Buscar

Aula 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL I – TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 
Prof. Dr. Rafael Iorio
NORMAS CONSTITUCIONAIS
Classificação das Normas Constitucionais
 
Quando a doutrina estabelece a classificação das normas constitucionais, ela está preocupada quanto ao instituto jurídico aplicado à generalidade das normas conhecido como eficácia jurídica, ou seja, os efeitos que essas normas produzirão no ordenamento jurídico e social. Sendo assim, estabeleceremos, dentre as diversas classificações existentes, a mais famosa entre nossos doutrinadores, visto que é a adotada pelo Supremo Tribunal Federal – STF, que é de autoria de José Afonso da Silva, onde as normas constitucionais são classificadas como  normas de eficácia plena, normas de eficácia contida e normas de eficácia limitada.
NORMAS CONSTITUCIONAIS
 
1)    Normas de eficácia plena – são aquelas que estão aptas a produzir todos os seus efeitos desde a entrada em vigor da Constituição. Desta forma, não necessitam de regulamentação infraconstitucional e possuem aplicabilidade imediata, direta e integral. Por exemplo: art. 5º, inciso II;
2)    Normas de eficácia contida – são aquelas que, assim como as de eficácia plena, produzem todos os seus efeitos. Entretanto, admitem serem restringidas ou contidas em seus efeitos por legislação infraconstitucional. Portanto, têm aplicabilidade imediata e direta, mas não integral, visto que admitem contenção em seus efeitos, como por exemplo a norma do art. 5º, inciso XIII;
NORMAS CONSTITUCIONAIS
 
3)    Normas de eficácia limitada – são aquelas que para a produção ampla de seus efeitos necessitam de norma infraconstitucional que as venham complementar. Assim sendo, enquanto não existir a legislação infraconstitucional elas não produzirão efeitos integrais, por isso, sua aplicabilidade é indireta, mediata e reduzida. Por exemplo: art. 37, inciso VII.
NORMAS CONSTITUCIONAIS
Classificação de José Afonso da Silva:
Eficácia Plena
Eficácia Contida
Eficácia Limitada
NORMAS CONSTITUCIONAIS
EFICÁCIA PLENA:
Aplicabilidade:
DIRETA
IMEDIATA
INTEGRAL
EFICÁCIA CONTIDA:
 Aplicabilidade:
DIRETA
IMEDIATA
POSSIVELMENTE NÃO INTEGRAL
NORMAS CONSTITUCIONAIS
EFICÁCIA LIMITADA:
 Aplicabilidade:
INDIRETA
MEDIATA
REDUZIDA
ESPÉCIES DE EFICÁCIA LIMITADA:
 Princípio programático
 Princípio institutivo 
 A eficácia mínima
 O gradualismo eficacial 
 A presunção de aplicabilidade imediata
NORMAS CONSTITUCIONAIS
O Fenômeno da Superveniência de Nova Constituição
 
A doutrina aponta ainda como tópico importante para o estudo das normas constitucionais, o problema que é acarretado para o ordenamento jurídico em relação ao processo legislativo quando da superveniência de uma nova Constituição. Para tanto, ela aponta três possíveis fenômenos a fim de solucioná-lo. São eles: a recepção, a repristinação, e a desconstitucionalização.
NORMAS CONSTITUCIONAIS
 TESE DA AB-ROGAÇÃO (REVOGAÇÃO TOTAL): toda Constituição anterior é revogada
 TESE DA DESCONSTITUCIONALIZAÇÃO: as normas da Constituição anterior são recebidas como lei ordinária havendo compatibilidade material
TESE DA REPRISTINAÇÃO
NORMAS CONSTITUCIONAIS
Desconstitucionalização – “É o fenômeno segundo o qual a Constituição derrogada, em relação àquelas normas que não se revelarem incompatíveis com a nova Carta, permanece vigente, mas com status de legislação infraconstitucional.” Celso Spitzcovsky.
NORMAS CONSTITUCIONAIS
Repristinação – “É o fenômeno que restaura a Constituição revogada por ter a Constituição que a revogou perdido a vigência sem que outra tivesse sido promulgada.” Celso Spitzcovsky.
NORMAS CONSTITUCIONAIS
 RECEPÇÃO: lei nasceu constitucional + compatibilidade material com a nova Constituição
 NÃO-RECEPÇÃO: lei nasceu inconstitucional + ainda que apresente compatibilidade material com a nova Constituição
 REVOGAÇÃO: lei nasceu constitucional + incompatibilidade material com a nova Constituição
NORMAS CONSTITUCIONAIS
Recepção – “É o acolhimento, pela nova Constituição, de todas as normas da ordem jurídica anterior que com ela se mostrem compatíveis. Não existe um procedimento formal voltado a verificar a recepção, ou não, de um ato normativo pela nova Constituição.” Celso Spitzcovsky.
NORMAS CONSTITUCIONAIS
EFICÁCIA DA NOVA CONSTITUIÇÃO
 RETROATIVIDADE MÁXIMA
 RETROATIVIDADE MÉDIA
 RETROATIVIDADE MÍNIMA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais