Buscar

saude da criança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201407354270)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Índice de Apgar é utilizado na sala de parto para verificar a vitalidade e o valor prognóstico da criança logo após o parto. Quando um bebê apresenta alguma complicação durante o nascimento ao ponto de comprometer o escore de Apgar, algumas intervenções imediatas devem ser tomadas pela equipe que está assistindo o parto. Neste caso pode-se afirmar que:
		
	 
	Um bebê Pré termo, PIG, com peso ˂ 1500g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Pós termo, AIG, com peso de 3100g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Atermo, AIG, com peso ≥ 3200g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Pós termo, PIG com peso ˃ 2500g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Pré termo, AIG, com peso ≥ 2500g necessita de intervenção imediata
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407358206)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A espasticidade, comum em pacientes com paralisia cerebral, é o distúrbio motor que mais compromete e incapacita. Além de incomodo e limitante gera, por si só, danos graves ao paciente. Entre estes, podemos incluir:
		
	 
	Déficits motores, comprometimento das AVDs, dificuldade de posicionamento, contraturas, luxações, atrofia muscular.
	
	Déficits motores, déficits de atenção, déficits cognitivos.
	
	Déficits motores, hipotonia, dificuldade de posicionamento, contraturas, atrofia muscular, dor e deformidades.
	
	Déficit cognitivo, arreflexia, hipotonia, comprometimento das AVDs, dificuldade de posicionamento e dor.
	
	Déficits motores, dificuldade de posicionamento, contraturas, rigidez, atrofia muscular, hemiparesia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407354267)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação fisioterapêutica é um dos momentos mais importantes para o Fisioterapeuta traçar um perfil do desenvolvimento da criança e prescrever uma conduta que venha o máximo possível ao encontro das necessidades do paciente. Para isso, o Fisioterapeuta possui vários recursos avaliativos além de uma anamnese diferenciada. Sendo assim, marque a alternativa correta quanto ao que deve ser considerado em uma avaliação pediátrica: I-A história gestacional e saúde materna mesmo após o parto II-A história do parto e o índice de Apgar III-Se os reflexos e as reações correspondem a idade da criança IV-Se o pré natal foi adequadamente realizado
		
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	 
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407357604)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	B.F ,4 anos caminha com auxílio do andador em casa e na escola. Ainda que com utilização de calhas bilateral caminha na ponta de pé. A mãe disse que B. já fez uso da toxina botulínica, mas que os efeitos somente se prolongaram por 2 meses. B. senta preferencialmente sobre os joelhos, com as pernas para fora. Semi-ajoelhado não extende totalmente coxo-femurais, e apresenta reações de equilíbrio precárias. Engatinha sem dissociação de membros , praticamente arrastando os membros inferiores. Durante a avaliação da amplitude articular das articulações ,em especial, de membros inferiores verifica-se aumento do tônus extensor, sendo difícil movimentá-las. B. apresenta o que chamamos padrão em tesoura de pernas. Agora responda .Durante a avaliação de crianças espásticas como B., encontraremos as seguintes alterações de tonus :
		
	
	Movimentos involuntários característicos e alterações do tônus do tipo distonia
	 
	Hipertonia muscular extensora e adutora dos membros inferiores, observando-se aumento de tensão nos músculos quando passivamente alongados
	
	Importantes alterações do equilíbrio e da coordenação motora
	
	Rigidez e Sinal da roda dentada quando os músculos são alongados
	
	Movimentos vermiformes das mãos quando pega objetos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407905918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um estudo, realizado pela Universidade de Villejuif (França), revela que bebês nascidos entre 24 e 32 semanas de gestação correm mais risco de apresentar limitações motoras graves ou moderadas na infância. Foram analisadas mais de 2.900 crianças nascidas prematuramente, entre 24 e 32 semanas de gestação, e outras 667 crianças nascidas após a 39ª ou a 40ª semana. As crianças tiveram sua capacidade motora analisada ao nascer e, mais tarde, aos cinco anos de idade. Os resultados mostraram que a incidência de incapacidades motoras era maior nas crianças que nasceram prematuramente. Entre as crianças que nasceram de parto prematuro, 5% tinham alguma incapacidade grave; 9%, incapacidades moderadas e 25%, incapacidades menos graves. Já no grupo de crianças que nasceram após o período de gestação normal, os percentuais caíram para 0,3%, 3% e 8%, respectivamente. Considerando as informações acima, marque a alternativa correta;
		
	
	Aos profissionais de saúde cabe elaboração de estratégias eficientes de tratamento das doenças, deficiências e incapacidades e aos políticos elaboração de ações de saúde pública.
	
	Cabem, ao profissional da enfermagem, ações nos níveis primários e secundários de atenção à saúde da criança e ao fisioterapeuta apenas o tratamento das limitações motoras das crianças prematuras.
	 
	Considerando a relação entre incapacidade motora e prematuridade, cabe, também, ao profissional fisioterapeuta pensar em estratégias eficientes de prevenção da prematuridade, colaborando com ações para controle dos fatores de risco para prematuridade.
	
	Não há relação direta entre prematuridade e limitações motoras
	
	As incapacidades motoras são maiores em bebês pós-termo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais