Buscar

Plano de aula 1 - Direito Civil I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá – Campus: São Gonçalo
Curso de Direito do Segundo Período 
Disciplina: Ciência Política
Docente: Marcelo dos Santos Garcia Santana
Discente: Carlos Daniel Aguiar Rial
Plano de aula 1. 
Avaliação Prática Teórica
Em reportagem constante em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/06/20/201cdesinteressepor-politica-ameaca-a-democracia201d, o filósofo francês Francis Wolff, um ardoroso defensor da democracia, afirmou que um de seus alvos no estudo da política é exatamente o apolitismo. Em sua opinião, o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia, ao fomentar entre outros males a ação do que chama de políticos profissionais. Livre de cobranças, esse grupo teria o hábito de aprovar ou impor medidas descoladas das verdadeiras necessidades e desejos dos cidadãos. Por isso, para o filósofo, o apolitismo, seria a recusa dos cidadãos, explícita ou implícita, em participar da vida da comunidade política e das escolhas que essa comunidade faz, ou seja, seria o desinteresse pela coisa pública.
Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Aula 1, responda: 
a) A verdadeira concepção de política se coaduna com o desinteresse da coisa pública pela cidadania?
RESPOSTA: 
Não. De acordo com Aristóteles, a política é uma continuação da ética, só que aplicada à vida pública; isto é, formas de governo capazes de propiciar uma melhor maneira de viver em sociedade. 
Nesse sentido, pode-se perceber que evidentemente a verdadeira concepção de política passa longe do desinteressa da coisa pública pela cidadania; ou seja, se a verdadeira concepção de política é contemplar os interesses da sociedade, logo se espera que esta se interesse em participar ativamente da política, para assim exercer seu direito pela busca à cidadania. 
Portanto, fica notória a congruência entre a participação pública e a eficácia do conceito real de política.
b) Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que "o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia"? Justifique sua resposta. 
Sim. O conceito de democracia definido pela Embaixada Americana, é governo do povo, de modo que subtende-se que a democracia é sujeita os governos ao Estado de Direito, assim cada pessoa terá a garantia da proteção e respeito de seus direitos pelo órgão do judiciário. Além disso, haja vista que a política interfere cotidianamente à democracia, fica claro que o desinteresse dos cidadãos a ameaça, uma vez que isto remete a altos índices de politicagem, logo a altos números de corrupção, que influi a máquina de poder público. Cabe salientar, ainda, que os países menos escolarizados são os que tem maior desempenho no que se refere aos números de corrupção, uma vez que a falta de acesso à educação ocasiona o mencionado desinteresse populacional à política; como é o caso da Somália, Sudão do Sul e Síria, considerados respectivamente pela revista Exame os países mais corruptos do mundo.
Portanto, a afirmação do filósofo Francis Wolff é correta, pois o desinteresse da população não apenas ameaça a democracia, mas a fere direta e objetivamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes