Buscar

CAIXA DE SKINNER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caixa de Skinner
Um dos príncipais objetivos da caixa de Skinner era introduzir estímulos logo após um determinado comportamento, para observar como os animais aprendiam a associar esses estímulos com o que haviam feito. Ao ser colocado pela primeira vez na caixa, tudo que o animal fizesse nos primeiros dez minutos era anotado. Esses comportamentos iniciais serviam para saber o que os animais faziam instintivamente, antes dos condicionamentos, e eram chamados de Nível Operante.
Expêriencia com o rato:
1º Deixa o animal 24h sem alimento e água;
2º Coloca numa caixa especial chamada de Caixa de Skinner, onde tem uma alavanca e ensina o animal a apertar a alavanca, pois só assim ele pode obter a refeição;
3º Após observar que ele já sabe perfeitamente como obter alimento, deve ensiná-lo que só receberá alimento se não apertar a alavanca.
Com essa experiência, ele condicionou o animal para ele obter algo desejado. Depois ele “descondicionou”, ou seja, anulou os efeitos de um condicionamento do animal.
No ser humano essa experiência é compatível , por exemplo quando viajamos e estamos procurando um lugar para comer, e vamos em tal lugar que não conhecemos e acabamos por gostar, na proxima vez voltaremos para o mesmo lugar ou seja já estamos condicionados. Só vamos "descondicionar" caso aconteça algum imprevisto e não conseguimos chegar ao local acostumado , assim começaria a procura por outro lugar.
Na caixa de Skinner continha um vidro transparente na frente, uma barra do lado direito, um local para o fornecimento de comida, uma luz e um alto-falante que poderiam ser acionados, sem falar na grade do chão que também poderia emitir pequenos choques elétricos ao comando do experimentador.Skinner descobriu que poderia “modelar” o comportamento do animal, ou seja se seu objetivo final era que o rato pressionasse a barra lateral, ele poderia liberar comida quando o rato, primeiro, olhasse pra barra, depois, quando se aproximasse da barra, quando a tocasse, e, finalmente, quando ele pressionasse a barra.
Em poucos minutos o comportamento que antes do condicionamento era emitido duas vezes em dez minutos, passava para oitenta ou mais vezes no mesmo intervalo de tempo.

Outros materiais