Buscar

AV 2 DIREITO CIVIL IV 5°

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  DIREITO CIVIL IV
	
	Simulado: CCJ0015_SM_201202243347 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 7,0 de 10,0
	Data: 19/11/2014 11:47:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202390671)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(OAB/FGV VI Exame Unificado) Diogo, proprietário de um terreno urbano localizado no Município de Vila Formosa, autorizou Rafael, dono de uma transportadora, a utilizar parte desse terreno como garagem. Passados alguns meses de uso, Rafael, sem autorização de Diogo, construiu um galpão coberto com objetivo de proteger sua frota da chuva e do sol. Com o crescimento dos negócios, Rafael ampliou o galpão e ali montou uma oficina para realizar a manutenção dos seus veículos. Verificando uma oportunidade de negócio, Rafael passou a prestar serviços mecânicos a terceiros. Considerando a situação hipotética e as regras atinentes à acessão artificial, assinale a alternativa correta.
		
	
	Mesmo que Rafael estivesse agindo de má-fé quando da realização da construção no terreno de Diogo, teria direito à indenização das benfeitorias úteis para evitar enriquecimento sem causa deste.
	 
	A acessão decorrente de construção é forma de aquisição derivada da propriedade.
	 
	Configurará aquisição por acessão invertida se o valor das construções realizadas por Rafael ultrapassar consideravelmente o valor do terreno.
	
	As acessões artificiais podem ser equiparadas às benfeitorias úteis, sobretudo quando representarem instrumento apropriado para conservação do bem principal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202417947)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fernanda é proprietária da Chácara da Titia, com área de 5 hectares. Fernanda reside na chácara desde 1998. Ela cultiva hortaliças destinados a prover o sustento próprio e de familiares. No dia 10 de outubro de 2012, Gustavo apareceu na chácara e informou que era proprietário do bem e concedeu-lhe prazo de dez dias para que ela procedesse à sua desocupação, sob pena da adoção das medidas judiciais pertinentes, sem prejuízo do desforço pessoal. Ainda, Gustavo acrescentou que logo iniciaria o cercamento da parte leste da propriedade, o que, de fato, fez. Sobre essa situação, qual a medida judicial que pode ser utilizada por Fernanda para resguardar a sua posse:
		
	
	Ação reivindicatória
	 
	Ação de manutenção de posso
	
	Ação de interdito proibitório
	
	Ação de reintegração de pose
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202390901)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Magistratura TJPR 2009) A legislação estabelece os modos de aquisição e perda da propriedade, cujo instituto é considerado o mais amplo dos direitos reais, o mais completo dos direitos subjetivos, vez que a grande maioria dos conflitos de interesses envolve disputas de natureza patrimonial. Considerando a matéria acerca do instituto, avalie as seguintes assertivas e escolha a alternativa CORRETA:
I. A perda da propriedade imóvel pela renúncia se opera desde logo por qualquer modo expresso que indique a vontade do renunciante.
II. A propriedade imóvel se realiza independentemente de ato translativo do possuidor precedente, se a aquisição não se der pelo modo derivado.
III. Se não houver entendimento entre os donos de coisas confundidas, misturadas, ou adjuntadas, o resultado do todo será dividido proporcionalmente entre eles, exceto se uma das coisas for a principal, hipótese em que o dono desta sê-lo-á do todo, desde que indenizado pelos demais.
IV. A propriedade é em certa medida um direito ilimitado e por natureza irrevogável. Contudo, o princípio da irrevogabilidade comporta exceções. A ordem jurídica admite situações nas quais a propriedade torna-se temporária, hipótese em que uma vez implementada a condição resolve-se a propriedade, resolvendo também os direitos reais concedidos na sua pendência.
		
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	 
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
	
	Apenas a assertiva IV está correta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202348162)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Questão 21 122º Exame OAB-SP) Assinale a alternativa falsa.
		
	
	A posse trabalho, para atender ao princípio da função social da propriedade, reduz o prazo da usucapião extraordinária de 15 para 10 anos e o da ordinária, de 10 para 5 anos, em se tratando de bem imóvel.
	 
	O portador de demência arteriosclerótica é considerado, havendo interdição, como absolutamente incapaz, devendo ser representado por um curador.
	 
	Se a mistura de coisas pertencentes a pessoas diversas for involuntária, sendo uma delas a principal, cada proprietário continuará a ter o domínio sobre o mesmo bem que lhe pertencia antes da mistura.
	
	O mandatário, ao aceitar o encargo, passará a ter o direito de pedir ao mandante que adiante a importância das despesas necessárias à execução do mandato.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202390904)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	O direito à percepção dos frutos requer que estes tenham sido separados e o possuidor faz jus à percepção até que ocorra a cessação da má-fé.
	
	Ao possuidor de boa-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias.
	 
	Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade.
	
	As benfeitorias voluptuárias são agregadas ao valor à coisa, são passíveis de indenização ao possuidor de boa-fé e conferem direito de retenção caso não se as possa levantar sem detrimento da coisa.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202348140)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Questão 4 5º Exame OAB-RJ) Considerando-se o instituto da tradição no direito civil, podemos afirmar que:
		
	
	Transfere-se o domínio de qualquer bem imóvel;
	
	Não se transfere o domínio dos bens móveis;
	
	Transfere-se o domínio dos bens móveis.
	 
	Executam-se as obrigações assumidas verbalmente;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202387405)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(TRF 1ª Região - Juiz Federal) Pedro, residente em Brasília e casado sob o regime de comunhão parcial de bens, alienou uma casa de 400 m2 situada no Rio Grande do Sul. Na ocasião, ocultou sua condição de casado. A escritura pública foi lavrada e registrada no cartório de registro de imóveis. Após doze anos, nos quais o comprador, de forma pacífica, residiu com sua família na casa, descobriu-se o estado de casado do alienante. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
I- O comprador, para contar o tempo exigido para a usucapião, deve ter exercido pessoalmente a posse durante todo o período, pois não pode acrescentar à sua posse a de seus antecessores.
II- O comprador pode adquirir a propriedade da casa pela usucapião urbana.
III- No caso de aquisição da propriedade da casa pela usucapião ordinária, exige-se que o possuidor tenha exercido a posse de boa-fé.
IV- O comprador pode adquirir a propriedade da casa pela usucapião ordinária.
 Estão certos apenas os itens
 
		
	
	I, II e III.
	
	I e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	III e IV.
	
	I e II.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202347000)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Questão 14  28º Exame OAB-RJ) Dá-se a traditio breve manu quando:
		
	 
	O possuidor de um imóvel em nome próprio passa a possuí-lo em nome alheio;
	
	O possuidor de uma coisa em nome alheio passa a possuí-la como própria.
	
	A posse pode ser continuada com a soma do tempo do atual possuidor com a posse dos seus antecessores;
	
	Se substitui a entrega material por ato indicativo do propósito de transmitir a posse;
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202348137)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Questão2 14º Exame OAB-RJ) Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A posse de terras públicas não autoriza a aquisição da propriedade através de usucapião.
	
	Considera-se possuidor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções;
	
	O possuidor tem direito de ser mantido na posse em caso de turbação e reintegrado em caso de esbulho;
	 
	O Código Civil reconhece como justas a posse que não for violenta, clandestina ou precária;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202350550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(OAB 2010.2) Sobre o constituto possessório, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Representa uma tradição ficta.
	
	Trata-se de modo originário de aquisição da posse
	
	É imprescindível para que se opere a transferência da posse aos herdeiros na sucessão universal.
	
	Trata-se de modo originário de aquisição da propriedade
		
	
	
	 Voltar
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes