Buscar

Resumo crítico do filme ”Nise O Coração da Loucura”

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Disciplina: Sociologia
Professor: Davi da Costa Almeida
Aluno: Brendel Freitas Duarte
Turma: 02
Tema: Resumo crítico do filme ”Nise - O Coração da Loucura”
O filme retrata a história de uma psiquiatra chamada Nise da Siqueira. Toda a história é tratada basicamente dentro de um Centro Psiquiátrico onde tem por objetivo tentar encontra uma cura perfeita para pessoas com esquizofrenia e muitas dessas tentativas são por métodos muitos violentos e dolorosos a base de descargas de corrente elétrica nos pacientes.
Partindo dessa ideia de tratamento é assim que surge a psiquiatra Nise, trazendo um novo método inovador e buscando a melhora de seus pacientes através de conversas, convívio com animais e expressivamente através da arte, tanto realizando pinturas com os pacientes quanto realizando esculturas de barro.
Ao chegar no Centro Psiquiátrico Nise se recusou a aderir aos métodos utilizados até então com os pacientes e foi aí que ela foi remanejada para ser responsável da área de terapia ocupacional, uma área completamente abandonada dentro da instituição e sem o mínimo de higiene para seus pacientes que logo logo ela começou a os chamar de seus clientes pois eles estavam ali a procura de seus serviços.
Depois que Nise conheceu seu novo local de trabalho ela começou a organizar todo o local para dá o mínimo de conforto para seus clientes. Logo no início foi muito difícil, poucas pessoas apareciam para ser atendidas muitas vezes por não conhecerem o local e terem medo de ser ali um lugar para novas torturas e experiências violentas. Porém, aos poucos novos clientes foram chegando e observando o local e começaram a perceber que ali era um lugar que eles poderiam ficar à vontade e conviver em sociedade com outras pessoas livremente sem problema algum.
 No início os trabalhos foram muitos difíceis pois os próprios funcionários ali presentes não entendiam como o novo tratamento funcionava e recorrentes vezes agrediam os clientes por acharem que só se resolvia as coisas com eles na base da ignorância, mais com o passar do tempo todos foram entendo o proposito ali exposto e tudo começou a caminhar nos conformes.
A partir desse convívio mais próximo dos funcionários com os clientes, um desses funcionários chamado Almir teve uma brilhante ideia de transformar o espaço reservado para o convívio entre todos em um grande ateliê de pinturas onde cada paciente poderia se expressar através da arte e mostrar toda sua evolução no decorrer do tempo. Logo em seguida Almir conseguiu vários materiais como tintas, pinceis e telas para que pudessem assim começar as atividades.
No início os clientes ali presentes acharam muito estranho o que estava acontecendo e não sabiam lidar com a situação, mais com o empenho de todos os funcionários logo todos começaram a pintar. No começo muito difícil pois os clientes ali presentes não tinham coordenação motora nem ideias duque fazer, mais com o passar dos dias todos começaram a ter resultados expressivos e assim se sentirem cada vez mais livres a viver em sociedade junto com os demais.
 Com a evidente melhora de seus clientes Nise decide levar seus pacientes para um passeio no campo, para que todos possam se sentir livres e sair um pouco da rotina do hospital. Com essa nova experiência na natureza muitos clientes ali começaram a se expressar cada vez mais através da arte e seus quadros colocados em uma ordem cronológica dava a intender que eles estavam tentando se comunicar, mostrando assim, que o tratamento estava dando certo e que muitas das pessoas ali expostas tinham um mínimo de lucidez para evoluir cada dia mais e assim poder voltar a conviver no mundo fora do hospital.
Em seguida é realizada uma grande exposição com as obras de todos os pacientes e essa exposição conta com a presença de muitos críticos de arte e todos muito admirados pelas obras produzidas por aquelas pessoas que até então eram consideradas caso perdidos e que naquele momento estavam mostrando mais uma etapa de suas evoluções que era a presença no meio dos críticos e da sociedade como artistas normais sem qualquer tipo de agressividade ou demonstração que chamasse mais atenção.
Em outra parte do tratamento os clientes passam a cuidar de animais, mais precisamente de cachorros mostrando assim que suas evoluções eram constantes e que eles já começavam a ter responsabilidades ainda maior duque só fazer pinturas em telas. Mais como em toda empresa existe deslealdade e muitos começaram a perceber que as terapias estavam realmente surgindo efeito os outros médicos que trabalhavam no local com uma linha de pesquisa completamente diferente, com métodos através de torturas, deram uma ordem para matar todos os animais. Com isso, os pacientes ficaram muito abalados e muitos demonstraram novamente sintomas de agressividade, demonstrando uma falha no tratamento através das terapias funcionais.
Mais adiante quando tudo voltou ao normal foi realizada uma grande festa entre todos os pacientes e funcionários mostrando mais uma vez que a cada de que o processo ia seguindo os pacientes estavam cada vez mais demonstrando toda sua socialidade e interação com todos.
Por fim, foi realizada mais uma exposição de arte, aberta ao público externo e mostrando a evolução de todos os pacientes ali presentes e dando a impressão que com o prosseguimento do tratamento os clientes iam estar cada vez mais socializados e a aptos a terem uma vida sociedade com todos.

Outros materiais