Buscar

Conteúdo 3 - Conceitos de Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental:
 
I – Na Conferência de Tbilisi (1977), a Educação Ambiental foi definida como “uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques multidisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade”.
 
II – Os que convivem com a Educação Ambiental se depararam com uma surpreendente diversidade sob o guarda-chuva dessa denominação. Atualmente, podemos encontrar uma gama imensa de conceitos, práticas e metodológicas que, por sua vez, ora se subdividem, ora se antagonizam, ora se mesclam.
 
III – Não é tarefa fácil analisar, qualificar e adjetivar a educação ambiental. Suas práticas têm sido categorizadas de muitas maneiras: Educação Ambiental popular, crítica, política, comunitária, formal, não formal, para o desenvolvimento sustentável, para a sustentabilidade, conservacionista, socioambiental, ao ar livre, entre tantas outras.
 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
D) As questões I, II e III estão corretas. 
JUSTIFICATIVA: Todas corretas por referência ao conteúdo.
2) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental referente ao Conservacionismo: 
I – Com significativa presença nos países menos desenvolvidos, ganha grande impulso com a divulgação dos impactos sobre a natureza causados pelos atuais modelos de desenvolvimento. Sua penetração no Brasil se dá a partir da atuação de entidades conservacionistas como a UIPA e a FBCN, e da primeira tradução para o português de um livro (Tanner, 1978) sobre educação ambiental.
 
II – Esta corrente é mantida no país especialmente por ONGS de origem internacional que se dedicam à proteção, conservação e preservação de espécies, ecossistemas e do Planeta como um todo; à conservação da biodiversidade; às questões do aquecimento global e o efeito estufa; ao enfrentamento da questão da rápida deterioração dos recursos hídricos; ao diagnóstico e análise dos grandes fenômenos de degradação da natureza, incluindo a espécie humana como parte da natureza; ao estudo e formulação de banco de dados que sirvam de base para a conservação e utilização dos recursos naturais.
 
III – Na última década, no entanto, a atuação destas instituições no Brasil tem se alterado substancialmente. Com freqüência, elas mantêm programas de Educação Ambiental, com as comunidades do entorno de suas áreas de atuação, com caráter prioritário de disponibilizar informações sobre os ecossistemas em estudo, mas também agregando projetos de inclusão social e emancipação política.
 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
C) As questões II e III estão corretas;
JUSTIFICATIVA: I) Com significativa presença nos países mais desenvolvidos, ganha grande impulso com a divulgação dos impactos sobre a natureza causados pelos atuais modelos de desenvolvimento. Sua penetração no Brasil se dá a partir da atuação de entidades conservacionistas como a UIPA e a FBCN, e da primeira tradução para o português de um livro (Tanner, 1978) sobre educação ambiental.
3) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental referente ao Socioambientalismo:
 
I – Tem suas raízes mais profundas fincadas nos movimentos de resistência aos regimes autoritários na América Latina. No Brasil, esses ideais foram constitutivos da educação popular que rompe com a visão tecnicista, difusora e repassadora de conhecimentos. Paulo Freire teve papel preponderante na defesa deste tipo de educação e inspirou centenas de educadores brasileiros e em todo mundo que romperam com a visão tecnicista e reprodutora de conhecimentos para construir uma educação emancipatória, transformadora, libertária.
 
II – Uma importante vertente da Educação Ambiental se inspira nos ideais da ditadura militar de restrições da Educação Popular e lhe acrescenta a dimensão ambiental buscando compreender as relações de patriotismo, a fim de eliminar os conflitos socioambientais.
 
III – Entre as principais expressões desta corrente estão o histórico seringalista Chico Mendes e sua discípula Marina Silva, hoje Ministra do Meio Ambiente. Seus pressupostos apontam para o fomento de uma cultura de procedimentos democráticos; de estímulo a processos participativos e horizontalizados; de formação e aprimoramento de organizações, de diálogo na diversidade; de auto-gestão política; de inclusão social e de uma organização social mais justa e eqüitativa.
 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
B) As questões I e III estão corretas; 
JUSTIFICATIVA: II) Uma importante vertente da EA se inspira nos ideais democráticos e emancipatórios da Educação Popular e lhe acrescenta a dimensão ambiental buscando compreender as relações sociedade e natureza para intervir nos conflitos socioambientais.
4) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental referente ao Desenvolvimento Sustentável e/ou a Economia Ecológica:
 
I – Vertente que surge na década de 70, inspirada no conceito de ecodesenvolvimento e no “O negócio é ser pequeno”. Ganha grande impulso na segunda metade da década de 80, quando governos e organismos internacionais começam a se preocupar com o futuro da vida no Planeta e passam a publicar documentos como “Nosso futuro comum” , a propor mecanismos de regulação do uso dos recursos naturais, a criar novas legislações. Se expressa hoje, sobretudo no chamado “Capitalismo Natural” e no Ecodesign, entendido como planejamento das intervenções antrópicas no ambiente, utilizando tecnologias e materiais desenhados ecologicamente.
 
II – De grande influência nos países do hemisfério norte, esta corrente representa um grande avanço no uso racional dos recursos naturais, na redução do consumo de energia, na minimização de emissão de gases poluentes, na redução e no tratamento dos resíduos, na ecoeficiência etc. Exerce grande influencia nos bancos internacionais e nos organismos multilaterais e em especial em documentos do PNUMA, FAO, UNESCO entre outros.
 
III – Seu sucesso está intimamente relacionado ao surgimento dos conceitos de “responsabilidade social e desenvolvimento sustentável”, frutos de décadas de trabalho dos movimentos da sociedade civil, especialmente o movimento feminista, de direitos humanos e o ambientalista que forjaram consumidores, eleitores e investidores mais exigentes.
 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
D) As questões I, II e III estão corretas 
JUSTIFICATIVA: Todas estão corretas.
5) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental referente à Ecopedagogia: 
I – Ecopedagogia tem como fundamento a concepção de Paulo Freire da educação como ato político que possibilita ao educando perceber seu papel no mundo e sua inserção na história. A ecopedagogia prega um olhar global a partir das práticas do cotidiano.
 
II – Na Ecopedagogia a noção de natureza está embasada na Hipótese de Gaia, de James Lovelock e no pensamento de Fritjof Capra e Leonardo Boff e está associada a elementos espirituais. Assim, os referencias teóricos que fundamentam suas práticas são: o holismo, a complexidade e a pedagogia freireana.
 
III – As duas últimas características da  Ecopedagogia, dão o tom da abordagem metodológica desta vertente que busca contribuir para a não alteração dos valores tradicionais para uma sociedade de consumo. Compreende a educação a partir de uma concepção ”dinâmica criadora e racional onde a harmonia ambiental supõe tolerância, respeito, da economia e da biodiversidade”.
 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
A) As questões I e II estão corretas
JUSTIFICATIVA: III) As duas últimas características, especialmente, dão o tom da abordagem metodológica desta vertente que busca contribuir para a formação de novos valores para uma sociedade sustentável.
6) Analise as afirmações abaixo sobre os Conceitos de Educação Ambiental referente à Educação para SociedadesSustentáveis:
 
I – Apresenta-se como uma possibilidade única de reconstruir nossa história, nossa relação com a natureza, como o desejo de construir uma nova globalização, verdadeira, solidária capaz de gerar valores que ofereçam novo sentido à existência humana no Planeta. A falência do modelo de desenvolvimento adotado pelos humanos nos últimos dez mil anos, a compreensão de que a dimensão social, econômica, ambiental, política e cultural de cada sociedade estão absolutamente interconectadas, a percepção de que a sustentabilidade só pode ser construída coletivamente através de um grande processo de mudança cultural aponta os caminhos para esta vertente da EA no Brasil, que apresenta características bastante peculiares e inovadoras.
 
II – Tomando como referência contribuições que a ciência e a tecnologia, especialmente na década de 90, trazem à ecologia e aos movimentos ambientalistas, esta nova vertente acrescenta a eles a sensibilidade social e a busca emancipatória advinda dos movimentos sociais. Na prática, busca aplicar cientificidade aos projetos educacionais, incorporando a eles o arcabouço científico da Teoria da Complexidade, da teoria dos Sistemas Vivos e do pensamento sistêmico sem, no entanto, deixar de contemplar a dimensão social, cultural e pedagógica da sustentabilidade.
 
III – Um dos pontos principais deste pensamento fundamenta-se nos princípios do respeito à diversidade, na inclusão, na horizontalidade e no trabalho em rede. É nesta corrente que está abrigada a pedagogia formulada pelo físico, ecologista e pensador Fritjof Capra, a alfabetização ecológica, que parte do pressuposto que a sobrevivência da nossa espécie no Planeta está diretamente vinculada à nossa capacidade de entender os princípios de organização que os ecossistemas desenvolveram para sustentar a teia da vida e assim obter o conhecimento e o comprometimento necessários para desenhar comunidades humanas sustentáveis.
 
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:
D) As questões I, II e III estão corretas; 
JUSTIFICATIVA: Todas devidamente corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes