Buscar

apol pressuposto 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Dentre os princípios filosóficos em que se baseiam o método Montessori podemos citar: a construção da personalidade através do trabalho, o ritmo de desenvolvimento próprio de cada criança, a liberdade, a ordem, o respeito e a normalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MONARCHA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. p. 238.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido como Método Montessori, que foi estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Conhecido pelo seu próprio nome e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Sobre esse método, analise as alternativas relacionadas abaixo:
I. Na sua pedagogia científica, o método Montessori propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança.
II. O ambiente adaptado servia para ajudar especificamente o desenvolvimento psíquico e era considerado primário nos processos de crescimento da criança. 
III. Defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a alternativa II está correta.
“A história do atendimento às crianças no Brasil é demarcada pelas ‘desigualdades de uma sociedade estratificada, que viveu mais de três séculos de escravidão, a história das crianças esteve à sombra dos adultos’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Àtica, 2005, p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre os desafios na Educação Infantil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(  ) A criação de jardins de infância com espaços que valorizem a individualismo. 
( ) A disposição de educação infantil em instituições de ensino fundamental como forma de otimizar o espaço físico. 
( ) A atuação com as famílias de forma a considerar a dinâmica social e as práticas culturais da comunidade.
(  ) A superação da concepção assistencialista da educação infantil.
	
	A
	V – F – F – F.
	
	B
	F – V – V – V.
	
	C
	V – V – F – V.
	
	D
	V – F – V – F.
	
	E
	F – F – V – V.
“Vygotsky [...] idealizava uma sociedade justa e igualitária, dando ênfase ao pensamento e à linguagem como forma de crescimento intelectual. Para ele, a linguagem tem duas funções: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
Para Vygotsky, o desenvolvimento está baseado na organização ativa e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as perspectivas de Vygotsky, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. 
(  ) Vygotsky defende que o desenvolvimento da criança é compreendido a partir de etapas pré-estabelecidas e todas estão contempladas na Educação Infantil . 
(  ) Para Vygotsky, o meio no qual a criança está inserida é insignificante para o desenvolvimento físico, social e cognitivo. 
( ) Vygotsky não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	V – F – F – V.
	
	D
	V – F – V – F.
	
	E
	F – F – F – V.
Questão 4/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assume que a concepção de criança é uma noção historicamente construída e que vem mudando ao longo do tempo. Tal concepção reafirma a natureza singular das crianças, isto é, são seres que sentem e pensam de um jeito próprio. Outro aspecto importante é o destaque dado à diversidade social e cultural como fatores dessa singularidade da criança”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba: IESDE Brasil. S.A. 2008. p. 81.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, sob a análise de quais papéis? Analise as afirmativas a seguir:
I. Da escola como principal matriz educativa.
II. Das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família.
III. Das políticas criadas pelo Estado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 5/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os esforços atuais dos desenvolvimentistas para pensar ao longo de linhas de desenvolvimento pode beneficiar-se dos sucessos e fracassos intelectuais de Vygotsky e de seus contemporâneos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: VALSINER, Jaan; VEER, René Van Der. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996. p. 15.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as concepções de Lev Semenovith Vygotsky, analise as afirmativas a seguir: 
I. Para Vygotsky, a criança é um ser social.
II. Segundo os estudos de Vygotsky, o processo de desenvolvimento de conhecimento se faz por mediações.
III. De acordo com Vygotsky, o professor é um mediador entre a criança e o cultural, para que ela tenha acesso aos conteúdos universais.
IV. Vygotsky aponta para uma perspectiva educacional cujo papel do professor é o cuidar de crianças, de forma que ela reproduza o conhecimento adquirido, tendo como ponto de partida o novo apresentado.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II e III.
Questão 6/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o trecho a seguir:
“A medida que a criança se desenvolve, começa a realizar representações mentais dos objetos do mundo real. Assim, ela está interagindo com o real por meio do simbólico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex,2012. p. 101.
De acordo com os estudos realizados e o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: quais conteúdos uma instituição de ensino que faz uso do Referencial curricular nacional para a educação infantil (RCNEI) deve considerar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Conteúdos religiosos, quânticos e sociais.
(   ) Conteúdos moralistas, jurídicos e motores.
(   ) Conteúdos matemáticos, geométricos e didáticos.
(   ) Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.
Agora marque a alternativa com sequência correta: 
	
	A
	F – V – F– V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	F – F – F – V.
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – V.
Questão 7/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o excerto de texto a seguir:
“No Brasil, a partir da década de 1970, a educação de crianças de 0 a 6 anos adquiriu um novo estatuto no campo das políticas e das teorias educacionais. Finalmente, a história luta por creches e pré-escolas, engendrada por diferentes movimentos sociais, tomou grandes proporções, e os governos – principalmente aqueles que se instalaram pós-abertura política – realizaram investimentos para a ampliação do direito à educação das crianças dessa faixa etária”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 15.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, por serem constituídas para atender as pessoas de baixa renda, como eram vistas as instituições de educação infantil? Analise as afirmativas a seguir:
I. As instituições de educação infantil eram vistas de forma estigmatizada.
II. As creches eram consideradas depósitos de crianças. 
III. A concepção educacional era marcada pelo caráter compensatório, para sanar as possíveis faltas e carências das famílias. 
IV. A rotina de trabalho dessas instituições era centrada no desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	I e IV
	
	E
	II e III
Questão 8/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando a criança consegue distinguir o desenho da escrita, ela começa a se preocupar com as diferenciações no interior de cada uma dessas linguagens. Assim, ao interessar-se pela escrita, a criança percebe que as formas dos grafismos não têm relação nem com a forma dos objetos nem com a sua organização espacial, mas que são formas arbitrárias e que se distribuem linearmente numa superfície, da esquerda para a direita. Essas formas arbitrárias são as letras utilizadas no seu meio sociocultural, das quais a criança logo se apropria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 76.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre o desenvolvimento da linguagem na concepção de Emília Ferreiro, analise e relacione as características a seguir:
1 – Fase silábica.
2 – Fase silábico-alfabética.
3 - Fase alfabética.
(  ) A criança distingue algumas unidades linguísticas, como as letras, as sílabas e as frases.
( ) A criança utiliza uma letra para representar a sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro que as letras podem representar.
( ) A criança ora escreve uma letra para representar uma sílaba, ora escreve a sílaba completa.
( ) Aos poucos, as crianças usam as mesmas letras para representar os mesmos sons, apresentam um momento de conflitos cognitivos relacionado a quantidade mínima de letras e à contradição entre a interpretação silábica e a escrita alfabética, que tem sempre as mesmas letras.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1 – 3
	
	C
	3 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 2 – 3
	
	E
	3 – 3 – 1 – 2
Questão 9/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o excerto a seguir:
“O brincar contribui para todos os domínios do pensamento. Brincando, as crianças estimulam os sentidos, exercitam seus músculos, coordenam a visão com o movimento, adquirem mestria sobre seus corpos, tomam decisões e adquirem novas habilidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MARTORELL, Gabriela. O desenvolvimento da criança: do nascimento à adolescência. Porto Alegre: Mc Graw Hill Education, 2014. p. 208.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, qual é a contribuição do brinquedo para o desenvolvimento humano? Analise as afirmativas a seguir:
I. Segundo Vygotsky, o brinquedo é uma atividade primordial para a visão de prazer da criança.
II. No brinquedo é criada uma zona de desenvolvimento proximal da criança na medida em que ela se comporta além do habitual de sua idade.
III. No brinquedo, a criança opera com significados desligados dos objetos e ações aos quais estão habitualmente vinculados.
IV. O brinquedo é um espaço de transição.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II e III.
Questão 10/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o seguinte excerto:
“A zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky conecta uma perspectiva psicológica geral sobre o desenvolvimento da criança com uma perspectiva pedagógica sobre o ensino. O pressuposto que subjaz ao conceito é que o desenvolvimento psicológico e o ensino são socialmente enquadrados; para entendê-los, é preciso analisar a sociedade circundante e suas relações sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANIELS, Harry. Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 199
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, Vygotsky concebe o desenvolvimento baseado no organismo ativo, e o pensamento construído em um ambiente histórico e social. Com base nessa informação, sobre a teoria de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:
I. Ele defende a ideia de que existe uma descontinuidade na interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis), aceitando, portanto, a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
II. A fala usada na interação social com outros mais experientes auxilia a organização do pensamento complexo abstrato e individual.
III. Ao internalizar as instruções, as crianças modificam as funções psicológicas (atenção, percepção, memória e a capacidade de solucionar problemas).
IV. A palavra dá forma ao pensamento.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II e III.

Outros materiais