Buscar

Aula 08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL I – DIREITOS SOCIAIS
Prof. Dr. Rafael Iorio
DIREITOS SOCIAIS
1- Os Direitos Sociais surgem, por meio de diversas Constituições, a partir do século XX, com a segunda geração de Direitos Fundamentais, que exige a prestação positiva do Estado através de políticas públicas, destinadas a reduzir as desigualdades sociais existentes e garantir uma existência humana digna.
DIREITOS SOCIAIS
2- Direitos fundamentais sociais - Consiste em um conjunto de direitos, mais precisamente de direitos sociais formado por bens e serviços públicos imprescindíveis a uma vida digna. 
3- Classificação dos Direitos Sociais segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988:
a) Artigo sexto: saúde, educação, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância,  assistência aos desamparados;
b) Os direitos trabalhistas elencados nos incisos do artigo sétimo;
c) Seguridade Social - artigos 194 a 204;
d) Ciência e Tecnologia - artigos 218 a 219;
e) Comunicação Social - artigos 220 a 224;
f) Meio ambiente - artigo 225;
g) Proteção aos índios - artigos 231 a 232;
h) Proteção à família, criança, adolescente e ao idoso - artigos 226 a 230.
DIREITOS SOCIAIS
Art. 6º -São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 
DIREITOS SOCIAIS
DIREITOS SOCIAIS
Até o advento do Estado do Bem-Estar Social, as relações eram simplesmente vistas como relações privadas, submetidas, desta forma, às normas de Direito Civil. 
Da ruptura privatista centrada no Código Civil decorreu o surgimento do Direito do Trabalho.
DIREITOS SOCIAIS
No contexto da crise do capitalismo o Estado assume a função de proteger a parte mais fraca das relações jurídicas, por meio da criação de mecanismos protecionistas que levam ao surgimento do Direito Social.
Constituição do México de 1917, a Constituição da Alemanha (Constituição de Weimar: autonomia coletiva da vontade e reconhecimento dos acordos) de 1919 e a criação da Organização Internacional do Trabalho, no mesmo ano.
No Brasil a Constituição de 1934. 
DIREITOS SOCIAIS
(Lochner v. New York)
Em 1905 foi prolatada decisão pela Suprema Corte dos EUA que pode ser utilizada para demonstrar os efeitos desta visão jusprivatista. O caso analisava a constitucionalidade de uma lei do Estado de Nova York que limitava a jornada de trabalho semanal dos padeiros (ten hours per day or sixty hours per week), em nome da proteção à saúde dos trabalhadores. 
DIREITOS SOCIAIS
(Lochner v. New York) ( cont.)
Por 5 votos contra 4, decidiu-se que aquela lei violava o direito à liberdade contratual: se as partes quisessem contratar uma jornada de trabalho superior àquela prevista na legislação ordinária, elas deveriam ter o direito de fazê-lo. Nota-se aí o predomínio do princípio da autonomia da vontade – pedra de toque do Direito Civil – sobre outros valores (a saúde dos trabalhadores- “it was a labor law attempting to regulate the terms of employment, and calling it an "unreasonable, unnecessary and arbitrary interference to contract.”(“Justice Rufus Peckham pela maioria”)
DIREITOS SOCIAIS
A RESISTÊNCIA JUDICIAL AO WELFARE STATE PROLONGOU-SE ATÉ O FIM DA DÉCADA DE 30
A partir desta decisão, a Suprema Corte entraria em uma polêmica fase, na qual funcionou como um freio às políticas de bem-estar social que o Governo Federal (Poder Executivo) tentava implementar. 
O atrito entre as instituições (Executivo x Judiciário) chega a um ponto quase insustentável, até que, em 1937, o Judiciário cede às transformações que levaram à crise do capitalismo liberal e começa a admitir as políticas sociais provenientes do Executivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais