Buscar

Inspeções de Segurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como sabemos, o acidente é a consequência de diversos fatores que, combinados, favorecem a ocorrência do mesmo. Assim, a inspeção de risco ou de segurança é uma vistoria técnica feita nos locais de trabalho, áreas externas e instalações, observando os riscos existentes no ambiente, exemplo: falta de protetores em máquinas, protetores danificados, funcionando mal ou mal usados, desordem, desarrumação, disposição de materiais de maneira perigosa, uso de equipamentos de forma insegura, falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPI), falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção coletiva (EPC), etc.
 Outro fator importante a ser observado numa inspeção é o estado de conservação de materiais como: máquinas, mangueiras, cabos, ferramentas, escadas, EPI’s etc., que devido a seu uso frequente leva a desgastes naturais que deterioram gradualmente, e esta pode ser descoberta antes de causar danos pessoais, materiais e até ao meio ambiente.
 Quando detectamos estes problemas com antecedência, as informações são repassadas aos responsáveis para manutenção evitando assim acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Portanto, a inspeção é um instrumento fundamental para se obtiver um retrato qualitativo do ambiente laboral, onde a partir dai podemos elaborar medidas preventivas e corretivas.
 É muito importante localizar situações que possam provocar acidentes e tomar as medidas prevencionistas necessárias. Por isso, o Profissional da Segurança do Trabalho e / ou o membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) deve percorrer todo o ambiente para identificar fatores que poderão ser causa de acidentes. Feito isto, o responsável deve tomar as devidas providências.
 A maioria dos acidentes é uma combinação de condições inseguras do ambiente e atos inseguros dos trabalhadores, por exemplo: se os trabalhadores não fizerem absolutamente nada num local que ofereça risco, eles não serão feridos. Por outro lado, se um trabalhador fosse executar uma tarefa sem qualquer ferramenta ou material de segurança, a probabilidade de ocorrer um acidente seria grande. Logo, todo acidente envolve ações e condições físicas. Assim, o gerenciamento da segurança deverá enfocar as condições inseguras do ambiente e o comportamento do trabalhador que irá executar as ações.

Outros materiais