conta de luz, conta de água). Auxilia o Diário.
Livro caixa: escrituração mais simplificada (para pequenas empresas).
Inventário: Patrimônio; bens móveis. 
Memoriais:
Registro de empregados: lança ficha dos funcionários.
Atas de assembleias: Registro das decisões de reuniões.
Parcerias: Contratos.
Transferência de ações ou livro de ações: Só é obrigatório a empresas configuradas como Sociedades Anônimas.
Registro de duplicatas: São obrigatórias somente aos que emitem duplicata mercantil ou de prestação de serviços.
Observação:
O MEI está dispensado de manter qualquer tipo de escrituração.
O Estatuto da Empresa de Pequeno Porte (denominação dada a lei complementar 123 de 2006) dispensa o livro diário ao Micro Empresário e o Empresário de Pequeno Porte optantes pelo Sistema Simplificado de Pagamento de Tributos (SIMPLES) e o Micro Empreendedor Individual (MEI). 
Empresas de pequeno porte que não optaram pelo SIMPLES devem manter o livro caixa.
Requisitos:
Intrínsecos: Art 1183. A escrituração será feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contábil, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.
Extrínsecos: Art 1181. Salvo disposição especial de lei, os livros obrigatórios e, se for o caso, as fichas, antes de postos em uso, devem ser autenticados no Registro Público de Empresas Mercantis.
Princípio do sigilo comercial:
Exceções: 
Autoridades judiciárias: Art 1191. O juiz só poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração quando necessária para resolver questões relativas a sucessão, comunhão ou sociedade, administração ou gestão à conta de outrem, ou em caso de falência.
Autoridades fiscais: Os livros não devem ser expostos. Fiscal não pode invadir estabelecimento e pegar à força os livros. 
Demonstrações contábeis periódicas:
Levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico. Período de 01/01 à 31/12. 
Agência, corretagem e representação comercial
Agência: Agente distribuidor. Vende os produtos.
Corretagem: Não vende o produto em si. Ele aproxima as partes interessadas(Proprietário e inquilino).
Representação Comercial: Exemplo das concessionárias. Compra o veículo da montadora e revende para o consumidor. 
Antigamente as montadoras eram responsabilizadas por vícios de fabricação. Atualmente é vedado num contrato de representação comercial uma cláusula deocredéria.
Falência 
Empresário Individual: Perde tudo, menos bens impenhoráveis. Só é considerado personalidade jurídica para fins fiscais. 
EIRELI: Perda limitada. Perde apenas o capital investido. EIRELI foi criada para acabar com as sociedades faz de conta. O problema da EIRELI é que a constituição veda a vinculação do salário mínimo. 
Empresa comum: Perde o capital social investido na empresa.
Estabelecimento empresarial
Competência processual: O foro competente é a sede da empresa. Citação será na sede da empresa por exemplo.
Valor do estabelecimento 
Fundo de empresa: Valor agregado ao referido conjunto, em razão da mesma atividade. Atributo do estabelecimento empresarial que considera seu valor econômico enquanto universalidade bens.
Valor agregado: Valor econômico adicionado ou simplesmente valor adicionado ou, ainda, valor agregado é uma noção que permite medir o valor criado por um agente econômico.  
Sobrevalor: 
Azienda: entidade considerada distintamente de seu proprietário, constituindo em si um patrimônio autônomo, sem dependência do patrimônio individual dos sócios que a compõem.
Conjunto de elementos (bens materiais ou imateriais) que servem ao comerciante, ou ao industrial, para que desempenhe suas atividades produtivas.
As aziendas são entidades econômicas administrativas. 
Atributos
Aviamento: À aptidão do estabelecimento para gerar lucro, como exposto, dá-se o nome de aviamento, o que os portugueses denominam de aptidão lucrativa
 Consumidor: aquele que adquire mercadorias, riquezas e serviços para uso próprio ou de sua família; comprador, freguês, cliente.
Trespasse
Definição: É uma forma de contrato que tem por objetivo a transferência da titularidade de um estabelecimento comercial. Diz-se que ocorre o trespasse quando o estabelecimento deixa de fazer parte da propriedade de um empresário e passa para a propriedade de outro. Ao assumir a posição de empresário, o adquirente deve arcar com todos os contratos celebrados pelo alienante, por força da atividade exercida.
Art 1145 [...] A eficácia da alienação do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação.
O trespassante (quem vende) deve avisar os credores e se eles não se pronunciarem em 30 dias será presumida a concordância.
Observação: Existem dois tipos de contratos. Os translativos e o constitutivos. 
Os translativos transferem a titularidade e os constitutivos não transferem a titularidade. 
O contrato de trespasse é um contrato translativo.
Após o contrato o trespassante só poderá estabelecer empresa de mesmo ramo após 5 anos.
Dívida vincenda: Após o contrato, o trespassante terá 1 ano de solidariedade. Depois disso o vendedor não é mais solidário. 
Art 1146. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, e, quanto aos outros, da data do vencimento.
Elementos imateriais do estabelecimento
Nome empresarial: Art 1155. Considera-se nome empresarial a firma ou a denominação adotada, de conformidade com este Capítulo, para o exercício de empresa.
Art 1156. O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade.
Título do estabelecimento: Identifica a empresa, geralmente formado por um elemento fantasia, utilizado na fachada da sede ou filial da empresa, também protegido pelas regras do NOME EMPRESARIAL a partir do registro da atividade empresária na junta estadual.
Marca: Identifica produtos e serviços, diferenciando-os no mercado, identificando-os por sinais distintivos nominativos - palavras escritas ou pronunciadas ou figurativas - sinais ou logos e tem proteção a partir de seu registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, garantindo ao seu titular o seu uso exclusivo em vista da ANTERIORIDADE do registro, sendo que o USO ORIGINAL há pelo menos 6 meses quando se deu o registro também tem proteção em nossa lei.
Shopping Center: um centro comercial planejado sob uma administração única, composto de lojas destinadas à exploração comerciale à prestação de serviços, sujeitas a normas contratuais padronizadas, para manter o equilíbrio da oferta e da funcionalidade, assegurando a convivência integrada e pagando um valor de conformidade com o faturamento.
 Cláusula res sperata: É a retenção dos valores pagos pelo lojista aos empreendedores do Shopping Center. Significa uma compensação pela importância despendida nos estudos técnicos procedidos pelos empreendedores, envolvendo pesquisa de mercado, estudo de viabilidade econômica, de projetos, garantia de reserva de espaço e direito de participar da estrutura organizacional do empreendimento.
Associação de lojistas: entidade responsável pela arrecadação, organização e gestão do chamado Fundo de Promoções. É uma pessoa jurídica, associação sem fins lucrativos, pelo qual determinado número de pessoas se unem para cumprir determinadas finalidades ou objetivos previamente definidos em prol de uma atividade em comum. 
Franquia: Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatícios.
Objetivos:
Franqueador: Expansão da marca de sua propriedade e recebimento.
Franqueado: Investimento em marca consolidada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes