Buscar

Educação ambiental 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Todos os conteúdos abaixo pertencem aos blocos temáticos do RCNEI, EXCETO:
	
	
	
	
	
	Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar;
	
	
	Os lugares e paisagens.
	
	
	Os seres vivos.
	
	
	Os fenômenos químicos.
	
	
	Objetos e processos de transformação.
	
	
	
		2.
		Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Faz-se necessário então, o estabelecimento de critérios para a seleção dos conteúdos, de acordo com os objetivos gerais da área e com os fundamentos apresentados nos PCNs. São eles:
I- Os conteúdos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno, de maneira que ele possa operar com tais conteúdos e avançar efetivamente nos seus conhecimentos.
II- Os conteúdos devem favorecer a construção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos interrelacionados, entre os quais o homem, agente de transformação.
III- Os conteúdos devem ser relevantes do ponto de vista social e ter revelados seus reflexos na cultura, para permitirem ao aluno compreender, em seu cotidiano, as relações entre o homem e a natureza mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.
IV- O ensino deve ser exclusivamente investigativo, transformando-se num ensino aberto onde o aluno seja sujeito ativo do processo educativo. Isto implica alterações em relação à maneira como muitos professores ensinam ciências. Como por exemplo, o livro didático deve ser o único suporte de aprendizagem.
Neste sentido, é correto afirmar:
	
	
	
	
	
	Apenas os itens II, II e IV estão corretos 
	
	
	Apenas itens I e IV estão corretos 
	
	
	Apenas o item I está correto 
	
	
	Apenas os itens I e III estão corretos 
	
	
	Apenas os itens I, II e III estão corretos 
	
	
	
		3.
		De acordo com o ensino de ciências no Ensino Fundamental, podemos afirmar que: 
	
	
	
	
	
	Mesmo com a tendência crescente para uma abordagem intercurricular, é importante que a ciência apareça, mas não podemos deixar de reafirmar que os conhecimentos da Matemática e da Língua Portuguesa, ainda devem ocupar lugar mais importante. 
	
	
	A formação de cientistas é a única razão para a necessidade de desenvolver o ensino de ciências nas escolas 
	
	
	As atividades baseadas em experiências práticas no ensino de ciências nas escolas já constitui uma realidade para a maioria dos profissionais das séries iniciais e, de fato, para todos os professores que trabalham nas salas de aula do Ensino Fundamental. 
	
	
	A ciência é um dos temas transversais do Currículo Nacional, não constitui como disciplina, mas contribui para a aquisição de habilidades básicas, incluindo habilidades de pensamento.
	
	
	As posturas envolvidas em ¿ser científico¿ geralmente envolvem curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza, criatividade e inventividade, ter uma mente aberta, reflexão crítica, cooperação com outras pessoas e sensibilidade aos seres vivos. 
	
	
	
		4.
		Em relação a Prática Docente em Ciências Naturais o professor deve explorar metodologias que propiciem situações individuais e coletivas como:
	
	
	
	
	
	Jogos e brincadeiras, uso de sucatas, teatro, filmes e vídeos, visitas a museus escolares e a criação de museu na escola. 
	
	
	Pesquisa em fontes como revistas científicas, livros disponíveis na biblioteca da escola, pesquisa em meios eletrônicos.
	
	
	Murais, jornais, murais nas bibliotecas, revistas e jornais de divulgação científica, livros de ficção científica ou de literatura; filmes na videoteca; exposições de curiosidades, demonstrações. 
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	Observações, questionamentos, formulações de hipóteses, experimentação, registro. 
	
	
	
		5.
		Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)  apresentam  uma abordagem de ensino que  possibilita aos estudantes, no que se refere ao ensino da Ciência, a superação do ensino passivo fundado na memorização de definições e de classificações sem significado para a vida. Dentro dessa abordagem o ensino de Ciências Naturais deve favorecer uma postura:
	
	
	
	
	
	da plena aceitação dos fenômenos da natureza.
	
	
	de se limitar apenas às informações;
	
	
	de aceitação definitiva de ideias e de informações;
	
	
	de favorecer   a autnomia e a independência;
	
	
	da ação reflexiva e investigativa
	
	
	
		6.
		Numa determinada aula de ciências, certo experimento é trabalhado como uma atividade acompanhada de um protocolo, onde se espera demonstrar um fenômeno já previsto. Após a realização do experimento os resultados diferiram do estabelecido no protocolo. Neste caso, o mais pedagogicamente correto a fazer é: (ENADE 2006)
	
	
	
	
	
	( )Levantar junto à turma a ideia de que, quando o experimento dá errado o mais correto a fazer é repeti-lo até se chegar ao resultado esperado, pois assim poupa-se tempo e energia com discussões irrelevantes. 
	
	
	( )Levantar junto à turma a ideia de que isso normalmente ocorre no fazer científico, e nestes Casos o experimento que deu errado deve ser descartado. 
	
	
	( )Investigar com a turma a atuação de alguma variável, de algum aspecto ou fator que não foi considerado em princípio ou que surgiu aleatoriamente. 
	
	
	( ) Desprezar o experimento realizado e repeti-lo. Observando o protocolo com mais cuidado. 
	
	
	( )Considerar o experimento que deu errado como se tivesse ¿dado certo¿, levando em frente suas considerações previamente preparadas independente desse contratempo. 
	
	
	
		7.
		Analise as afirmativas abaixo:
I) A estrutura conceitual de currículo apresentada pelos PCNs propõe uma organização curricular onde o conhecimento é desenvolvido através de sistemas de áreas e ciclos, interligados através de temas transversais como fonte de trabalho
II) A estruturação dos PCNs em áreas é uma reação à fragmentação excessiva do currículo disciplinar tradicional e uma postura em prol do conhecimento desenvolvido através da realização de trabalhos interdisciplinares.
Após a análise das afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	
	
	
	I e II são verdadeiras.
	
	
	I e II são falsas.
	
	
	I é falsa e II é verdadeira.
	
	
	O que torna a afirmação I falsa é o fato de que os PCNs estejam organizados em ciclos. Na verdade, não há uma divisão de conteúdos a partir de ciclos.
	
	
	I é verdadeira e II é falsa.
	
	
	
		8.
		O desenvolvimento da percepção e da observação nos estudantes é uma habilidade importante para o ensino de Ciências porque:
	
	
	
	
	
	permite a formulação de hipóteses.
	
	
	permite uma visão superficial dos fenômenos.
	
	
	permite o manuseio dos objetos estudados.
 
	
	
	permite a solução imediata dos problemas.
	
	
	permite a aplicação rígida do método científico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes