Buscar

Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I
	Simulado: SDE0389_SM_201402257651 V.1 
	Aluno(a): CRISTIANE DE JESUS SANTIAGO
	Matrícula: 201402257651
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 27/03/2017 17:29:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402391575)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação é o primeiro passao da conduta dietoterápica. Com relação os parâmentros antropométricos, a medida da dobra cutânea triciptal e da circunferência muscular do braço indicam, respectivamente:
		
	
	reserva proteica visceral e obesidade
	
	reserva adiposa e reserva de proteica visceral
	
	obesidade e desnutrição
	
	reserva protéica somática e reserva adiposa
	 
	reserva adiposa e reserva proteica somática
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402395800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pacientes com febre tem um aumento das necessidades de nutrientes causado pelo estado hipermetabólico do paciente, principalmente necessidades calóricas. Com relação as recomendações energéticas na febre é correto afirmar:
		
	
	Adultos precisam de uma quantidade adicional de 50 kcal/kg para cada 0,550 C de elevação, o que representa um acréscimo de 10% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C. 
	 
	Adultos necessitam de uma quantidade estimada em 500-600 kcal para cada 0,550C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 13% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	
	Crianças precisam de uma quantidade de 20 kcal por kg de peso corporal por dia para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 13% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	
	Adultos precisam de uma quantidade adicional de 20 kcal por kg de peso corporal para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 16% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	
	Lactentes necessitam de 30-40 kcal por Kg de peso corporal por dia para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que corresponde a aproximadamente mais 12% das calorias totais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402390280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição é um estado mórbido secundário a uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais. É correto afirmar:
		
	
	No último estudo brasileiro sobre desnutrição hospitalar (IBRANUTRI, 99/00) evidenciou-se esta ocorrência em 38% dos pacientes.
	 
	A desnutrição iatrogênica é de causa não intencional e pode estar relacionada a não observação da ingestão alimentar do indivíduo hospitalizado.
	
	As causas primárias e secundárias da desnutrição referem-se: a) a uma falha fisiológica; b) à alimentação, respectivamente.
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	A atrofia intestinal pode ser considerada uma complicação da desnutrição, onde ocorre prejuízo no número de enterócitos e maior capacidade absortiva.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402390288)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O início tardio da terapia nutricional é uma prática equivocada, porém comum na unidade hospitalar. Pacientes que permaneceram um longo tempo sem receber aporte calórico adequado podem apresentar:
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Overfeeding. Esta é potencialmente uma condição letal definida como uma alteração hidroeletrolítica grave associada com anormalidades metabólicas em pacientes que voltaram a se alimentar via oral, TNE ou TNP, após importante privação.
	 
	Síndrome da realimentação. Esta é potencialmente uma condição letal definida como uma alteração hidroeletrolítica grave associada com anormalidades metabólicas em pacientes que voltaram a se alimentar via oral, TNE ou TNP, após importante privação.
	
	Não há possibilidade do paciente apresentar síndrome da realimentação e/ ou overfeeding.
	
	Síndrome da realimentação. Administração de energia e substratos em excesso, ou seja, além daquele valor determinado para manter a homeostase metabólica. Pode ocorrer falência múltipla de órgãos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402390283)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A inanição refere-se à privação alimentar e apresenta características metabólicas diferenciadas da condição de estresse. É correto afirmar:
		
	
	A proteólise é mais intensa na inanição crônica, do que na aguda.
	
	Na inanição aguda ocorre rápida perda ponderal e hipoglicemia (inicialmente).
	 
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	Na inanição aguda há exaustão do glicogênio muscular e hepático, mas por outro lado gliconeogênese e o paciente também pode cursar com hiperglicemia.
	
	Uma das principais diferenças entre inanição aguda e crônica é a formação de corpos cetônicos, que acontece na fase crônica.

Outros materiais