Buscar

PPE aulas 6

Prévia do material em texto

Abaixo estão descritas algumas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes. Marque a opção que apresenta uma atividade que se mostra coerente com o conceito de pesquisa, entendida como o estudo de uma questão que envolve o confronto entre os dados coletados e o conhecimento teórico acumulado sobre o assunto. 
		
	
	
	
	
	dever de casa envolvendo a busca de dados na internet sobre os principais desastres ambientais ocorridos neste século 
	
	
	levantamento de informações sobre as formas mais freqüentes de realizar a reciclagem do lixo domiciliar
	
	
	realização de exercícios sobre o papel dos diferentes ramos industriais na poluição do meio ambiente
	
	
	debate em sala sobre conseqüências ambientais relacionadas ao aquecimento do planteta e ao efeito-estufa
	
	
	desenvolvimento de um projeto teórico e prático sobre as possíveis formas de combater um problema ambiental identificado pelos alunos
	Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Duas são as abordagens metodológicas que perpassam o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento na área das ciências sociais: 1a) Pesquisa Quantitativa e 2a) Pesquisa Qualitativa. Assinale a resposta que caracteriza a PESQUISA QUANTITATIVA:
		
	
	
	
	
	Compreende o objeto de estudo a partir das condições históricas e sociais.
	
	
	Compreende o contexto sócio histórico do fenômeno estudado.
	
	
	Trabalha com universo de significados, motivos, crenças, valores e atitudes.
	
	
	Tem suas bases na matriz filosófica do positivismo de Augusto Comte.
	
	
	Salienta a importância da interpretação dos eventos.
	
	
	
		3.
		 Leia as sentenças abaixo e identifique as que caracterizam a PESQUISA QUALITATIVA. Em seguida, marque a única alternativa correta: I - Enfatiza indicadores numéricos e percentuais e apresenta gráficos e tabelas sobre os objetos ou fenômenos pesquisados. II - Implica na partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível (CHIZZOTTI, 2006). III - Fornece uma compreensão profunda de certos fenômenos sociais, apoiada em aspectos subjetivos. Pode ser aplicada em três diferentes situações: a) quando a evidência substitui a simples informação estatística relacionada a épocas atuais e/ou passadas; b) quando a evidência é usada para captar dados psicológicos que são reprimidos ou não facilmente articulados como atitudes e motivos e; c) quando a evidência foca, por meio da observação, indicadores do funcionamento de estruturas e organizações complexas que são difíceis de mensurar (medir). IV - As questões e os problemas para a pesquisa advêm de observações do mundo real e seus dilemas. A teoria surge durante a própria pesquisa e isso ocorre através da interação contínua entre a coleta e a análise de dados (STRAUSS; CORBIN, 1994). 
		
	
	
	
	
	As questões III e IV estão corretas
	
	
	As questões I, III estão corretas
	
	
	As questões I, II e III estão corretas
	
	
	As questões II e IV estão corretas
	
	
	As questões II, III e IV estão corretas
	Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Duas são as abordagens teórico-metodológicas que perpassam o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento na área das ciências humanas e sociais. São elas: 1a) Perspectiva Quantitativa e 2a) Perspectiva Qualitativa. Assinale a resposta que caracteriza a PESQUISA QUANTITATIVA:
		
	
	
	
	
	Envolve a coleta de materiais narrativos mais subjetivos e trabalha com universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes.
	
	
	Salienta a importância da interpretação dos eventos no contexto social e não controla o contexto da pesquisa, procurando compreender a realidade humana vivida socialmente.
	
	
	Decorre de uma perspectiva crítica e emancipatória que procura compreender o objeto de estudo a partir das condições históricas, econômicas, políticas e sociais da realidade.
	
	
	Tem suas bases firmadas nas ciências naturais e foi transposta para o campo das ciências humanas e sociais no século XIX através da matriz filosófica do positivismo de Augusto Comte.
	
	
	Salienta aspectos dinâmicos, holísticos (gerais) e individuais da experiência humana e compreende o contexto sócio histórico do fenômeno estudado.
	Gabarito Comentado
	
	
		5.
		 A pesquisa, por decorrer de uma prática humana, tem o seu caráter histórico-social, como também, político-ideológico. Em outras palavras, os resultados de uma pesquisa e a demonstração dos mesmos obedecem a critérios definidos pela própria razão e expressam uma determinada forma de compreensão da relação do homem com a natureza, consigo mesmo e com os demais seres humanos. Isto nos permite postular que a pesquisa científica não é ___________, mas intencional, por ser datada historicamente e por atender a determinadas necessidades construídas por grupos ou classes sociais em um contexto específico.
		
	
	
	
	
	Específica
	
	
	Neutra
	
	
	Necessária
	
	
	Real
	
	
	Objetiva
	Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Duas são as abordagens teórico-metodológicas que perpassam o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento na área das ciências humanas e sociais. São elas: 1a) Perspectiva Quantitativa e 2a) Perspectiva Qualitativa. Assinale a resposta que caracteriza a PESQUISA QUALITATIVA:
		
	
	
	
	
	Tem suas bases firmadas nas ciências naturais e foi transposta para o campo das ciências humanas e sociais no século XIX através da matriz filosófica do positivismo de Augusto Comte.
	
	
	É atemporal, isenta de valores e se propõe a conduzir o rumo da humanidade.
	
	
	Espera prever e determinar as ações humanas e procura pretensa neutralidade.
	
	
	Decorre de uma perspectiva crítica e emancipatória que procura compreender o objeto de estudo e/ou análise a partir das condições concretas da realidade.
	
	
	Utiliza regras da lógica e atributos mensuráveis da experiência humana, conhecida como ciência "hard" (dura e severa).
	Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Para Marx, a _______ é um falseamento da realidade que beneficia a elite, as classes dominantes. É uma "cortina de fumaça" que não permite a visão clara da realidade e faz com que a classe dominada não perceba sua condição de oprimida.
		
	
	
	
	
	Ciência
	
	
	Racionalidade
	
	
	História
	
	
	Política
	
	
	Ideologia
	Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A pesquisa científica não é neutra, mas sim:
		
	
	
	
	
	Intencional
	
	
	Absoluta
	
	
	Indeterminada
	
	
	Abstrata
	
	
	Nula

Outros materiais