Resumo para prova de Direito empresarial
9 pág.

Resumo para prova de Direito empresarial


DisciplinaDireito Empresarial I27.697 materiais118.467 seguidores
Pré-visualização3 páginas
e à prestação de serviços, sujeitas a normas contratuais padronizadas, para manter o equilíbrio da oferta e da funcionalidade, assegurando a convivência integrada e pagando um valor de conformidade com o faturamento.
 Cláusula res sperata: É a retenção dos valores pagos pelo lojista aos empreendedores do Shopping Center. Significa uma compensação pela importância despendida nos estudos técnicos procedidos pelos empreendedores, envolvendo pesquisa de mercado, estudo de viabilidade econômica, de projetos, garantia de reserva de espaço e direito de participar da estrutura organizacional do empreendimento.
Associação de lojistas: entidade responsável pela arrecadação, organização e gestão do chamado Fundo de Promoções. É uma pessoa jurídica, associação sem fins lucrativos, pelo qual determinado número de pessoas se unem para cumprir determinadas finalidades ou objetivos previamente definidos em prol de uma atividade em comum. 
Franquia: Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatícios.
Objetivos:
Franqueador: Expansão da marca de sua propriedade e recebimento.
Franqueado: Investimento em marca consolidada.