Buscar

Empregados e Empregadores, elabore um treinamento de integração de segurança para os colaboradores da empresa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A sua proteção é o mas importante. Não esqueça disso: Você é importante para sua Família e para Empresa.
A sua proteção é o mas importante. 
1
Objetivo geral do treinamento e fazer com os funcionários acompanhem as mudanças rápidas da tecnologia. Dentro dessa mesma ideia, Ishikawa afirma que a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa o que exige uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização.
O sucesso de uma organização esta na mão de um bom funcionário criativo que sabe gerar resoluções produtivas e que conduz as soluções criativas e aceitáveis. As mudanças tecnológicas ocorridas, no âmbito da organização levaram as pessoas a uma nova realidade. Os programas de treinamento e desenvolvimento precisam adapta-se, a demanda é imediata e diversificada, cada profissional precisa de informações especifica para seu trabalho no momento em que este é exercido. No entanto ,é sabido pelos profissionais da área que aprendizado não restringe à aquisição de conhecimento. Mudanças eficazes de comportamento a fim de melhorar o desempenho, promover a integração de equipes aumentar a produtividade precisam de uma mudança de atitude, de postura por parte de cada profissional. Muitas da dificuldades encontrada no ambiente de trabalho diz respeito ao relacionamento interpessoal e ao clima organizacional ,entretanto apenas palestras seminários e workshops, são considerados estímulos efêmeros, causam impacto, entretanto necessitam de cotinuidade.De acordo com Boog(1999) o treinamento quando bem definido é favorável para o desenvolvimento educacional da empresa nele as pessoas aprendem e ampliam seus conhecimentos, visando atingir objetivos específicos e predefinidos de interesse mútuo. O processo formal de educação dentro da empresa e chamado de treinamento. O treinamento é atividade responsável que dedica a transmissão de conhecimentos objetivando suprir deficiência, estimular e desenvolver habilidade potencialidades visando a um crescimento tanto ao aspecto profissional, cultural do individuo como da empresa, no que tange a obtenção e manutenção de uma mão de obra mais qualificada e preparada para assimilar e superar desafios. Este conceito necessariamente implica uma mudança de atitudes e de comportamentos. A própria evolução da administração de recursos humanos nos dá ideia bem clara disto, em que pese a necessidade de mantermos uma procuração constante quanto aos fatores formais e motivacionais do homem.
A importância da segurança no trabalho deve ser valorizada todos os dias pelas empresas e seus colaboradores devido sua relevância e deve ainda ser praticada por todos aqueles que amam seu principal patrimônio: a própria saúde!
Cada vez mais as empresas vêm adotando e implementando as práticas de segurança no trabalho, o que é uma excelente notícia tendo em vista que os índices de acidentes de trabalho são grandes ainda hoje. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 5 mil pessoas morrem por dia em consequência a acidentes ocorridos no ambiente de trabalho.
Com foco principal em garantir a segurança e prevenir doenças e acidentes de trabalho, toda empresa deve contar com uma equipe de profissionais em segurança do trabalho e, nesse artigo, você entenderá melhor qual a importância da segurança no trabalho e as vantagens que essa prevenção traz para as empresas não só financeiramente falando, mas também pensando na questão social. Confira!
Vantagens de investir na segurança do trabalho
É dessa forma que a segurança no trabalho deve ser encarada, como um investimento no material humano das empresas. Quando a prevenção ao acidente se torna prioridade, o ambiente fica mais leve, as pessoas se sentem mais motivadas e valorizadas aumentando sua produtividade, além da segurança, que é fundamental em todos os segmentos.
Isso proporciona também uma melhora na relação entre empregados e empregadores. Quando o funcionário percebe melhorias no ambiente de trabalho passa a confiar mais e a ter mais carinho e respeito com a direção da empresa. E o resultado certamente aparecerá na produtividade e na melhor qualidade dos serviços prestados pelos funcionários.
3
As Normas Regulamentadoras relativas à segurança e à medicina do trabalho são exigências obrigatórias e devem ser cumpridas pelos setores privados e públicos.
Os órgãos públicos que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), também devem cumprir todas as exigências de observância obrigatória. O descumprimento das Normas Regulamentadoras vigentes, no que se refere aos setores da segurança e da medicina do trabalho, ocasionará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação.
Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento de suas obrigações com a segurança do trabalho.
>> Cabe ao empregador:
a) cumprir as normas regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;
b) elaborar e divulgar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho;
c) informar aos trabalhadores:
os riscos profissionais nos locais de trabalho;
os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;
os resultados dos exames médicos, exames complementares e diagnósticos;
os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho;
d) permitir que os trabalhadores acompanhem a fiscalização da aplicação dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;
e) determinar os procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.
4
O que são agentes de risco? Os agentes de risco são substâncias que quando expostas no limite de tolerância podem causar danos à saúde do trabalhador. Por isso, os agentes de risco podem não ter consequências imediatas, pois podem depender de fatores como: tempo de exposição ao risco, intensidade, quantidade de agentes presentes no ambiente e mais. Além disso, os agentes de risco podem ser agentes ou situações que de alguma forma possam trazer, comprometer ou ocasionar danos: i) à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição; ii) à qualidade do trabalho desenvolvido; iii) aos animais; iv) ao ambiente. Os agentes de risco ou riscos ambientais são discutidos para elaboração e implementação de programas, como: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, entre outros.
5
Todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral.
EPI para garantir a saúde e proteção.
O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.
Para que uma empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus funcionários, é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais. Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigosos dentro de uma planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.
Importância do EPI
O EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de
forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.
É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização.
6
As situações de emergência pegam qualquer um de surpresa. E saber como agir diante delas pode evitar muitos transtornos futuros e até salvar uma vida, dependendo da gravidade do problema ou da demora em receber socorro.
A seguir, o médico Gilberto Anauate, do Pronto Atendimento do Hospital Santa Paula, ensina como você deve proceder diante dos dez acidentes mais comuns. Leia com atenção, imprima e deixe este mini-guia sempre a mãos.1. Cortes profundos
Limpe, de preferência, com água corrente não importa se o corte estiver ou não sujo. Na sequência, estanque com gaze ou um pedaço de pano ou toalha limpa. Nunca coloque nada dentro da ferida e procure um pronto socorro imediatamente.
7
O maior desafio diário, e vencer adversidade. Trabalho profundo, e diário, que devemos ter. 
8

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais