Buscar

SIMULADO 2 Direito Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504525954)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Concurso Público para o cargo de Juiz Estadual do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - 1996) - Analise as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta e justifique sua resposta dizendo qual instituto é tratado neste caso. "A personalidade jurídica das pessoas jurídicas têm existência distinta da dos seus membros."
		
	 
	o juiz poderá não levar em consideração a idéia de que a personalidade da pessoa jurídica é distinta da personalidade dos seus integrantes, responsabilizando pessoalmente os seus membros, para impedir prática de atos fraudulentos, depois de esgotados os bens da sociedade, se houver;
	
	o direito brasileiro consagra a impossibilidade do juiz em apartar a personalidade jurídica de entes coletivos.
	
	este princípio tradicional encontra-se inteiramente revogado, em face da aplicação generalizada dadisregard doctrine.
	
	a desconsideração da pessoa jurídica é uma construção jurisprudencial de âmbito universal, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, lamentavelmente, não há previsão no direito positivo;
	 
	a desconsideração da personalidade, como medida excepcional, somente poderá ser aplicada nas sociedades de capital, comprovado o envolvimento do sócio na situação ensejadora de sua incidência (dolo, fraude,simulação, abuso de direito, má-fé etc);
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504524701)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nome civil como elemento individualizador da pessoa, recebe a respectiva proteção. Em relação a este direito da personalidade assinale a opção correta:
		
	 
	a liberdade de escolha do prenome não é ilimitada havendo casos em que o oficial do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais pode recusar a realização do registro;
	
	só pode ser modificado em decorrência de casamento ou divórcio
	
	não pode ser modificado em caso de adoção.
	
	tem como característica a imutabilidade absoluta, eis que ligado à identidade da pessoa;
	
	a proteção a ele concedida não alcança o pseudônimo ou heterônimo utilizado para atividades lícitas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504527259)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Edgar Von Litz instituiu uma fundação por escritura particular, denominada "Amigos dos Infantes e Jovens", com finalidade educacional e com dotação de bens livres, tendo registrado o instrumento no Cartório de Títulos e Documentos, deixando de mencionar a maneira de administrá-la. Seus herdeiros necessários, Catarina (esposa) e Jorge Orlando (filho), estão impugnando o ato de constituição alegando que não foram obedecidas as exigências legais. A partir do caso concreto acima apresentado aponte a opção correta:
		
	
	Se, por má-fé ou engodo do instituidor, for constituída uma fundação com visível fraude contra credores, estes não poderão valer-se de ação anulatória - pois não há como desconstituir judicialmente aquilo que legalmente não puder ter nascido.
	 
	Para a constituição ou o nascimento da pessoa jurídica é necessária a conjugação de três requisitos: agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei.
	 
	O único caminho a ser trilhado com sucesso para alcançar o registro requerido seria a lavratura de uma escritura pública onde a associação criasse, efetivamente, uma Fundação -  transferindo-lhe seu patrimônio líquido e consignando-se que, por via de conseqüência, aquela seria extinta; passando a Fundação, assim, a ser sua sucessora para todos os fins e efeitos de direito.
	
	A lei exige, para a instituição de uma fundação, a doação dos bens livres para os membros da diretoria da mesma. Assim, a solução seria deserdar os herdeiros necessários.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504524543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paulo tem 17 anos de idade e foi emancipado por seus pais. Possui um automóvel em seu nome. À noite, sai de casa com o referido veículo, sem o conhecimento de seus pais, e acaba por atropelar duas pessoas, causando em ambas lesões graves.
Diante da situação fática narrada, é correto afirmar:
		
	
	Paulo não será responsabilizado nem civil nem criminalmente pelos fatos narrados.
	
	Paulo não será responsabilizado civilmente, mas seus pais sim.
	 
	Paulo não responderá por crime, pois apesar de emancipado não possui maioridade penal, responderá de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
	
	Paulo será responsabilizado civil e criminalmente pelos fatos ocorridos.
	
	Paulo será responsabilizado apenas criminalmente, mas não civilmente, já que tem apenas 17 anos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504523025)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O art. 1º., CC, determina que "toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil". Este artigo refere-se à:
		
	
	Incapacidade.
	
	Capacidade plena.
	 
	Capacidade de direito.
	 
	Personalidade.
	
	Capacidade de exercício.

Outros materiais